⚠️ DIVIDENDOS EM RISCO? Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet querem taxar seus proventos e podem atacar sua renda extra em 2023. Saiba mais aqui

2022-08-09T14:10:47-03:00
Flavia Alemi
Flavia Alemi
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pela FIA. Trabalhou na Agência Estado/Broadcast e na S&P Global Platts.
Febraban Tech

Bolsonaro pediu para bancos baixarem juros do consignado. E ouviu ‘não’

Durante o Febraban Tech, Octavio de Lazari, do Bradesco, disse que conversa com o presidente Bolsonaro foi ‘tranquila’

9 de agosto de 2022
14:10
Presidente Jair Bolsonaro, teve almoço com representantes de bancos no dia 8 de agosto
Imagem: Alan Santos/PR

A reunião do presidente Jair Bolsonaro com membros da Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, ontem (8) ganhou manchetes sobre como ele minimizou a carta pela democracia assinada pela entidade.

Mas, na visão do diretor-presidente do Bradesco, Octavio de Lazari, o encontro foi tranquilo.

Durante o Febraban Tech, evento da entidade que acontece nesta semana em São Paulo, Lazari ressaltou a jornalistas que havia uma preocupação sobre o almoço com o presidente devido ao manifesto.

Leia mais:

"Mas foi muito tranquilo. Ele [Bolsonaro] falou da importância dos bancos e de taxa de juros, para que a gente pudesse baixar um pouco", disse Lazari.

O pedido de Bolsonaro se referia sobre os juros do crédito consignado, conforme explicou Lazari. Questionado se havia dito ao presidente que iria baixar os juros, Lazari disse que não.

"Eu não responderia a uma pergunta dessa forma. A taxa de juros não é formada por um único fator. Ela envolve uma série de fatores, como cobrança, inadimplência, recuperação de crédito… tem vários fatores", justificou.

Lazari também colocou a Febraban à disposição dos outros candidatos à presidência, dizendo que a agenda está aberta e convites já foram feitos para Lula, Simone Tebet e Ciro Gomes.

"A gente está esperando a confirmação da campanha deles", afirmou.

Os bancos e o Pix

Durante a abertura do evento, o presidente da Febraban, Isaac Sidney, aproveitou a fala para aparentemente enviar um recado ao presidente Bolsonaro.

Como o evento é voltado para o avanço da tecnologia no setor bancário, Sidney tocou no assunto Pix, que foi pivô de uma polêmica levantada por bolsonaristas para justificar o apoio dos banqueiros ao manifesto pela democracia.

"O Pix é o símbolo mais popular dessas transformações recentes e sempre contará com nosso apoio e entusiasmo. Ele fez bem para a sociedade e para os bancos, tem impulsionado transações entre pessoas e empresas", disse Sidney.

Bolsonaro e seus apoiadores espalharam que os bancos perderam R$ 40 bilhões com a invenção do Pix, o que o Seu Dinheiro já mostrou que não é verdade.

Veja também:

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Exclusivo Seu Dinheiro

Eleições 2022: conheça a ação de petróleo barata e que te ajuda a ‘fugir’ do risco de intervenção política na Petrobras (PETR4)

1 de outubro de 2022 - 16:00

Empresa vem apresentando resultados positivos e não deve sofrer consequências de qualquer resultado que venha das urnas em outubro

EX-PRESIDENTE DE MOLHO

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não deve votar amanhã; veja por que FHC ficará de fora das Eleições 2022

1 de outubro de 2022 - 15:51

Apesar do ex-presidente não apresentar nenhum problema grave de saúde, sua equipe médica pediu que ele evitasse o tumulto típico de um dia de votação

ATENÇÃO, ELEITORES

Quem não comparecer à votação poderá perder vários direitos — veja como justificar a ausência nas Eleições 2022

1 de outubro de 2022 - 15:00

A Justiça Eleitoral pode suspender alguns direitos civis de quem não votar e deixar de explicar porque faltou com seu dever cívico

ELEIÇÕES 2022

Celular vetado, colinha, acompanhante e mais: saiba o que é permitido ou proibido no momento da votação

1 de outubro de 2022 - 14:07

Às vésperas do pleito porém, muitos cidadãos ainda têm dúvidas sobre as regras, além de quais documentos levar e a ordem da votação

FOTOGRAFIA FINAL

Ipespe: Lula (PT) segue estável e Bolsonaro (PL) oscila dois pontos — saiba o que a pesquisa traz de novo na véspera da eleição

1 de outubro de 2022 - 13:32

A última pesquisa Ipespe antes do primeiro turno das eleições presidenciais, aponta que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 46% dos votos válidos contra 33% de Bolsonaro

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies