🔴 É HOJE, ÀS 12H: COMPRAR OU VENDER VALE3? ASSISTA AO VIVO

Esqueça o quiet quitting! Se você está descontente no seu trabalho, então faça barulho

O jeito de fazer barulho que eu mais acredito e recomendo é assim: falando muito com todas as pessoas que podem te ajudar nessa mudança

25 de setembro de 2022
7:31 - atualizado às 9:14
A cantora Beyoncé
A cantora Beyoncé, cuja música "Break My Soul" inspirou o quiet quitting - Imagem: Reprodução

Uma tendência no mundo do trabalho nos Estados Unidos, que está dando o que falar nos últimos tempos, é o quiet quitting ou 'demissão silenciosa', em tradução livre. Inclusive, o movimento tem até hino oficial, a música Break my soul da Beyoncé:

I'm lookin' for motivation
I'm lookin' for a new foundation, yeah
And I'm on that new vibration
I'm buildin' my own foundation, yeah
Hold up, oh, baby, baby…

Não faltaram opiniões sobre o quiet quitting. "Pessoas preguiçosas sempre existiram"; "não vejo nada novo nisso, para ser demitido é só ir jogando a toalha"; "isso é coisa dessa nova geração, eles não querem se comprometer com nada". Estes foram alguns dos comentários que ouvi no meu entorno e em discussões em fóruns que participo.

Mas o que é este fenômeno?

Parece haver um movimento maciço de pessoas, principalmente entre os mais jovens, que já não querem ir além das expectativas no trabalho e estão apenas cumprindo a descrição de cargo (ou "o job description", no léxico corporativo), até que sejam demitidos. 

Quiet quitting e funcionários menos engajados

De acordo com dados da Gallup, o engajamento dos funcionários dos EUA retrocedeu durante o segundo trimestre de 2022, com a proporção de trabalhadores engajados permanecendo em 32%, mas a proporção dos ativamente desengajados aumentando para 18%. A proporção de funcionários engajados sobre os desengajados agora é de 1,8, o menor em quase uma década.

A queda no engajamento que motivou o quiet quitting começou no segundo semestre de 2021 e foi concomitante ao aumento das demissões no país. Gestores, entre outros, tiveram a maior queda.

O relatório mostra que o declínio geral foi especialmente relacionado à falta de clareza das expectativas, oportunidades de aprender e crescer, sentir-se preocupado e uma conexão com a missão ou propósito da organização – sinalizando uma crescente desconexão entre funcionários e seus empregadores.

Os dados desse estudo parecem corroborar a tese de realmente estarmos passando por esse fenômeno do quiet quitting, pois além do percentual dos ativamente desengajados ter aumentado, os 50% restantes da força de trabalho se encaixam na definição da Gallup de “não estar engajado” no trabalho. Ou seja, são funcionários que fazem o mínimo exigido e são psicologicamente desvinculados de seu trabalho.

Todos os outros estão engajados (32%) ou ativamente desengajados (18%). Estes últimos são uma espécie de "desistentes barulhentos", que tendem a ter a maior parte de suas necessidades no local de trabalho não atendidas e espalham sua insatisfação dentro e fora da empresa – eles provavelmente tem sido os protagonistas nas postagens do TikTok que geraram milhões de visualizações e comentários.

Em suma, na metodologia da Gallup há três categorias: engajados, ativamente desengajados e os não engajados, que seria uma espécie de neutro (nem engajado nem desengajado).

Um plano para quem está no meio do caminho

A referência que faço no título sobre o quiet quitting não é para os 18% ativamente desengajados, que já estão com a boca no trombone, ou melhor, nas redes sociais. Minha conversa hoje é com você, do grupo dos 50% (nem engajado nem desengajado). Vamos ao plano?

Passo #1: Mandar recado ou indireta nas redes sociais não me parecem ser estratégias que levarão às mudanças efetivas. Use este tempo para mergulhar ainda mais em seu autoconhecimento

Para quem me acompanha aqui há mais tempo, sabe que sou um eterno defensor de que para mudar é preciso ter coragem para olhar para si mesmo. Inclusive, comece com um papo honesto com você mesmo. Se as coisas não estão boas no trabalho, primeiramente reconheça isso. 

Antes de partir para medidas mais extremadas, como fazer posts inflamados nas redes sociais, organize as ideias e investigue com mais curiosidade as causas raízes de sua insatisfação com o trabalho.

O caminho de responsabilizar o outro por uma condição não satisfatória costuma ser mais fácil num primeiro momento, mas a mudança de maneira consistente passa obrigatoriamente pelo autoconhecimento. É preciso olhar para dentro antes de olhar para fora.

Passo #2: Antes de começar a jogar a toalha, tenha certeza que não há outras oportunidades dentro do seu contexto atual que talvez possam lhe interessar mais

O jeito de fazer barulho que eu mais acredito e recomendo é assim: falando muito com todas as pessoas que podem te ajudar nessa mudança.

Partindo da premissa de que você não tenha objeção à empresa, mas apenas à posição que ocupa, você já pensou em abrir uma conversa com a sua liderança para explorar se não há outros projetos ou vagas que possam trazer mais significado e motivação para você?

Frequentemente vejo pessoas reclamando de seus trabalhos, mas vejo poucos explorando possibilidades por meio de conversas honestas com a liderança e/ou área de recursos humanos.

Passo #3: Está sem vontade de tentar fazer uma mudança no atual contexto? Ou não quer de jeito nenhum abrir conversas? Bem, neste caso, uma saída pode ser de fato a melhor alternativa

Se você cuidou de você, como sugiro no primeiro passo, e pulou direto para essa alternativa da saída, meu conselho é que você saia do jeito mais íntegro possível em vez de recorrer ao quiet quitting.

Vejo frequentemente muito ressentimento em pessoas que decidem sair das empresas, e sempre acho que há um custo individual alto nisso. Por que colocar energia em algo que já não importa mais para você? Economize para os seus novos desafios. 

E, claro, comunique e direcione os problemas para os devidos responsáveis e canais específicos da organização. Alguns meios possíveis que as empresas costumam ter: 

  1. Entrevista de desligamento, quando o RH conduz um papo para entender suas motivações pela saída; 
  2. Canal de ética ou denúncia, recomendado principalmente para tratamento de casos mais críticos e que você não se sinta confortável em abordar de maneira nominal; 
  3. E, por fim, o Glassdoor, uma página em que funcionários e ex-funcionários podem deixar anonimamente sua opinião sobre como é a experiência de trabalhar em uma determinada empresa.

Se for fazer barulho (recomendável na sua casa para extravasar ou celebrar sua mudança), está aqui a trilha sonora ideal.

Até a próxima!

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar