🔴 UM SALÁRIO MÍNIMO DE RENDA TODO O MÊS COM DIVIDENDOS? – DESCUBRA COMO

Um foguete de previdência: Qual é a melhor filosofia de investimentos para investir para a sua aposentadoria?

Confira o foguete mais seguro, moderno, diversificado e com maior potencial para te lançar nesta jornada de aposentadoria dos sonhos

24 de junho de 2022
12:57 - atualizado às 13:15
foguete, espaço, nave
Imagem: Pixabay

De acordo com dados do Banco Mundial, 43,4% dos brasileiros dizem ter deixado de aproveitar oportunidades de negócio por medo de falhar, percentual um pouco acima da média mundial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O medo de falhar, ou errar, não é limitado apenas ao universo do empreendedorismo, é também comum entre profissionais da indústria espacial e, claro, entre investidores.

A indústria espacial e a aversão ao risco

Na indústria espacial, a natureza de altíssimo risco e elevados custos, somada a experiências trágicas e traumáticas do passado enraizaram uma aversão ao risco e aos erros, a tornando engessada, sem criatividade e estagnada.

Essa indústria só começou a sair dessa estagnação cerca de 20 anos atrás, com a fundação da Space X, que, através da sua cultura oposta à de seus pares e completa obsessão em perseguir seus objetivos de longo prazo, conseguiu revolucionar o mercado e continua a quebrar paradigmas até hoje.

A indústria espacial, incluindo a NASA (agência espacial americana), adota uma postura de completa aversão ao risco. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para eles, um foguete precisa primeiro ser perfeito no papel, para então ser construído, testado em terra e, enfim, após esse processo que demora uma década e custa bilhões de dólares, lançá-lo. 

Leia Também

Independentemente do sucesso ou fracasso do lançamento, o resultado sempre foi o mesmo, a destruição do foguete ao final do processo.

Mais ineficiente, impossível.

A filosofia da Space X

Enquanto isso, a Space X adota uma filosofia que busca desenvolver e construir foguetes baratos, reutilizáveis, que podem ser fabricados em quantidade, levando-os ao limite. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As falhas são esperadas e, quando ocorrem, são usadas para acelerar a evolução de seus foguetes.

O objetivo dessa abordagem é reduzir o custo da viagem espacial – que já foi parcialmente cumprido com a redução de 28 mil dólares por quilo enviado ao espaço em 1995, para menos de mil dólares hoje –, possibilitando tornar a humanidade interplanetária, sendo os primeiros passos: voltar para a Lua e colonizar Marte.

O resultado, além de reduzir o custo da viagem espacial, levou a empresa a ser a primeira a conquistar vários marcos importantes: primeira empresa privada a colocar um foguete em órbita; primeiro foguete reutilizável; primeira empresa privada a levar astronautas e civis ao espaço e à estação espacial internacional; primeiro foguete a ser reutilizado 13 vezes; a lista continua.

Filosofias de investimento

Poderíamos resumir essa filosofia em: dedicação ao seu objetivo de longuíssimo prazo, abraçando as perdas de curto prazo e utilizando-as para acelerar a obtenção de resultados em prol de seu objetivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qualquer semelhança com uma filosofia de investimento de longo prazo não é mera coincidência.

No mundo dos investimentos, o histórico de CDI alto, a cultura de investimento na poupança e o viés da ancoragem, em que se projeta resultados futuros ancorando-os na performance recente (boa ou ruim), fazem com que o investidor brasileiro também seja avesso ao risco.

Ainda mais quando consideramos o receio do brasileiro de enfrentar perdas de curto prazo em um investimento de longuíssimo, como sua previdência.

Ainda temos um longo caminho a ser trilhado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aprendizado e erros

Por mais precisos que sejam os cálculos dos engenheiros ou análises de um analista sobre qualquer investimento, ninguém consegue ter uma taxa de acerto de 100%. 

Só se aprende e se desenvolve testando e cometendo erros ao longo do caminho. 

O importante é ter disciplina e coragem para corrigir rapidamente os erros, tomando precauções contra aqueles que podem te levar à ruína.

Carteira de fundos diversificada

Por isso, ter uma carteira de fundos diversificada entre classes e gestoras, que, consistentemente, superem os retornos de mercado nos cenários bons, e possam se proteger nos momentos desafiadores, é muito mais importante do que ter uma alocação concentrada em classes aparentemente sem oscilação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É sempre bom lembrar que a falta de oscilações pode esconder um risco importante: o baixo potencial de retorno.

Além disso, por pior que sejam as perdas de curto prazo, elas podem se tornar praticamente irrelevantes quando observadas 20 anos depois.

Ibovespa e um fundo de ações

Por exemplo, abaixo temos o retorno de um dos fundos de ações mais antigos da indústria (em vermelho) versus o CDI (em preto) e o Ibovespa (em cinza). 

Como podemos ver, desde 31/12/1996, ele passou por quatro grandes quedas e, mesmo assim, conseguiu entregar um retorno praticamente seis vezes maior que o estável CDI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O histórico de praticamente 24 anos faz com que a maior perda desse fundo, de 50% em 1998, pareça irrelevante. 

O investidor que priorizou o problema de curto prazo acabou trocando o fundo com retorno espetacular pela aparente segurança e estabilidade do CDI. 

Muito provavelmente esse investidor acabou deixando de aproveitar uma das melhores oportunidades de sua vida.

O caminho difícil

A indústria espacial por décadas fez o mesmo que esse investidor: escolheram o caminho seguro, sem solavancos, buracos e sustos, ou seja, o CDI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Space X fez o mais difícil, abraçou esses momentos ruins, identificou oportunidades e, com isso, se tornou a líder absoluta da indústria.

Não digo que todo investidor precisa ter estômago para ver sua aposentadoria perder 50% em momentos de estresse de mercado. Isso iria contra a diversificação de que falei agora pouco. 

A SuperPrevidência

Por isso, em 2017, nós da equipe Os Melhores Fundos de Investimento, criamos uma carteira de previdência chamada SuperPrevidência.

Ela foi criada usando o que tinha de melhor naquele momento. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2018, a Vitreo criou um fundo inspirado nessa carteira, permitindo aos seus 30 mil investidores acessarem uma maior diversificação em renda fixa, crédito, multimercados, ações, ativos internacionais, proteções e criptoativo, de forma prática, simples e com um mínimo de investimento muito mais acessível.

Ao longo dos anos investimos muito tempo para manter essa carteira atualizada com todas as novidades da indústria, mas com a modernização da regulamentação dos fundos de previdência, o FoF criado pela Vitreo teria que ter o seu regulamento modificado para permitir que toda a nova regulação pudesse ser aproveitada pelos investidores. 

Ocorre, contudo, que essa modificação depende da aprovação unânime de todos os seus milhares de cotistas. Não é nenhum exagero afirmar que esse é um processo impraticável.

A Nova SuperPrevidência

Por isso, sem alternativas, lançamos nesta semana a carteira da Nova SuperPrevidência, com direito a um fundo inspirado nela na Vitreo, o FoF Nova SuperPrevidência, que acompanha todas essas melhorias regulatórias, mantém a acessibilidade com mínimo de R$ 1 mil ou R$ 200 mensais, permitindo que nossos assinantes possam ter o portfólio que acreditamos ser o melhor da indústria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dentre as diversas novidades, preciso destacar: 

  1. A alocação naqueles que consideramos os melhores, mais eficientes e rentáveis fundos multimercados da indústria;
  2. O acesso exclusivo ao único fundo de small caps puro sangue de previdência; 
  3. A alocação inédita na indústria em um fundo de crédito alternativo com retorno histórico de CDI + 5,6% ao ano;
  4. Uma maior exposição internacional, e agora, muito mais diversificada graças a alocação no FoF Melhores Fundos Global.

Para nós, esse é o foguete mais seguro, moderno, diversificado e com maior potencial para te lançar nessa incrível jornada que é a sua aposentadoria dos sonhos.

Um grande abraço,
Bruno Marchesano

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SEXTOU COM O RUY

Jogada de mestre: proposta da Estapar (ALPK3) reduz a espera por dividendos em até 8 anos, ações disparam e esse pode ser só o começo

28 de novembro de 2025 - 6:01

A companhia possui um prejuízo acumulado bilionário e precisaria de mais 8 anos para conseguir zerar esse saldo para distribuir dividendos. Essa espera, porém, pode cair drasticamente se duas propostas forem aprovadas na AGE de dezembro.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A decisão de Natal do Fed, os títulos incentivados e o que mais move o mercado hoje

27 de novembro de 2025 - 8:23

Veja qual o impacto da decisão de dezembro do banco central dos EUA para os mercados brasileiros e o que deve acontecer com as debêntures incentivadas, isentas de IR

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Corte de juros em dezembro? O Fed diz talvez, o mercado jura que sim

27 de novembro de 2025 - 7:49

Embora a maioria do mercado espere um corte de 25 pontos-base, as declarações do Fed revelam divisão interna: há quem considere a inflação o maior risco e há quem veja a fragilidade do mercado de trabalho como a principal preocupação

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O mercado realmente subestima a Selic?

26 de novembro de 2025 - 19:30

Dentro do arcabouço de metas de inflação, nosso Bacen dá mais cavalos de pau do que a média global. E o custo de se voltar atrás para um formulador de política monetária é quase que proibitivo. Logo, faz sentido para o mercado cobrar um seguro diante de viradas possíveis.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As projeções para a economia em 2026, inflação no Brasil e o que mais move os mercados hoje

26 de novembro de 2025 - 8:36

Seu Dinheiro mostra as projeções do Itaú para os juros, inflação e dólar para 2026; veja o que você precisa saber sobre a bolsa hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os planos e dividendos da Petrobras (PETR3), a guerra entre Rússia e Ucrânia, acordo entre Mercosul e UE e o que mais move o mercado

25 de novembro de 2025 - 8:20

Seu Dinheiro conversou com analistas para entender o que esperar do novo plano de investimentos da Petrobras; a bolsa brasileira também reflete notícias do cenário econômico internacional

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O paradoxo do banqueiro central

24 de novembro de 2025 - 19:59

Se você é explicitamente “o menino de ouro” do presidente da República e próximo ao ministério da Fazenda, é natural desconfiar de sua eventual subserviência ao poder Executivo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Hapvida decepciona mais uma vez, dados da Europa e dos EUA e o que mais move a bolsa hoje

24 de novembro de 2025 - 7:58

Operadora de saúde enfrenta mais uma vez os mesmos problemas que a fizeram despencar na bolsa há mais dois anos; investidores aguardam discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE) e dados da economia dos EUA

BOMBOU NO SD

CDBs do Master, Oncoclínicas (ONCO3), o ‘terror dos vendidos’ e mais: as matérias mais lidas do Seu Dinheiro na semana

23 de novembro de 2025 - 17:13

Matéria sobre a exposição da Oncoclínicas aos CDBs do Banco Master foi a mais lida da semana; veja os destaques do SD

MERCADOS HOJE

A debandada da bolsa, pessimismo global e tarifas de Trump: veja o que move os mercados hoje

21 de novembro de 2025 - 9:27

Nos últimos anos, diversas empresas deixaram a B3; veja o que está por trás desse movimento e o que mais pode afetar o seu bolso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Planejamento, pé no chão e consciência de que a realidade pode ser dura são alguns dos requisitos mais importantes de quem quer ser dono da própria empresa

20 de novembro de 2025 - 8:36

Milhões de brasileiros sonham em abrir um negócio, mas especialistas alertam que a realidade envolve insegurança financeira, mais trabalho e falta de planejamento

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Será que o Fed já pode usar AI para cortar juros?

19 de novembro de 2025 - 20:00

Chegamos à situação contemporânea nos EUA em que o mercado de trabalho começa a dar sinais em prol de cortes nos juros, enquanto a inflação (acima da meta) sugere insistência no aperto

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A nova estratégia dos FIIs para crescer, a espera pelo balanço da Nvidia e o que mais mexe com seu bolso hoje

19 de novembro de 2025 - 8:01

Para continuarem entregando bons retornos, os Fundos de Investimento Imobiliários adaptaram sua estratégia; veja se há riscos para o investidor comum. Balanço da Nvidia e dados de emprego dos EUA também movem os mercados hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O recado das eleições chilenas para o Brasil, prisão de dono e liquidação do Banco Master e o que mais move os mercados hoje

18 de novembro de 2025 - 8:29

Resultado do primeiro turno mostra que o Chile segue tendência de virada à direita já vista em outros países da América do Sul; BC decide liquidar o Banco Master, poucas horas depois que o banco recebeu uma proposta de compra da holding Fictor

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Eleição no Chile confirma a guinada política da América do Sul para a direita; o Brasil será o próximo?

18 de novembro de 2025 - 6:03

Após a vitória de Javier Milei na Argentina em 2023 e o avanço da direita na Bolívia em 2025, o Chile agora caminha para um segundo turno amplamente favorável ao campo conservador

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os CDBs que pagam acima da média, dados dos EUA e o que mais movimenta a bolsa hoje

17 de novembro de 2025 - 7:53

Quando o retorno é maior que a média, é hora de desconfiar dos riscos; investidores aguardam dados dos EUA para tentar entender qual será o caminho dos juros norte-americanos

VISÃO 360

Direita ou esquerda? No mundo dos negócios, escolha quem faz ‘jogo duplo’

16 de novembro de 2025 - 8:00

Apostar no negócio maduro ou investir em inovação? Entenda como resolver esse dilema dos negócios

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Esse número pode indicar se é hora de investir na bolsa; Log corta dividendos e o que mais afeta seu bolso hoje

14 de novembro de 2025 - 8:24

Relação entre preço das ações e lucro está longe do histórico e indica que ainda há espaço para subir mais; veja o que analistas dizem sobre o momento atual da bolsa de valores brasileira

SEXTOU COM O RUY

Investir com emoção pode custar caro: o que os recordes do Ibovespa ensinam

14 de novembro de 2025 - 6:55

Se você quer saber se o Ibovespa tem espaço para continuar subindo mesmo perto das máximas, eu não apenas acredito nisso como entendo que podemos estar diante de uma grande janela de valorização da bolsa brasileira — mas isso não livra o investidor de armadilhas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Seca dos IPOs ainda vai continuar, fim do shutdown e o que mais movimenta a bolsa hoje

13 de novembro de 2025 - 7:57

Mesmo com Regime Fácil, empresas ainda podem demorar a listar ações na bolsa e devem optar por lançar dívidas corporativas; mercado deve reagir ao fim do maior shutdown da história dos EUA, à espera da divulgação de novos dados

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar