🔴 [NO AR] TOUROS E URSOS: QUEM FICOU EM BAIXA E QUAIS FORAM AS SURPRESAS DE 2025? – ASSISTA AGORA

Maria Eduarda Nogueira

Maria Eduarda Nogueira

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital na ESPM. Atualmente, está baseada em Paris, onde faz mestrado em comunicação e mídias digitais na Sorbonne e cobre temas como luxo, turismo e arte.

RadioCash

Investidores estão procurando ativos mais arriscados para rentabilizar o portfólio e gestoras de recursos se beneficiam; entenda por quê

O gestor da Asset 1, Marcello Siniscalchi, explica que os brasileiros estão aos poucos se expondo para a renda variável, criando uma demanda nas assets por produtos mais sofisticados e com performance que compense os riscos

Pessoa teclando no computador e gráficos aparecendo
Brasileiros estão aos poucos se expondo para a renda variável, criando uma demanda nas assets. - Imagem: Shutterstock

Foram-se os tempos em que o investimento na poupança era sinônimo de baixo risco e retornos satisfatórios. Com a taxa de juros abaixo de dois dígitos, o investidor que se prende na renda fixa sai prejudicado. Aos poucos, os brasileiros estão aprendendo a investir em renda variável, buscando ativos mais arriscados para rentabilizar seus portfólios. Hoje, com acesso muito mais fácil a informações sobre finanças, as estratégias se tornam mais diversificadas. Nesse contexto, novas gestoras de recursos (“assets”) estão surgindo como consequência do financial deepening e da demanda dos clientes por produtos mais sofisticados. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marcello Siniscalchi é um dos gestores que resolveu abrir sua própria empresa, a Asset 1, após uma longa e bem-sucedida carreira na gestão de fundos multimercados no Itaú. Para ele, o que vem acontecendo no mercado é “absolutamente transformacional” e a indústria de fundos ainda tem muito para crescer. 

O gestor da Asset 1 foi convidado do podcast RadioCash, apresentado por Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus, e por Jojo Wachsmann, sócio da Vitreo. Escute o papo completo abaixo:

Qual o principal erro do investidor iniciante, segundo este gestor de fundos

Atualmente, os conteúdos de educação financeira são mais acessíveis, devido ao trabalho de casas de análise, de influencers de finanças e até mesmo dos próprios “bancões”. Mas, o investidor iniciante (e por vezes também os mais experientes) precisa estar atento para não cometer um erro que pode prejudicar significativamente a rentabilidade de sua carteira: deixar-se vencer pelo medo dos eventos de curto prazo e vender os ativos na baixa, perdendo, então, as chances de obter lucros maiores no futuro. 

Segundo Siniscalchi, um equívoco bastante comum por parte dos investidores de renda variável é comprar ativos na alta, ou seja, no período em que o mercado está subindo, e vender na baixa, quando ocorrem turbulências de curto prazo. “Toda vez que se faz investimentos olhando a performance de curto prazo, há uma tendência enorme de comprar na alta e vender na baixa”, diz ele. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A melhor estratégia, portanto, é conhecer o seu perfil de investidor, para saber o quanto de perda você consegue suportar nos períodos de crise da Bolsa. Nesse sentido, aqueles que não têm estômago para o risco, devem buscar ativos mais conservadores com retornos menores.

Leia Também

“Nós temos dois comportamentos que aprendemos a dominar ao longo do tempo, com o trabalho de gestão de recursos: a ganância e o medo” ‒ Marcello Siniscalchi, gestor de fundos multimercado

Ser gestor de recursos é bem menos glamouroso do que retrata “O Lobo de Wall Street”

Desde 1997 no mercado financeiro, Marcello Siniscalchi é categórico ao afirmar: o trabalho de gestão de recursos é duro e não se assemelha em nada com o glamour do filme protagonizado por Leonardo di Caprio. Formado em engenharia na Poli USP, ele começou a carreira no banco BBA, que depois foi comprado pelo Itaú. Lá, ele foi um dos responsáveis por estruturar o produto flagship da casa, o Itaú Hedge Plus.

No RadioCash, ele dá uma dica de carreira para quem pretende montar uma gestora de recursos: “O que você precisa saber é onde você quer chegar, ter a paciência para desenvolver isso ao longo tempo e trabalhar duro, como qualquer outra atividade.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos desafios que o CIO (chief investment officer) teve que enfrentar assim que abriu a sua gestora, em 2019, foi o de empreender na pandemia. Mas ele conta que conseguiu se adaptar às várias reuniões online e ao novo jeito de tocar os negócios. Atualmente, a Asset 1 tem mais de R$ 3 bilhões sob gestão e se baseia em três pilares: alto investimento em pesquisa, equipe sofisticada de gestão e controle de risco diferenciado. 

Siniscalchi assume que o ano de 2021 tem sido desafiador para a indústria de fundos multimercado. Apesar disso, o fundo da gestora, A1 Hedge FIC FIM, conseguiu uma boa performance no mês de agosto. 

O gestor revela que opera num perfil de macro trading, mudando as posições de acordo dos preços e invertendo eventualmente de comprado para vendido em um prazo mais longo. Nos últimos tempos, ele diz que vem trocando as operações de renda fixa por operações de dólar. “Mas isso é muito dinâmico, ora a gente vai ter uma operação na bolsa, ora a gente vai estar no câmbio, ora a gente pode estar no juros”, explica. 

Crise hídrica, eleições e risco fiscal: quais são os futuros desafios do Brasil?

Não é apenas com as eleições de 2022 que o investidor brasileiro tem que se preocupar. Existem também outras questões à espreita que precisam ser levadas em conta tanto pelos investidores quanto pelos gestores. A crise hídrica, que tem chances de “apagar” a luz no fim do túnel pós-pandemia, é uma delas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto no exterior as Bolsas já caminham para uma recuperação consistente, a B3 ainda amarga perdas relevantes. Em agosto, o S&P acumulou máximas, enquanto o Ibovespa fez os ativos brasileiros sangrarem. 

Quanto às eleições, Marcello Siniscalchi acredita que ainda é cedo para a Bolsa começar a sentir o impacto nos preços, já que ainda falta mais de um ano para o pleito. Mas, segundo ele, qualquer que seja o candidato eleito em 2023, não conseguirá fugir do ajuste fiscal, necessário para evitar a volta da inflação estrutural. 

“De uma maneira geral em todo o mundo desenvolvido, na retomada pós pandemia, vem crescimento sem inflação, que vai dar pra gente tempo suficiente para passar pelo processo eleitoral e voltar para a agenda de ajustes”, conclui. 

Quer ouvir o episódio completo? É só dar play abaixo ou buscar por RadioCash em sua plataforma de podcasts de preferência:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MAIS E MAIS RICOS

Os bilionários da tecnologia ficaram ainda mais ricos em 2025 — e tudo graças à IA

26 de dezembro de 2025 - 15:52

Explosão dos investimentos em inteligência artificial impulsionou ações de tecnologia e adicionou cerca de US$ 500 bilhões às fortunas dos maiores bilionários do setor em 2025

CORRIDA FORA DA PISTA

Quanto ganha um piloto de Fórmula 1? Mesmo campeão, Lando Norris está longe de ser o mais bem pago

26 de dezembro de 2025 - 11:26

Mesmo com o título decidido por apenas dois pontos, o campeão de 2025 não liderou a corrida dos maiores salários da Fórmula 1, dominada por Max Verstappen, segundo a Forbes

NA MIRA

Caso Master: Toffoli rejeita solicitação da PGR e mantém acareação em inquérito com Vorcaro, ex-presidente do BRB e diretor do Banco Central

25 de dezembro de 2025 - 11:05

A diligência segue confirmada para a próxima terça-feira, dia 30

OTIMISMO NOS NEGÓCIOS

Bons resultados do fim de ano e calendário favorável reforçam confiança entre empresários de bares e restaurantes para 2026, aponta pesquisa

25 de dezembro de 2025 - 10:35

O próximo ano contará com dez feriados nacionais e deve estimular o consumo fora do lar

MISTÉRIO

O que aconteceu com o ganhador da Mega da Virada que nunca foi buscar o prêmio

25 de dezembro de 2025 - 9:28

Autor de aposta feita pelos canais eletrônicos da Caixa não reivindicou o prêmio da Mega da Virada de 2020 e o dinheiro ficou com o governo; saiba o que fazer para não correr o mesmo risco

ACIMA DA INFLAÇÃO

Governo estabelece valor do salário mínimo que deve ser pago a partir de 1º de janeiro; veja em quanto ficou

24 de dezembro de 2025 - 13:30

A correção foi de 6,79%, acima da inflação, mas um pouco abaixo do reajuste do ano anterior

NA MIRA DA JUSTIÇA

Caso Master: Vorcaro, ex-presidente do BRB e diretor do Banco Central vão depor frente a frente no STF

24 de dezembro de 2025 - 12:42

O objetivo é esclarecer as diferentes versões dos envolvidos na tentativa de compra do Banco Master pelo BRB

ÁGUA LIMPA E VISTA BOA

Das 4 praias mais limpas do Brasil, as 3 primeiras ficam em ilhas — e uma delas no sudeste

24 de dezembro de 2025 - 12:13

Entre as praias mais limpas do Brasil, três estão em ilhas e apenas uma fica no Sudeste, com critérios rigorosos de preservação ambiental

MANDADO DE SEGURANÇA

ACSP aciona Justiça Federal para garantir isenção de Imposto de Renda sobre dividendos de micro e pequenas empresas

23 de dezembro de 2025 - 18:00

A medida é uma reação às mudanças trazidas pela Lei nº 15.270, que alterou as regras do IR

NAVE (E AÇÕES) NO CHÃO

Primeiro foguete comercial lançado pelo Brasil explode no céu; ações de empresa sul-coreana derretem

23 de dezembro de 2025 - 12:04

Após uma série de adiamentos, o Hanbit-Nano explodiu logo após a decolagem no Centro de Lançamento de Alcântara e derrubou as ações da fabricante Innospace

FINAL DE ANO

Bancos funcionam no Natal e no Ano Novo? Veja o que abre e o que fecha

23 de dezembro de 2025 - 9:44

Bancos, B3, Correios e transporte público adotam horários especiais nas vésperas e nos feriados; veja o que abre, o que fecha e quando os serviços voltam ao normal

LOTERIAS

Com atenção voltada para prêmio bilionário da Mega da Virada, Lotofácil abre semana fazendo um novo milionário

23 de dezembro de 2025 - 7:48

Lotofácil não foi a única loteria a ter ganhadores ontem; prêmio principal da Super Sete foi dividido por dois apostadores

PROJEÇÕES 2026

Ano eleitoral, juros menores e Ibovespa em alta: o que esperar da economia brasileira em 2026

23 de dezembro de 2025 - 6:02

Cenário global favorável para mercados emergentes deve ajudar o Brasil, e trade eleitoral será vetor importante para guiar os investimentos no próximo ano

BOA NOTÍCIA

Só 1 em cada 10 praias de São Paulo está imprópria para banho no início do verão; veja onde

22 de dezembro de 2025 - 16:17

Levantamento da Cetesb mostra melhora em relação ao ano passado e aponta que apenas 1 em cada 10 praias paulistas tem restrição para banho

A JANELA ESTÁ FECHANDO

Brasil tem hoje a última chance de lançar primeiro foguete comercial

22 de dezembro de 2025 - 10:24

Após quatro adiamentos por falhas técnicas, clima e problemas em solo, o Hanbit-Nano, primeiro foguete brasileiro comercial tem nesta segunda-feira a última janela para decolar do Centro de Lançamento de Alcântara

R$ 1 BILHÃO!

Mega-Sena interrompida: agora toda aposta vale apenas para o bilionário sorteio da Mega da Virada

22 de dezembro de 2025 - 9:15

Mega da Virada vai sortear pela primeira vez na história um prêmio de R$ 1 bilhão; sorteio está marcado para a noite de 31 de dezembro

DIA DE DECISÃO

Final da Copa do Brasil: veja o horário e onde assistir a Corinthians x Vasco

21 de dezembro de 2025 - 14:30

Após empate sem gols no jogo de ida, Corinthians e Vasco decidem o título da Copa do Brasil neste domingo, no Maracanã, com premiação milionária em jogo

ACORDOS TRAVADOS

“Nossos países não têm mais 10 anos a perder”: para Milei, lentidão do Mercosul é o que está travando acordos com a UE

21 de dezembro de 2025 - 12:45

Na cúpula do Mercosul, presidente argentino acusa o bloco de travar o comércio com burocracia, diz que acordos não avançam e defende mais liberdade para negociações individuais

LOTERIAS

Mega da Virada em R$ 1 bilhão: prêmio estimado bate os oito dígitos pela primeira vez

21 de dezembro de 2025 - 8:58

Ninguém levou o prêmio de R$ 62 milhões do último sorteio da Mega Sena neste ano, no concurso 2953, que foi a jogo ontem (20). Prêmio acumulou para Mega da Virada

ACORDO EMPERRADO

Enquanto União Europeia ‘enrola’ Mercosul vai atrás do próximos na fila para acordos comercias; veja

20 de dezembro de 2025 - 17:23

Enquanto acordo com a UE segue emperrado, bloco aposta em Emirados Árabes, Ásia e Américas para avançar na agenda comercial

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar