🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Camadas adicionais de complexidade: o que você precisa saber para investir em inteligência artificial

Novas aplicações de inteligência artificial estão inundando o mercado e ameaçam a perenidade de negócios enormes

24 de novembro de 2022
6:43 - atualizado às 7:17
inteligência artificial investimentos simulador
Imagem: Adobe Stock/Montagem Giovanna Figueredo

Olá, seja bem-vindo à Estrada do Futuro, onde conversamos semanalmente sobre a intersecção entre investimentos e tecnologia. Não sei o quanto você acompanha de perto as novidades do mundo tech, mas um dos grandes assuntos do momento são as aplicações de inteligência artificial para o mercado de entretenimento.

Algumas coisas muito legais estão chegando diretamente na mão de criadores de conteúdo, e despertando perguntas naturais nos investidores. Em alguns casos, a perenidade de negócios enormes está ameaçada. 

Na coluna de hoje, vou te apresentar essas novas aplicações de inteligência artificial que estão inundando o mercado.

Você não precisa mais ser um artista para criar arte

Há alguns meses, um algoritmo de inteligência artificial venceu a Colorado Fair Fine Arts Competition. A imagem vencedora é essa a seguir.

A imagem foi batizada de Théâtre D'opéra Spatial e é o resultado de cerca de 900 interações entre o autor e o algoritmo Midjourney.

O Midjourney é apenas um de uma extensa lista de algoritmos que recebem texto como "input" e geram imagens como "output", na tentativa de transformar palavras em obra de arte.

Ao acessar o Midjourney (que ainda está em Beta), você é direcionado a um servidor no Discord. Ali, basta digitar a sua descrição e você receberá imagens 100% originais, criadas por inteligência artificial para refletir a sua imaginação.

Abaixo, um print que eu tirei diretamente do Discord do Midjourney:

Outros algoritmos similares e que ganharam bastante notoriedade nas últimas semanas (e que você encontra a um "google" de distância), são o DALL-E e o Stable Diffusion.

Mas não é só de imagens que vive a inteligência artificial

Há vários outros campos sendo impactados por esse mesmo tipo de automação.

Outro bom exemplo são os algoritmos que estão escrevendo textos (como esta coluna).

Até onde a minha pesquisa me levou, a Jaspers parece ser a empresa mais avançada em termos de produto.

O algoritmo deles é capaz de transformar poucas palavras em "posts" completos e otimizados para SEO (a eterna guerra de rankear conteúdos no Google), criar vídeos curtos para serem postados no Youtube ou no TikTok, além de (também) criar imagens.

Tudo isso, vale lembrar, a partir de algumas poucas palavras.

A Jaspers diz que mais de 70 mil pessoas, entre profissionais independentes e organizações, já estão usando seu sistema. Recentemente, ela recebeu um aporte de US$ 125 milhões.

Numa rápida pesquisa pelo Google, você encontrará dezenas de outros algoritmos (fáceis de utilizar), que transformarão suas palavras em várias formas diferentes de conteúdo, entre escrita, áudio e vídeo.

Acredito que muito rapidamente, essas tecnologias trarão um impacto profundo na indústria de conteúdo, ao tornarem ainda mais intensa e competitiva a batalha entre produtores de conteúdo.

Em longo prazo, essas tecnologias transformarão toda a indústria de publicidade digital, onde ao invés de campanhas e criativos planejados ao longo de meses, os anúncios se tornarão contextuais (e muito menos invasivos), gerenciados totalmente por algoritmos de inteligência artificial.

A pergunta que mais nos interessa: como investir em inteligência artificial?

Confesso que não está fácil responder à pergunta acima. 

Ao testar os atuais algoritmos que têm ganhado as manchetes, não pude deixar de notar que eles se parecem muito mais com "funcionalidades" do que com produtos.

Imaginando que os algoritmos que transformam poucas palavras em imagens de fato se tornem amplamente utilizados (provável), não vejo motivos para que eles não se tornem funcionalidades em produtos mais robustos como o Photoshop e o Illustrator (Adobe), ou até mesmo o bom e velho Powerpoint da Microsoft.

O mesmo se aplica ao texto. 

Se escrever poucas palavras for o suficiente para ter um texto longo, coeso e bem formatado para marketing digital, também não vejo motivo para que isso não se torne um funcionalidade em editores comuns como o Word e o Google Docs, além de estar presente em qualquer provedor de emails.

Microsoft, Google, Adobe e outras gigantes de softwares já estão todas anunciando exatamente colaborações como essa.

O Google, inclusive, foi mais longe, ao anunciar que seus algoritmos de busca sabem identificar se um texto foi gerado por inteligência artificial, ou por um humano, e que irá sempre priorizar os textos escritos por humanos em seus resultados de busca.

A princípio, me parece que, para investirmos em inteligência artificial, teremos que buscar algumas camadas a mais de complexidade.

Sobre isso, eu prometo falar nas próximas semanas.

Leia também

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar