O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Após escrever um best-seller sobre o sucesso, hoje resolvi falar sobre o fracasso. Confira uma dezena de coisas que muito possivelmente você não vai ouvir por aí
Depois de escrever um best-seller sobre o sucesso, hoje resolvi falar sobre o fracasso.
Em caráter extraordinário, dispenso a definição talebiana de sucesso, ligada a não ter vergonha de encontrar sua imagem no espelho aos 18 anos e mostrar seu caráter atual.
Sob essa ótica, que continuo acreditando ser a realmente importante, ainda posso visitar aquele menino do Colégio São Luís sem decepções relevantes.
“Podem até maltratar meu coração, mas meu espírito ninguém vai conseguir quebrar.”
Excepcionalmente, fracasso aqui está definido como a impossibilidade de superar certos obstáculos que se colocam pelo caminho. Por mais que você se esforce, uma hora você bate com a cara no muro. “O sistema é foda.”
Talvez essas confissões, tais como aquelas de Santo Agostinho, sejam, na verdade, um hino de louvor.
Leia Também
Passei o final de semana no interior de Minas Gerais. E, quando digo interior, estou falando da roça mesmo. Se você acha que o Brasil é a Faria Lima ou o Leblon, a praia do Sancho ou Jeri, me desculpe, mas você não entendeu nada.
O motivo principal da rápida viagem para destino distante é a triste e avançada doença de uma tia. Como resumiu Daniel Galera, “só há dois lugares possíveis: a família e o resto do mundo.”
Admito, porém, que em determinados momentos fujo para dentro de mim mesmo. Mergulho nas próprias profundezas para encontrar força e perseguir a verdade. A alma tem seus próprios ancestrais.
Senhora do Porto faz parte da constituição do meu caráter. Ela ajuda a caracterizar meu jeito de ser e estar no mundo.
Lá, passei boa parte das férias da infância, quando montávamos a cavalo no pelo, víamos mulas sendo adestradas sem qualquer advento da doma dócil – não me orgulho; apenas é o que é.
De manhã, pulávamos da ponte no rio, para sentir a adrenalina penetrando nas veias e a xistose e outras verminoses adentrando o corpo.
À tarde, jogávamos futebol na única quadra da cidade. Eu era um dos poucos calçados, contra a maioria dos pés pretos descalços, sobre os quais as divididas mais doíam em mim do que neles.
Até hoje me orgulho de que aqueles pretos, que mantinham uma equipe fechada entre eles chamada “Time do Morro”, pediam para que eu virasse a casaca e jogasse naquela esquadra, liderada pelos irmãos Tita e Pretinho – e foi ótimo reencontrá-los no sábado. Pretinho é o Zidane brasileiro.
Mais para o fim do dia, nos encontrávamos no bar da praça, hoje sob o comando do meu tio Dacinho, para beber cachaça, jurubeba Leão do Norte e, quando sobrava algum dinheiro, umas doses de Campari – era chique na época.
Entre os vários Felipes que habitam em mim, é este que escreve o Day One desta terça-feira. Ele resolveu contar-lhe dez coisas que muito possivelmente você não vai ouvir por aí.
Suitability de verdade se vê no dia a dia, não no preenchimento de um questionário anterior à realidade objetiva dos investimentos.
A história de preferências estáveis, de que sou avesso, indiferente ou amante do risco independente da situação e do momento de vida, só encontra materialidade nos livros de Financial Economics.
Nas Finanças Comportamentais, não somos avessos a risco, mas avessos a perdas, alterando nossas preferências conforme o quadro.
Ainda mais na fronteira, diante da racionalidade biológica, é racional ser amante do risco se você está quase morrendo; enquanto é igualmente racional ser conservador se a vida vai bem.
Se existe tela e você observa as ofertas de compra e venda, boa parte do processo já está devidamente arbitrado.
As verdadeiras tacadas ocorrem no pré-IPO ou em operações de dívida estruturada com pouco disclosure de preços e taxas, mas seu agente autônomo não vai te contar isso.
Na maior parte das vezes, o líder do ranking é apenas um irresponsável com sorte.
Ele apostou num cenário de baixa probabilidade, concentrou ou se alavancou e aquilo deu certo.
Olhando em retrospectiva, pareceu genial. Visto como uma decisão tomada ex-ante olhando a distribuição de probabilidades à frente, foi um erro tremendo.
O camarada que vendeu a casa há 15 anos e comprou bitcoin está multimilionário, mas impôs um risco de sobrevivência à sua família.
Fuja dos líderes dos rankings. Existe reversão à média.
Trader não admite pagar R$ 10 de corretagem, mas admite numa boa deixar um ROA de 2% no RLP.
O investidor conservador não topa a volatilidade, nem sequer perder 1% do seu net worth, mas aceita pagar 8% de ROA num COE de quatro anos sem nenhum problema, principalmente se a operação estruturada vier acompanhada do nome de uma gestora global famosa em renda fixa – o caso é conhecido.
Partnership é a taxonomia que os adoradores do MBA Talking e os corporate guys adotaram para rebatizar a rinha de galo.
“Se matem aí entre vocês por um pedaço do mesmo bolo.”
Todo mundo finge que rema junto, contanto que a área do coleguinha vá pior do que a sua.
Farinha pouca meu pirão primeiro.
Até aí, beleza. Thomas Hobbes escreveu "O Leviatã" há bastante tempo.
O que as pessoas muitas vezes negligenciam é que o mesmo vale para instituições privadas, onde se perdem as noções de certo e errado em prol da autopromoção e defesa própria.
A instituição se protege acima de qualquer coisa.
Onde há competição por dinheiro, não existe amizade verdadeira. O mercado financeiro é um ecossistema de muita competição por dinheiro.
O estagiário quer trabalhar, de casa, 4x por semana, seis horas por dia. Sem a ética do trabalho, é claro que não vai dar certo.
O gestor bilionário só enxerga o seu próximo milhão.
Ora, ora, mas todos nós não sabemos que a utilidade marginal é decrescente?
A lógica do “decreasing marginal returns” (retornos marginais decrescentes) não vale também para o dinheiro?
“Virtus in medium est”. Aristóteles estaria desempregado na Faria Lima.
Research independente você faz por inteiro, com a sua alma, ou você não faz.
Veja qual o efeito da vitória da primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, nas eleições do Japão nos mercados de todo o mundo
A vitória esmagadora de Sanae Takaichi abre espaço para a implementação de uma agenda mais ambiciosa, que também reforça o alinhamento estratégico de Tóquio com os Estados Unidos, em um ambiente geopolítico cada vez mais competitivo na Ásia
Veja os sinais que o mercado olha para dar mais confiança ao plano de desalavancagem da holding, que acumulou dívidas de quase R$ 38 bilhões até setembro
O que muda na nossa identidade profissional quando parte relevante do trabalho operacional deixa de ser feita por humanos?
Mudaram as estações e, do pré-Carnaval brasileiro, miramos nosso foco nas baixas temperaturas dos Alpes italianos, que recebem os Jogos Olímpicos de Inverno
Veja como distinguir quais ações valem o seu investimento; investidores também reagem a novos resultados de empresas e dados macroeconômicos
Olhamos para 2026 e não vemos um cenário assim tão favorável para companhias capengas. Os juros vão começar a cair, é verdade, mas ainda devem permanecer em níveis bastante restritivos para as empresas em dificuldades.
As principais corretoras do país estão divididas entre um fundo de papel e um de tijolo; confira os campeões do FII do Mês
Investir não é sobre prever o futuro político, mas sobre manter a humildade quando o fluxo atropela os fundamentos. O que o ‘Kit Brasil’ e um pote de whey protein têm em comum?
Saiba por que a Direcional é a ação mais recomendada para sua carteira em fevereiro e o que mais move as bolsas hoje
Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje
Após um rali bastante intenso, especialmente nos metais preciosos, a dinâmica passou a ser dominada por excesso de fluxo e alavancagem, resultando em uma correção rápida e contundente
As PMEs serão as mais impactadas com uma eventual mudança no limite de horas de trabalho; veja como se preparar
Mesmo tendo mais apelo entre os investidores pessoas físicas, os fundos imobiliários (FIIs) também se beneficiaram do fluxo estrangeiro para a bolsa em janeiro; saiba o que esperar agora
Numa segunda-feira qualquer em dezembro, taças ao alto brindam em Paris. Estamos no 9º arrondissement das Galerias Lafayette, a poucas quadras do Palais Garnier. A terra do luxo, o templo do vinho. Mas, por lá, o assunto na boca de todos é o Brasil. Literalmente. O encontro marcou o start do recém-criado projeto Vin du Brésil, iniciativa que […]
Expansão de famosa rede de pizzarias e anúncio de Trump também são destaque entre os investidores brasileiros
O estrangeiro está cada vez mais sedento pelos ativos brasileiros, e o fluxo que tanto atrapalhou o Ibovespa no passado pode finalmente se tornar uma fonte propulsora
Veja por que o BTG Pactual está transformando FIIs em fiagros, e qual a vantagem para o seu bolso; a bolsa brasileira também irá reagir após o recorde de ontem na Super Quarta e a dados dos EUA
Por isso, deveríamos estar preparados para um corte da Selic nesta SuperQuarta — o que, obviamente, é muito diferente de contar com isso
Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central, explica por que a Selic não deve começar a cair hoje; confira a entrevista ao Seu Dinheiro