🔴 OURO DISPARA 55% EM 2025: AINDA DÁ PARA INVESTIR? – SAIBA COMO SE EXPOR AO METAL

Vitor Azevedo

RADIOCASH

“A chance de a Bolsa subir agora é a mesma de cair. Não existem mais as assimetrias de meses atrás”, afirma Felipe Guerra, CIO da Legacy Capital

Para gestor, fim dos estímulos acaba com tendência generalizada de alta: é hora de escolher melhor as companhias em que irá investir

Após um bull market que durou quase um ano, com o Ibovespa mantendo uma tendência de alta, sem grandes surpresas, gestores começam agora a repensar algumas de suas posições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 É o caso de Felipe Guerra, sócio fundador e CIO (Chief Information Officer) da Legacy Capital, renomada gestora de recursos independente brasileira, que participou do RadioCash, podcast produzido pela Empiricus em parceria com a Vitreo.

 “A construção do nosso portfólio começou há cerca de nove meses, um ano, com uma visão positiva do mercado em geral. Em um cenário calcado em estímulos e na mensuração da pandemia. Dê uma semana para cá, passamos a ver esse portfólio sofrendo modificações”, contou.

Aos olhos do gestor da Legacy, há indícios de alterações macro no horizonte. O fato de o Federal Reserve, o Banco Central americano, ter sinalizado na última semana que está com a “mão no freio” dos estímulos monetários, no caso de a inflação permanecer alta, por exemplo, é um deles. Desta vez, o discurso passou de “a inflação é transitória” para “caso continue avançando, estamos preparados para agir”.

 “Quando o Fed começar a puxar, todo mundo sairá puxando. As autoridades monetárias perdem a vergonha. Inclusive, os bancos centrais da Europa já sinalizaram que irão pelo mesmo caminho. Aí temos uma perspectiva de comércio mais travado e de um aperto global”, comentou. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Saiba mais sobre tendências do mercado e as estratégias da Legacy Capital. Acompanhe a entrevista completa com Felipe Guerra, CIO da gestora, convidado desta semana do RadioCash

Leia Também

Seleção criteriosa:  qualidade em primeiro lugar

 Se o fim desse ciclo se consolidar, será, para Felipe Guerra, a hora de se ater ao stock picking. Os investidores terão de escolher melhor as ações que irão aportar. “O ambiente ainda é favorável, mas comprar qualidade passa a ser cada vez mais importante do que comprar setor”. 

Com os estímulos minguando, a assimetria geral de tendência de alta, para Guerra, acabará. “Diferente do cenário cíclico que a gente acompanhou, em que quase tudo subiu, teremos agora uma janela em que o stock picking será muito mais relevante. Comprar qualidade, não comprar qualquer setor cíclico.”  

Líderes de mercado, empresas geradoras de caixa, companhias desalavancadas. Essas ações, para o gestor, ainda possuirão espaço para se valorizarem. “Você terá de construir um portfólio com mais qualidade. Acho que isso se pagará”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Guerra acredita que companhias que irão se beneficiar da reabertura, como turismo, distribuição de combustíveis e shoppings, também devem surfar. 

No Brasil, país que depende muito, historicamente, dos ciclos, não será diferente. “Não estamos pessimistas, mas um pouco mais preocupados”, disse. 

Na visão dele, porém, apesar da sinalização da alta de juros mundo afora interromper o avanço generalizado, as companhias brasileiras de commodities, muito impactadas comumente pelos fins dos ciclos, ainda possuem potencial para mais. 

 “As empresas de commodities brasileiras estão baratas e todas desalavancaram. A Petrobras está com um dividend yield em dólar de 20%, 22%. Vemos o petróleo se beneficiando da reabertura e há ainda a reunião da OPEP. A Vale, nem se fala. Minério tem sustentado seu preço a despeito da desaceleração da China e do esforço desta para derrubar o seu preço”, contou.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira agora as análises de Felipe Guerra, CIO da Legacy Capital, sobre a Bolsa e economia brasileira neste RadioCash

 O sempre desafiador cenário brasileiro: incertezas adiante

Na avaliação do CIO da Legacy Capital, incertezas surgem no horizonte no país. A reforma tributária seria a mais nova delas. “É um tema complexo que temos à frente. Há uma chance alta de aumento da carga. Uma redução menor do imposto de renda e aumento significativo das taxações de dividendos e JCP”, destacou. 

Além disso, o processo de aumento de juros e da inflação conjuntural são outros pontos de atenção. “Se tiver muita surpresa quanto à inflação, se ela for muito mais persistente, teremos um processo de retirada de liquidez de todo o sistema. E como ajudou na hora que entrou, irá atrapalhar quando sair”,disse.

Com o juros nominal ainda baixo, as ofertas públicas iniciais de ações devem ajudar a drenar o caixa do mercado e forçar a busca já mencionada por empresas diferenciadas. Atualmente, há 38 empresas na fila para realizarem seus IPOs na B3, isso sem mencionar ofertas secundárias. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os pontos positivos para o Brasil, Felipe Guerra aponta a recente melhora fiscal - com a relação da dívida pública e o PIB ficando aquém das projeções - e não vê as eleições, mesmo em uma possível batalha de Lula e Jair Bolsonaro, como algo tão prejudicial ao mercado.

“Estamos caminhando para uma eleição imprevisível. Torcemos para que eles briguem pelo centro, já que se radicalizarem demais, perdem esses votos. De qualquer forma, pode ser que não seja tão traumática. Ambos são atores conhecidos, com algum pragmatismo, já sabemos, em parte, como atuam”, concluiu o CIO da Legacy Capital.

 Dê o play para ouvir agora todo o bate-papo com Felipe Guerra, CIO da Legacy Capital!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
PROGRAMA SOCIAL

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS final 5

21 de novembro de 2025 - 5:49

A ordem de pagamento do benefício para famílias de baixa renda é definida pelo último número do NIS

ATUAL ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO

Terceira indicação de Lula ao STF neste mandato: conheça Jorge Messias, o nome escolhido pelo presidente para a vaga de Barroso

20 de novembro de 2025 - 15:40

Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Messias ocupa o cargo de advogado-geral da União desde de janeiro de 2023

FOGO NA COP30

Grande incêndio na COP30: chamas se alastram e levam autoridades a evacuar área; veja vídeo

20 de novembro de 2025 - 14:50

Chamas atingiram a BlueZone, área que reúne pavilhões de países; segurança evacuou o local e autoridades afirmam que o incêndio já foi controlado

REVERBERAÇÕES DO CASO 'MASTER'

Conselho do BRB elege novo presidente após afastar o antigo em meio à liquidação do Banco Master e prisão de Daniel Vorcaro

20 de novembro de 2025 - 10:30

O Banco de Brasília (BSLI4) indicou Nelson Antônio de Souza como presidente da instituição bancária e destituiu, com efeito imediato, Paulo Henrique Costa do cargo de presidente

UM GÁS A MAIS

Botijão grátis? Confira se você tem direito ao vale-recarga do novo Programa Gás do Povo

20 de novembro de 2025 - 9:47

Gás do Povo chega para substituir o Auxílio Gás; meta do governo é atender mais de 50 milhões de pessoas até março de 2026

AUTOSSUFICIÊNCIA

Fome na colônia, fartura no Quilombo: Como era a economia de Palmares, da qual o líder Zumbi inspirou o Dia da Consciência Negra?

20 de novembro de 2025 - 6:39

O Quilombo dos Palmares resistiu por quase um século graças à autossuficiência econômica da comunidade; entenda como funcionava a organização

EMPREENDEDORISMO

Mais dinheiro e menos trabalho: as ilusões do empreendedorismo no Brasil

20 de novembro de 2025 - 6:00

Milhões de brasileiros sonham em abrir um negócio, mas especialistas alertam que a realidade envolve insegurança financeira, mais trabalho e falta de planejamento

NÃO CAIA EM GOLPES

Golpistas surfam no caos do Banco Master; confira passo a passo para não cair nas armadilhas

19 de novembro de 2025 - 18:31

Investidores do Banco Master agora têm direito ao FGC; saiba como evitar golpes e proteger o bolso

BATALHA DE GIGANTES

Black Friday: Apple chega a 70% OFF, Samsung bate 60%; quem entrega os melhores descontos? 

19 de novembro de 2025 - 18:06

A Apple entra com 70% OFF, pagamento dividido e entrega rápida; a Samsung equilibra o duelo com 60% OFF, mais categorias e descontos progressivos

APOSENTADORIA EM RISCO

Do Rio de Janeiro ao Amapá, ninguém escapou do Banco Master: fundos de pensão se veem com prejuízo de R$ 1,86 bilhão, sem garantia do FGC

19 de novembro de 2025 - 17:05

Decisão do Banco Central afeta 18 fundos de previdência de estados e municípios; aplicações feitas não têm cobertura do FGC

É RARO, MAS ACONTECE

Lotofácil vacila e Dia de Sorte faz o único milionário da noite; Mega-Sena encalha e volta só no sábado

19 de novembro de 2025 - 7:03

Lotofácil acumula pelo terceira vez nos últimos cinco concursos e vai para último sorteio antes de pausa para o feriado com R$ 5 milhões em jogo

FERIADO DÁ AS CARAS

A B3 também vai ‘feriadar’? Confira o que abre e o que fecha no Dia da Consciência Negra

19 de novembro de 2025 - 6:10

Bolsa, bancos, Correios, rodízio em São Paulo… desvendamos o que funciona e o que não funciona no dia 20

AUXÍLIO DO GOVERNO

Caixa paga Bolsa Família nesta quarta (19) para NIS final 4; veja quem recebe

19 de novembro de 2025 - 5:32

A ordem de pagamento do benefício para famílias de baixa renda é definida pelo último número do NIS

LIQUIDAÇÃO DO MASTER

CDBs do Will Bank e do Banco Master de Investimento também serão pagos pelo FGC?

18 de novembro de 2025 - 14:48

Ambas são subsidiárias do Banco Master S.A., porém somente o braço de investimentos também foi liquidado. Will Bank segue operando

LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL

Qual o tamanho da conta do Banco Master que o FGC terá que pagar

18 de novembro de 2025 - 13:14

Fundo Garantidor de Créditos pode se deparar com o maior ressarcimento da sua história ao ter que restituir os investidores dos CDBs do Banco Master

ANIVERSÁRIO SEM FESTA

Liquidação do Banco Master é ‘presente de grego’ nos 30 anos do FGC; veja o histórico do fundo garantidor

18 de novembro de 2025 - 12:19

Diante da liquidação extrajudicial do Banco Master, FGC fará sua 41ª intervenção em três décadas de existência

O QUE FAZER

Investiu em CDBs do Banco Master? Veja o passo a passo para ser ressarcido pelo FGC

18 de novembro de 2025 - 10:23

Com a liquidação do Banco Master decretada pelo Banco Central, veja como receber o ressarcimento pelo FGC

NOVAS REGRAS A CAMINHO?

Debate sobre renovação da CNH de idosos pode baratear habilitação; veja o que muda

18 de novembro de 2025 - 9:45

Projetos no Congresso podem mudar regras da renovação da CNH para idosos, reduzir taxas e ampliar prazos para motoristas acima de 60 anos

MÁQUINA DE MILIONÁRIOS

Loterias turbinadas: Bolas divididas na Lotofácil e na Lotomania acabam em 10 novos milionários

18 de novembro de 2025 - 7:04

Prêmio principal da Lotofácil será dividido entre 14 apostadores, mas só 7 ficaram milionários; Lotomania teve 3 ganhadores, que ainda se deram ao luxo de deixar dinheiro na mesa

SEGUNDA CHANCE

Banco Master recebe nova proposta de compra, desta vez de consórcio integrado por investidores dos Emirados Árabes Unidos

17 de novembro de 2025 - 19:04

Transação está sujeita à aprovação do Banco Central e do Cade e envolveria a compra da totalidade das ações do fundador do Master, Daniel Vorcaro

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar