🔴 RECEBA ANÁLISES DE MERCADO DIÁRIAS: CLIQUE AQUI E SIGA O SEU DINHEIRO NO INSTAGRAM

Exile on Wall Street
Lais Costa
2022-06-17T11:30:11-03:00
EXILE ON WALL STREET

Não adianta orar por milagres: saiba como construir uma estratégia robusta para lucrar no longo prazo

No mundo dos investimentos, também não é raro ver pessoas que não se preparam para os diversos ciclos de mercado, se desesperam e buscam milagres

17 de junho de 2022
11:30
milagre, oração, investimentos
Imagem: Pixabay

Antônio estava atrasado para uma reunião inadiável.

Saíra um pouco mais cedo de casa, mas não o suficiente para uma sexta-feira pós-feriado.

Não que o trânsito não fosse de fato um gargalo, mas não seria possível entrar na sala de reunião argumentando sobre um “cisne negro”, algo completamente imprevisível e que não teria como ter sido incorporado nas suas estimativas daquela manhã tão importante.

Mais e mais crises

Enfim conseguira passar pelo último semáforo e chegara ao quarteirão desejado. Mas ao passar em frente ao prédio, mais uma “surpresa”: não havia nenhuma vaga de estacionamento.

Decidiu dar uma volta.

Na segunda tentativa, novamente, nenhuma vaga.

Nada indicava que algum daqueles carros parados de ambos os lados da rua sairiam tão cedo.

Orações para um milagre

Deveria ter se precavido. Era só o que passava por sua mente. Agora aguardava um milagre.

Antônio pouco se lembrava das lições religiosas que sua avó o havia ensinado quando criança, mas, a ansiedade e o nervosismo começaram a tomar conta, então, decidiu orar desesperadamente por uma vaga.

Prometeu até voltar a frequentar os cultos, caso seu pedido fosse milagrosamente atendido.

Ao virar a esquina, lá estava!

Prontamente, Antônio fechou os olhos e cancelou o pedido: "Senhor, não precisa mais, já achei!"

A busca por milagres em investimentos durante momentos de crise no mercado

É possível que você já tenha ouvido uma história como essa.

No mundo dos investimentos, também não é raro ver pessoas que não se preparam para os diversos ciclos de mercado, se desesperam e buscam milagres.

O longo prazo e a previdência

Se pensarmos em uma alocação de longo prazo, como é o caso do seu dinheiro em previdência, existem alguns pontos que precisam, invariavelmente, estar incorporados nas suas estimativas.

Um bom exemplo é a proteção contra a inflação.

Parece óbvio que o investidor brasileiro precisa se preocupar com a inflação no longo prazo, afinal, não é necessário ter vivido nos anos 70-80, como um cidadão americano, para ter sentido na pele a destruição do seu poder de compra mês após mês.

A verdade, contudo, é que ter uma alocação em inflação longa – classe com o maior retorno histórico no Brasil –, ainda é exceção. E ainda há quem não concorde que essa classe de ativos seja adequada para a sua previdência.

Ouso discordar.

A inflação e investimentos em moedas fortes

Na mesma linha, é imprescindível ter alocação em moedas fortes.

Um dos efeitos da diferença de inflação entre os países é sentido justamente pela variação da taxa de câmbio. Por isso, é importante manter parte do seu patrimônio investido em moedas fortes e se proteger contra a desvalorização cambial.

Além disso, investir em ativos globais traz um diferencial de descorrelação para o seu portfólio.

Atualmente, é possível ter até 20% de exposição cambial em fundos de previdência para o investidor geral. 

Essa foi uma mudança recente de regulação que garantiu também uma maior aderência dos fundos de previdência às estratégias originais dos fundos da indústria brasileira.

Uma alocação robusta no longuíssimo prazo

A maior liberdade de alocação global não deve ser apenas comemorada. Deve ser algo a ser explorado, ao máximo, pelo investidor.

Concentrando esses e outros fatores que consideramos indispensáveis, surge a Nova SuperPrevidência, que estará disponível para todos os investidores a partir da próxima terça-feira (21).

Se você ainda não sabe do que se trata, nós do time Os Melhores Fundos de Investimento, disponibilizamos gratuitamente um relatório que você pode acessar neste link. 

Nele destacamos as cinco classes e estilos de gestão que vão além do óbvio para uma alocação robusta para o longuíssimo prazo.

Análise de fundos e estratégias

Na próxima terça também disponibilizaremos um relatório completo com a análise de todos os fundos e estratégias que compõem o FoF Nova SuperPrevidência da Vitreo.

Com toda a profundidade de análise e transparência de sempre, vamos detalhar todos os pontos que fazem desse veículo a alocação mais eficiente para a sua previdência.

Não espere por um milagre para a sua previdência e se prepare desde já para garantir sua vaga na semana que vem.

Um abraço,
Lais Costa

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

ELEIÇÕES 2022

Quem é Maria Luiza Ribeiro Viotti, a primeira mulher a comandar o Itamaraty se Lula vencer as eleições?

A indicação de uma mulher para o Itamaraty contemplaria o movimento feminino na diplomacia, que ganhou força política no Congresso e foi incentivado por Amorim no passado; o Brasil nunca teve uma chanceler

QUEREM PARAR O RUSSO

Todos contra Putin: O assunto da vez da reunião dos líderes do G7? Impor limites à Rússia

Dessa vez, a ideia central é a de impor um “teto” no preço dos combustíveis russos — a proposta foi trazida à pauta pelo presidente americano, Joe Biden

TECNOLOGIA EM FOCO

Em busca de inovação: Petrobras (PETR4) lança oportunidades para aquisição de soluções de startups e empresas de tecnologia; saiba como funciona

A Petrobras vai investir até R$ 21,2 milhões em empresas de tecnologia e startups de soluções nas áreas de robótica, tecnologias digital e d inspeção

DUELO DE GIGANTES

Berkshire, de Warren Buffett, está à caça da Tesla, de Elon Musk — veja como anda essa disputa

No auge da pandemia de covid-19, a fabricante de veículos elétricos nadou de braçada, com as ações disparando mais de 12 vezes, enquanto os papéis da holding do Oráculo de Omaha subiram modestos 60%; será que o cenário ainda é o mesmo?

BOMBOU NAS REDES

Luiza Trajano em desespero? Após derreter quase 70%, Magazine Luiza (MGLU3) leva o título de pior ação do semestre; descubra quem mais chegou perto de virar pó no período

Com ações derretendo quase 70%, Magazine Luiza (MGLU3) teve o pior desempenho do semestre; veja o ranking completo

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies