🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Felipe Miranda: Bem-vindo à Holanda

A tese de investimentos mudou? Saiba como criar uma carteira diversificada com a nova realidade dos mercados financeiros

25 de abril de 2022
12:02
Investimentos em renda fixa durante a guerra
Imagem: iStock

"Conceda-me a serenidade
Para aceitar aquilo que não posso mudar,
A coragem para mudar o que me for possível
E a sabedoria para saber discernir entre as duas
.”

— Reinhold Niebuhr 

Sobre os ombros de gigantes, iniciamos mais uma semana. Para enfrentar a segunda-feira de maior aversão a risco no exterior, com commodities derretendo em meio à preocupação com ampliação dos lockdowns na China, recorro à sabedoria de Emily Pearl Kingsley, em seu clássico moderno “Bem-vindo à Holanda”. 

Bem-vindo à Holanda

Quando você vai ter um bebê, é como planejar uma fabulosa viagem de férias – para a Itália. Você compra uma penca de guias de viagem e faz planos maravilhosos. O Coliseu, o Davi, de Michelangelo. As gôndolas de Veneza. Você pode aprender algumas frases úteis em italiano. É tudo muito empolgante.

Após meses de ansiosa expectativa, finalmente chega o dia. Você arruma suas malas e parte. Várias horas depois, o avião aterrissa. A comissária de bordo diz: ‘Bem-vindos à Holanda’.

‘Holanda? Como assim Holanda? Eu escolhi a Itália. Deveria estar na Itália. Toda minha vida sonhei em ir para a Itália.’

Mas houve uma mudança no plano de voo. Eles aterrissaram na Holanda e lá você deve ficar. 

O mais importante é que não levaram você para um lugar horrível, repulsivo, imundo, cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar diferente.

Então você precisa sair e comprar novos guias de viagem. E deve aprender todo um novo idioma. E vai conhecer todo um novo grupo de pessoas que você nunca teria conhecido.

É apenas um lugar diferente. Tem um ritmo mais lento do que a Itália, é menos vistoso que a Itália. Mas depois de estar lá por algum tempo e respirar fundo, você olha ao redor… E começa a perceber que a Holanda tem moinhos de vento… E tem tulipas. A Holanda tem até Rembrandts.

Mas todo mundo que você conhece está ocupado indo e voltando da Itália… E todos se gabam de quão maravilhosos foram os momentos que lá passaram. E pelo resto de sua vida você vai dizer: ‘Sim, era para onde eu deveria ter ido. É o que eu tinha planejado’.

E a dor que isso causa não irá embora nunca mais… Porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa. 

Porém… Se passar a vida lamentando o fato de não ter chegado à Itália, você nunca estará livre para aproveitar as coisas muito especiais, as coisas adoráveis… da Holanda.”

Um admirável mundo novo no Brasil

O Brasil parecia caminhar para juros civilizados. Fizemos uma reforma da Previdência, vamos terminar um mandato presidencial, pela primeira vez, com gastos públicos sobre o PIB inferiores àqueles do início do governo, o ministro da Economia é um liberal convicto e declarado. Colhíamos os frutos fiscais e institucionais do governo Temer (a ser julgado pela História). 

Você se preparou para aquilo. Tirou seu dinheiro do bancão, deixou vender seus CDBs do Bradesco, teve a difícil conversa com a querida gerente, explicando que, apesar da longa relação, chegara a hora do divórcio financeiro. 

Você poderia continuar passando para um café, mas não mais para as alocações mensais — ao que ela, se esforçando para ser educada, respondeu com um sorriso, amarelado pelo consumo excessivo daquela bebida amarga. 

Todos animados com um admirável mundo novo. Finalmente, superaríamos o paraíso do CDI, ligando um maçarico sobre os rentistas, com siricutico ao ver seus retornos pós-fixados corroídos pela inflação. Havíamos de nos preparar para algo antes impensável: o juro real baixo e — pasmem! — negativo no Brasil. 

A chegada da pandemia e as mudanças no mercado financeiro

E aí, então, veio a pandemia. A tendência à digitalização, o expansionismo fiscal e monetário no mundo, os gurus messiânicos que sabiam de tudo sobre ações e criptomoedas aceleraram a tendência. Fizemos em um ano o que demoramos quase um século: multiplicamos por n vezes o número de CPFs na B3.

O investidor se preparou para um mundo de juro baixo, fora do banco, estimulado pela necessidade de diversificar a carteira em ativos de risco e no exterior. Ele já poderia imaginar as gôndolas, a Bienal em Veneza… os Barolos (ah, aquele Gaja é mesmo espetacular!), Brunellos e Supertoscanos…

A tal hipótese da Moderna Teoria Monetária estava sendo levada ao teste empírico. Levaríamos os juros a zero, expandiríamos indefinidamente os balanços dos Bancos Centrais, iríamos do “forward guidance” à “inflação transitória”, sem qualquer problema, certo?

O dragão da inflação global retorna

É…. Mais ou menos… Surpresa! O modernismo da teoria monetária foi superado pelo original: era o velho Friedman nos atormentando. A expansão monetária e fiscal, somada às sucessivas restrições de oferta, acordou a inflação global — algo desconhecido da geração Z, aquela turma que sabe tudo das grandes tendências globais, mas não arruma a própria cama. 

A leitura da inflação transitória morreu com o Powell Pivot, quando o presidente do Fed mudou de ideia sobre o comportamento dos preços e passou a flertar com aperto monetário mais intenso; agora, já se fala em “one and done”, um ajuste rápido com altas de até 75 pontos-base, levando a Fed Funds Rate para mais de 3%.

A realidade e o estouro da bolha tech nos EUA

Estouramos a bolha tech nos EUA. O sonho das startups descoladas e das mesas de pingue-pongue virou pesadelo. Os escritórios “pet-friendly” se depararam com Sérgio Zimerman vendendo 10 milhões de ações da sua companhia. A realidade morde mais do que cão raivoso.

A preparação para um mundo de juro baixo, fora do bancão, comprado em US tech, se deparou com uma aterrissagem forçada em Amsterdã.

Há motivos para desespero? Não acho. A vida e a condição humana são em si da incerteza e do inesperado. 

Podemos reconhecer o quanto estamos suscetíveis à aleatoriedade e ao desconhecido, ou viver sob a pretensão do desejo de controle, em que suprimimos a volatilidade, empurrando-a para debaixo do tapete, até que encontremos uma ruptura ainda maior lá na frente, como sapos em panela de água quente.

Passos para encarar a nova realidade da inflação e juros

Minha proposta pragmática para viver na Holanda poderia ser sintetizada num livro, possivelmente relacionado, para minha tristeza, na estante de autoajuda com os seguintes passos:

  • Estique o horizonte temporal de seus investimentos. Diante da surpresa, você ainda pode atingir os planos originais, mas talvez isso vá requerer mais tempo. Se as coisas mudam, havemos de mudar também.
  • Entenda que o juro é uma variável crucial. É ele que desloca valor no tempo. Não é uma pequena mudança. O mundo de Selic a 2% é bem diferente daquele dos 12,75% (ou algo em torno disso).
  • Privilegie ativos reais em vez dos nominais.
  • Fuja, como o diabo foge da cruz, dos casos de “unprofitable tech”.
  • Aceite que os valuations de um ano atrás precisam ser outros. Se você comprou um sonho, o melhor é acordar o quanto antes para a realidade.
  • Adote, concretamente, duas estratégias do tipo Barbell para sua carteira, uma dentro da outra. De um lado, eu compraria bons ativos de renda fixa brasileira, para aproveitar esse juro bastante alto: sem sair de casa, ganhar 13% ao ano é, de alguma maneira, uma benção (e também uma maldição, mas essa é outra história).

Como montar sua carteira de investimentos?

Prefiro os indexados à inflação, mas diversificaria entre pós-fixados e uma pitada de pré, passando por boas debêntures de infraestrutura, LIGs e crédito privado dentro do FGC. Do outro lado, uma boa dose de ações brasileiras excessivamente descontadas (sim, elas são ativos reais, e algumas negociam a valuation hediondo). 

Dentro dessa alocação em ações, montaria outro Barbell: bancos e commodities de um lado; small e midcaps cíclicas domésticas a múltiplos baixos (com earnings! Value sempre!) de outro.

Assim, em dois anos, talvez se perceba que morar na Holanda não é propriamente um mau negócio.

A Itália, na verdade, é uma grande ilusão. Para todos nós. Cada um vive uma vida diferente daquela pretendida e idealizada, cheia de nuances, dúvidas, frustrações, problemas, mensagens de “esqueci minha senha”, PIX (mais saindo do que entrando) e boletos — acima de tudo, boletos. Esses parecem aumentar mais que o CDI.

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

A simplicidade é a maior das sofisticações na hora de investir

12 de setembro de 2022 - 18:55

Para a tristeza dos estudiosos das Finanças, num daqueles paradoxos do conhecimento, quanto mais nos aprofundamos, parece que cavamos cada vez mais no subterrâneo

EXILE ON WALL STREET

Marcas da independência: Vitreo agora é Empiricus Investimentos

5 de setembro de 2022 - 8:43

Com a mudança de nome, colhemos todos os benefícios de uma marca única, com brand equity reconhecido e benefícios diretos, imediatos e tangíveis ao investidor

EXILE ON WALL STREET

Além do yin-yang: Vale a pena deixar os fundos para investir em renda fixa?

2 de setembro de 2022 - 11:47

Investidores de varejo e institucionais migraram centenas de bilhões em ativos mais arrojados para a renda fixa, o maior volume de saída da história do mercado de fundos

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Encaro quase como um hedge

1 de setembro de 2022 - 13:27

Tenho pensado cada vez mais na importância de buscar atividades que proporcionem feedbacks rápidos e causais. Elas nos ajudam a preservar um bom grau de sanidade

EXILE ON WALL STREET

Complacência: Entenda por que é melhor investir em ativos de risco brasileiros do que em bolsa norte-americana

29 de agosto de 2022 - 11:25

Uma das facetas da complacência é a tendência a evitar conflitos e valorizar uma postura pacifista, num momento de remilitarização do mundo, o que pode ser enaltecido agora

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O elogio que nem minha mãe me fez

25 de agosto de 2022 - 12:02

Em mercados descontados que ainda carregam grandes downside risks, ganha-se e perde-se muito no intraday, mas nada acontece no dia após dia

EXILE ON WALL STREET

Degrau por degrau: Confira a estratégia de investimento dos grandes ganhadores de dinheiro da bolsa

24 de agosto de 2022 - 13:57

Embora a ganância nos atraia para a possibilidade de ganhos rápidos e fáceis, a realidade é que quem ganha dinheiro com ações o fez degrau por degrau

EXILE ON WALL STREET

Blood bath and beyond: Entenda o banho de sangue dos mercados financeiros — e as oportunidades para o Brasil

22 de agosto de 2022 - 12:25

Michael Hartnett, do Bank of America Merrill Lynch, alerta para um possível otimismo exagerado e prematuro sobre o fim da subida da taxa básica de juro nos EUA; saiba mais

EXILE ON WALL STREET

Você está disposto a assumir riscos para atingir seus sonhos e ter retornos acima da média?

19 de agosto de 2022 - 13:50

Para Howard Marks, você não pode esperar retornos acima da média se você não fizer apostas ativas. Porém, se suas apostas ativas também estiverem erradas, seus retornos serão abaixo da média

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Qual é o mundo que nos aguarda logo à frente?

18 de agosto de 2022 - 11:45

O mercado inteiro fala de inflação, e com motivos; afinal, precisamos sobreviver aos problemas de curto prazo. Confira as lições e debates trazidos por John Keynes

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar