A AÇÃO QUE ESTÁ REVOLUCIONANDO A INFRAESTRUTURA DO BRASIL E PODE SUBIR 50%. BAIXE UM MATERIAL GRATUITO

Exile on Wall Street
Fernando Ferrer
2022-06-29T12:27:34-03:00
EXILE ON WALL STREET

Por que é importante focar nos fundamentos de longo prazo de empresas antes de comprar ações na bolsa

O distanciamento do ruído de curto prazo e o aprofundamento dos conceitos e fundamentos das teses de investimento tendem a trazer muito mais valor no longo prazo

29 de junho de 2022
12:27
Investidor analisando a situação dos mercados na bolsa de valores
Imagem: Pixabay

Você sabia que, em uma janela temporal de 10 anos, existe uma correlação de 99,79% entre a evolução dos gastos do governo americano com ciência, segmento aeroespacial e tecnologia com o número de suicídios por estrangulamento e sufocamento?

Ou que o número de divórcios no estado do Maine, nos Estados Unidos, possui uma correlação de 99,26% com o consumo per capita de margarina no país?

Mais ainda, que a quantidade de matemáticos doutores possui uma correlação de 95,23% com a quantidade de urânio armazenado nas plantas nucleares americanas?

A correlação espúria

Como você já deve ter percebido, embora os três casos citados acima apresentem uma alta correlação, trata-se de uma associação de variáveis que não fazem sentido entre si. 

É a famosa correlação espúria, onde não necessariamente duas variáveis que se movem de forma parecida possuem uma relação de causa e consequência.

Trago esse conceito pois acredito que seja fundamental conhecê-lo para evitar cair nas armadilhas dos jornais e do noticiário, acerca dos motivos pelo qual um ativo caiu ou subiu em determinado dia ou semana. 

Aliás, o distanciamento do ruído de curto prazo e o aprofundamento dos conceitos e fundamentos das teses de investimento tendem a trazer muito mais valor para o investidor no longo prazo.

Estratégias de longo prazo

Nesse contexto, na segunda-feira (27) estive presente no evento do Grupo SBF (SBFG3), onde foram apresentadas as avenidas de crescimento e estratégias de longo prazo da companhia.

A operação Centauro, que é líder de mercado com 7% de participação, possui ampla oportunidade de crescimento e consolidação no país através de seus pilares de multimodalidade, multicanalidade e multimarca. 

Como foco de curto prazo, estão a abertura de lojas, aumento da quantidade de modalidades esportivas e aumento do sortimento de artigos femininos.

A Copa do Mundo e o faturamento

A Fisia, que é o representante e distribuidor exclusivo da Nike no Brasil, também possui uma enorme avenida de crescimento, a começar pelo aumento da representatividade do segmento DTC (venda direta para o consumidor) em detrimento da venda no atacado. 

Além disso, o desenvolvimento do aplicativo da Nike, o aumento do sortimento de produtos femininos e a abertura de lojas estão no pipeline para os próximos trimestres.

A última unidade de negócios é a SBF Ventures, que tem como objetivo reunir empresas adquiridas e que tenham potencial para acelerar a construção de seu ecossistema do esporte. Por ora, fazem parte desse seleto grupo a NWB, a Onefan, a X3M e a FitDance.

E, diferentemente das correlações espúrias apresentadas, anos de Copa do Mundo costumam ter um incremento no faturamento da companhia, dada a maior procura das pessoas por itens da seleção, em especial as camisas do Brasil. Este ano não será diferente.

Foco nos fundamentos certos

Na minha opinião, o melhor a se fazer é evitar o ruído de curto prazo e focar nos fundamentos de longo prazo das companhias, tal qual o apresentado para o Grupo SBF (SBFG3). 

Para aqueles que se interessarem, a cobertura completa do evento será detalhada para os assinantes da série As Melhores Ações da Bolsa em nossa próxima publicação, na quinta-feira (30).

Forte abraço,
Fernando Ferrer

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

NOITE CRIPTO

Bitcoin (BTC) opera em queda depois de testar resistência dos US$ 25 mil; confira cotações

16 de agosto de 2022 - 20:15

O movimento do BTC coincide com a piora das condições das ações de tecnologia, incluindo a gigante chinesa Tencent, que deve registrar seu primeiro declínio trimestral de receita

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Nubank dispara, a nova briga entre BTG e XP e o xeque-mate de Putin; confira os destaques do dia

16 de agosto de 2022 - 18:36

Mais da metade de agosto já se passou e, até o momento, o “mês do desgosto” ainda não deu as caras na B3.  Por enquanto, o Ibovespa coleciona apenas dois pregões no vermelho. Em uma sessão hiper volátil, o índice até flertou com o campo negativo diversas vezes, mas o fluxo de capital estrangeiro levou […]

FECHAMENTO DO DIA

Ibovespa fecha no azul ‘de raspão’ e supera os 113 mil pontos; dólar sobe a R$ 5,14

16 de agosto de 2022 - 18:20

Nos Estados Unidos, o setor varejista alimentou o apetite dos investidores e o Ibovespa acabou se beneficiando

BATEU O DESESPERO?

Putin dá xeque-mate na rainha e faz Reino Unido buscar gás do outro lado do mundo; entenda a jogada

16 de agosto de 2022 - 16:44

De um lado, os britânicos enfrentam a pior crise energética em décadas — agravada pelos efeitos colaterais da guerra na Ucrânia — e, de outro, uma onda de calor que aumentou a demanda por energia

CORRIDA PELA INOVAÇÃO

A disputa entre BTG Pactual e XP no mundo dos investimentos chegou ao efervescente mercado de criptomoedas

16 de agosto de 2022 - 16:14

BTG e XP lançaram suas plataformas de negociação de criptoativos como bitcoin no mesmo dia; saiba como vai funcionar

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies