Esta coluna foi escrita por inteligência artificial. O que ela sabe sobre investimentos?
O que a inteligência artificial já consegue ajudar no seu processo de investimentos? Decidi escrever a coluna de hoje apenas utilizando os textos gerados pela ChatGPT

Olá, seja bem-vindo à Estrada do Futuro, onde conversamos semanalmente sobre a intersecção entre investimentos e tecnologia. Nas últimas semanas, tenho escrito bastante sobre as evoluções no campo da inteligência artificial.
Neste momento, AI (sigla em inglês de inteligência artificial) já é capaz de criar imagens, textos e sons com base em descrições textuais fornecidas por usuários.
No espírito de seguir testando as ferramentas, decidi escrever a coluna de hoje apenas utilizando os textos gerados pela ChatGPT, algoritmo de linguagem natural da fundação OpenAi.
E aí, o que a inteligência artificial já consegue ajudar no seu processo de investimentos?
A seguir, todas as imagens são prints da minha "conversa" com o algoritmo da fundação.
Inteligência artificial pode dar recomendações de investimento?
A princípio, não.
Leia Também
O salvador da pátria para a Raízen, e o que esperar dos mercados hoje
Felipe Miranda: Um conto de duas cidades
Eu perguntei para o algoritmo o que ele achava sobre investir em ações da Microsoft. Com toda a humildade, ele me recomendou procurar um profissional (seria uma indireta?).
A maneira como a IA se expressou é interessante. "Eu sou apenas um modelo de linguagem treinado pela OpenAI e não sou capaz de dar aconselhamentos financeiros específicos".
Em outras palavras, o algoritmo não é de fato inteligente. Na verdade, ele nada mais é capaz de fazer (por enquanto), formas frases de modo que o ordenamento das palavras seja coerente com a infinidade de dados que ela consumiu em suas bases (que fazem parte da infinidade de conteúdos que estão internet).
Na prática, a ChatGPT não cria algo novo, mas ela te ajuda a sintetizar pílulas de conhecimento sobre temas extensivamente presentes na web.
Vamos numa abordagem diferente…
Será que a inteligência sabe me explicar o que é o Ebitda?
Dessa vez, a resposta é sim.
Não só a ChatGPT conseguiu me explicar o que é o Ebitda de maneira precisa, como praticamente deixou um gancho para seguirmos conversando, ao dizer que essa é uma medida que pode ser facilmente manipulada.
Para não deixá-la no vácuo, decidi perguntar: e como as empresas podem manipular seu Ebitda?
Mais uma vez, a resposta foi excelente.
De fato, fazer alterações na metodologia contábil do reconhecimento de depreciação e amortização, além de reclassificar despesas, são duas das formas mais simples de se manipular o resultado do Ebitda.
Mas vamos tentar uma vez: será que a ChatGPT pode dar um exemplo real, de uma empresa que tenha manipulado seu Ebitda?
Realmente, a OpenAi parecer não querer cruzar certos limites.
A inteligência artificial pode criar estratégias avançadas de investimento?
Para encerrar nossa conversa, eu pedi para a OpenAI o seguinte: "Escreva um script em python de uma estratégia simples de trading, que utiliza como parâmetros as médias móveis de 50 e 200 períodos".
O resultado me fez cair o queixo:
O algoritmo escreveu um pequeno script, em Python (conforme eu pedi), contando o mínimo necessário na estrutura inicial do que poderia ser um algoritmo de trading.
Ele me deu o "código" necessário para importar os dados, definiu as variáveis das médias móveis, e criou inclusive uma classificação. Se a média de 50 períodos for superior a de 200 períodos, a resposta será "1", se for menor, será "0".
Na sequência, ele deixou pronta a instrução de comprar a ação caso a resposta fosse "1", e "vender ou manter" caso a resposta fosse "zero".
Impressionante.
Ao final, mais uma vez, ele me recomendou não deixar de consultar um profissional.
Conclusão: quais os poderes da inteligência artificial
Mesmo em suas aplicações mais iniciais, a inteligência artificial deixa claro que vai mudar a maneira como muitas atividades profissionais são exercidas.
Pelo menos no caso da fundação OpenAI, há um claro cuidado em respeitar limites regulatórios, e o algoritmo não dá qualquer tipo de recomendação de investimento.
Mas, naturalmente, sabemos que na medida em que a tecnologia se popularizar, novos atores entrarão em cena. E talvez nem todos eles sejam tão responsáveis como a OpenAI.
Outra barreira que claramente a IA derrubará é a do acesso ao desenvolvimento de software, como eu mostrei acima.
Em suma, com ajuda do ChatGPT, qualquer pessoa é capaz de criar uma aplicação do zero, mesmo sem conhecimentos profundos de programação.
E aí, você está preparado para esse futuro?
Rodolfo Amstalden: Só um momento, por favor
Qualquer aposta que fizermos na direção de um trade eleitoral deverá ser permeada e contida pela indefinição em relação ao futuro
Cada um tem seu momento: Ibovespa tenta manter o bom momento em dia de pacote de Lula contra o tarifaço
Expectativa de corte de juros nos Estados Unidos mantém aberto o apetite por risco nos mercados financeiros internacionais
De olho nos preços: Ibovespa aguarda dados de inflação nos Brasil e nos EUA com impasse comercial como pano de fundo
Projeções indicam que IPCA de julho deve acelerar em relação a junho e perder força no acumulado em 12 meses
As projeções para a inflação caem há 11 semanas; o que ainda segura o Banco Central de cortar juros?
Dados de inflação no Brasil e nos EUA podem redefinir apostas em cortes de juros, caso o impacto tarifário seja limitado e os preços continuem cedendo
Felipe Miranda: Parada súbita ou razões para uma Selic bem mais baixa à frente
Uma Selic abaixo de 12% ainda seria bastante alta, mas já muito diferente dos níveis atuais. Estamos amortecidos, anestesiados pelas doses homeopáticas de sofrimento e pelo barulho da polarização política, intensificada com o tarifaço
Ninguém segura: Ibovespa tenta manter bom momento em semana de balanços e dados de inflação, mas tarifaço segue no radar
Enquanto Brasil trabalha em plano de contingência para o tarifaço, trégua entre EUA e China se aproxima do fim
O que Donald Trump e o tarifaço nos ensinam sobre negociação com pessoas difíceis?
Somos todos negociadores. Você negocia com seu filho, com seu chefe, com o vendedor ambulante. A diferença é que alguns negociam sem preparo, enquanto outros usam estratégias.
Efeito Trumpoleta: Ibovespa repercute balanços em dia de agenda fraca; resultado da Petrobras (PETR4) é destaque
Investidores reagem a balanços enquanto monitoram possível reunião entre Donald Trump e Vladimir Putin
Ainda dá tempo de investir na Eletrobras (ELET3)? A resposta é sim — mas não demore muito
Pelo histórico mais curto (como empresa privada) e um dividendo até pouco tempo escasso, a Eletrobras ainda negocia com um múltiplo de cinco vezes, mas o potencial de crescimento é significativo
De olho no fluxo: Ibovespa reage a balanços em dia de alívio momentâneo com a guerra comercial e expectativa com Petrobras
Ibovespa vem de três altas seguidas; decisão brasileira de não retaliar os EUA desfaz parte da tensão no mercado
Rodolfo Amstalden: Como lucrar com o pegapacapá entre Hume e Descartes?
A ocasião faz o ladrão, e também faz o filósofo. Há momentos convidativos para adotarmos uma ou outra visão de mundo e de mercado.
Complicar para depois descomplicar: Ibovespa repercute balanços e início do tarifaço enquanto monitora Brasília
Ibovespa vem de duas leves altas consecutivas; balança comercial de julho é destaque entre indicadores
Anjos e demônios na bolsa: Ibovespa reage a balanços, ata do Copom e possível impacto de prisão de Bolsonaro sobre tarifaço de Trump
Investidores estão em compasso de espera quanto à reação da Trump à prisão domiciliar de Bolsonaro
O Brasil entre o impulso de confrontar e a necessidade de negociar com Trump
Guerra comercial com os EUA se mistura com cenário pré-eleitoral no Brasil e não deixa espaço para o tédio até a disputa pelo Planalto no ano que vem
Felipe Miranda: Em busca do heroísmo genuíno
O “Império da Lei” e do respeito à regra, tão caro aos EUA e tão atrelado a eles desde Tocqueville e sua “Democracia na América”, vai dando lugar à necessidade de laços pessoais e lealdade individual, no que, inclusive, aproxima-os de uma caracterização tipicamente brasileira
No pain, no gain: Ibovespa e outras bolsas buscam recompensa depois do sacrifício do último pregão
Ibovespa tenta acompanhar bolsas internacionais às vésperas da entra em vigor do tarifaço de Trump contra o Brasil
Gen Z stare e o silêncio que diz (muito) mais do que parece
Fomos treinados a reconhecer atenção por gestos claros: acenos, olho no olho, perguntas bem colocadas. Essa era a gramática da interação no trabalho. Mas e se os GenZs estiverem escrevendo com outra sintaxe?
Sem trégua: Tarifaço de Trump desata maré vermelha nos mercados internacionais; Ibovespa também repercute Vale
Donald Trump assinou na noite de ontem decreto com novas tarifas para mais de 90 países que fazem comércio com os EUA; sobretaxa de 50% ao Brasil ficou para a semana que vem
A ação que caiu com as tarifas de Trump mas, diferente de Embraer (EMBR3), ainda não voltou — e segue barata
Essas ações ainda estão bem abaixo dos níveis de 8 de julho, véspera do anúncio da taxação ao Brasil — o que para mim é uma oportunidade, já que negociam por apenas 4 vezes o Ebitda
O amarelo, o laranja e o café: Ibovespa reage a tarifaço aguado e à temporada de balanços enquanto aguarda Vale
Rescaldo da guerra comercial e da Super Quarta competem com repercussão de balanços no Brasil e nos EUA