“A chance de a Bolsa subir agora é a mesma de cair. Não existem mais as assimetrias de meses atrás”, afirma Felipe Guerra, CIO da Legacy Capital
Para gestor, fim dos estímulos acaba com tendência generalizada de alta: é hora de escolher melhor as companhias em que irá investir

Após um bull market que durou quase um ano, com o Ibovespa mantendo uma tendência de alta, sem grandes surpresas, gestores começam agora a repensar algumas de suas posições.
É o caso de Felipe Guerra, sócio fundador e CIO (Chief Information Officer) da Legacy Capital, renomada gestora de recursos independente brasileira, que participou do RadioCash, podcast produzido pela Empiricus em parceria com a Vitreo.
“A construção do nosso portfólio começou há cerca de nove meses, um ano, com uma visão positiva do mercado em geral. Em um cenário calcado em estímulos e na mensuração da pandemia. Dê uma semana para cá, passamos a ver esse portfólio sofrendo modificações”, contou.
Aos olhos do gestor da Legacy, há indícios de alterações macro no horizonte. O fato de o Federal Reserve, o Banco Central americano, ter sinalizado na última semana que está com a “mão no freio” dos estímulos monetários, no caso de a inflação permanecer alta, por exemplo, é um deles. Desta vez, o discurso passou de “a inflação é transitória” para “caso continue avançando, estamos preparados para agir”.
“Quando o Fed começar a puxar, todo mundo sairá puxando. As autoridades monetárias perdem a vergonha. Inclusive, os bancos centrais da Europa já sinalizaram que irão pelo mesmo caminho. Aí temos uma perspectiva de comércio mais travado e de um aperto global”, comentou.
Saiba mais sobre tendências do mercado e as estratégias da Legacy Capital. Acompanhe a entrevista completa com Felipe Guerra, CIO da gestora, convidado desta semana do RadioCash
Leia Também
Bicicletas elétricas e patinetes terão limite de velocidade em São Paulo; entenda as novas regras
96% da Lua vai desaparecer na madrugada e fenômeno poderá ser visto em todo o Brasil; veja horários
Seleção criteriosa: qualidade em primeiro lugar
Se o fim desse ciclo se consolidar, será, para Felipe Guerra, a hora de se ater ao stock picking. Os investidores terão de escolher melhor as ações que irão aportar. “O ambiente ainda é favorável, mas comprar qualidade passa a ser cada vez mais importante do que comprar setor”.
Com os estímulos minguando, a assimetria geral de tendência de alta, para Guerra, acabará. “Diferente do cenário cíclico que a gente acompanhou, em que quase tudo subiu, teremos agora uma janela em que o stock picking será muito mais relevante. Comprar qualidade, não comprar qualquer setor cíclico.”
Líderes de mercado, empresas geradoras de caixa, companhias desalavancadas. Essas ações, para o gestor, ainda possuirão espaço para se valorizarem. “Você terá de construir um portfólio com mais qualidade. Acho que isso se pagará”.
Guerra acredita que companhias que irão se beneficiar da reabertura, como turismo, distribuição de combustíveis e shoppings, também devem surfar.
No Brasil, país que depende muito, historicamente, dos ciclos, não será diferente. “Não estamos pessimistas, mas um pouco mais preocupados”, disse.
Na visão dele, porém, apesar da sinalização da alta de juros mundo afora interromper o avanço generalizado, as companhias brasileiras de commodities, muito impactadas comumente pelos fins dos ciclos, ainda possuem potencial para mais.
“As empresas de commodities brasileiras estão baratas e todas desalavancaram. A Petrobras está com um dividend yield em dólar de 20%, 22%. Vemos o petróleo se beneficiando da reabertura e há ainda a reunião da OPEP. A Vale, nem se fala. Minério tem sustentado seu preço a despeito da desaceleração da China e do esforço desta para derrubar o seu preço”, contou.
Confira agora as análises de Felipe Guerra, CIO da Legacy Capital, sobre a Bolsa e economia brasileira neste RadioCash
O sempre desafiador cenário brasileiro: incertezas adiante
Na avaliação do CIO da Legacy Capital, incertezas surgem no horizonte no país. A reforma tributária seria a mais nova delas. “É um tema complexo que temos à frente. Há uma chance alta de aumento da carga. Uma redução menor do imposto de renda e aumento significativo das taxações de dividendos e JCP”, destacou.
Além disso, o processo de aumento de juros e da inflação conjuntural são outros pontos de atenção. “Se tiver muita surpresa quanto à inflação, se ela for muito mais persistente, teremos um processo de retirada de liquidez de todo o sistema. E como ajudou na hora que entrou, irá atrapalhar quando sair”,disse.
Com o juros nominal ainda baixo, as ofertas públicas iniciais de ações devem ajudar a drenar o caixa do mercado e forçar a busca já mencionada por empresas diferenciadas. Atualmente, há 38 empresas na fila para realizarem seus IPOs na B3, isso sem mencionar ofertas secundárias.
Entre os pontos positivos para o Brasil, Felipe Guerra aponta a recente melhora fiscal - com a relação da dívida pública e o PIB ficando aquém das projeções - e não vê as eleições, mesmo em uma possível batalha de Lula e Jair Bolsonaro, como algo tão prejudicial ao mercado.
“Estamos caminhando para uma eleição imprevisível. Torcemos para que eles briguem pelo centro, já que se radicalizarem demais, perdem esses votos. De qualquer forma, pode ser que não seja tão traumática. Ambos são atores conhecidos, com algum pragmatismo, já sabemos, em parte, como atuam”, concluiu o CIO da Legacy Capital.
Dê o play para ouvir agora todo o bate-papo com Felipe Guerra, CIO da Legacy Capital!
PLANETA EM ALERTA
Oceanos batem recorde histórico de temperatura e assustam especialistas; e o pior ainda pode estar por vir
25 de agosto de 2026 - 10:50CINEMA BRASILEIRO
Oscar 2027: 15 filmes brasileiros disputam vaga para representar o Brasil; veja a lista e os trailers
25 de agosto de 2026 - 10:18RODADA BARULHENTA
Lotofácil 3770 premia aposta simples e 5 bolões com quase R$ 2 milhões cada; loterias terão duas sessões de sorteios hoje
25 de agosto de 2026 - 6:51É HOJE!
INSS e BPC/LOAS são pagos hoje; confira datas de agosto de 2026 e regras dos benefício
25 de agosto de 2026 - 5:08MORAR NA LUA?
Água na Lua: missão da China é adiada e disputa espacial ganha novo capítulo
24 de agosto de 2026 - 17:07NOVAS RELAÇÕES
Do chat ao altar: os casamentos entre humanos e inteligência artificial que já acontecem pelo mundo
24 de agosto de 2026 - 16:15AZEDOU?
Ração para pets ou sorvete? Como uma mudança de prioridade levou a dona da Häagen-Dazs a encerrar distribuição da marca no Brasil
24 de agosto de 2026 - 15:45HERANÇA DO PIX?
Galípolo acende alerta sobre crédito e prepara novas medidas do BC para conter endividamento das famílias
24 de agosto de 2026 - 14:58MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Simples Nacional muda regra e empresas terão de fazer adesão já em setembro; entenda
24 de agosto de 2026 - 14:06NO PÓDIO
‘Homem-Aranha: Um Novo Dia’ continua escalando em bilheteria; Tom Holland terá o filme mais vendido da história?
24 de agosto de 2026 - 13:10ENXUGANDO AS DESPESAS
A conta de luz está pesando no bolso? Condomínios podem aliviar gastos com energia; veja como economizar
24 de agosto de 2026 - 12:31CARMA?
CEO que demitiu 900 funcionários por Zoom perde o comando da própria empresa
24 de agosto de 2026 - 12:30CASTELO DE STRANCALLY
Como é o castelo gótico comprado por Mark Zuckerberg para “ficar mais perto do trabalho”
24 de agosto de 2026 - 10:29DANÇA DAS CADEIRAS
Mega-Sena paga R$ 57 milhões em SC e +Milionária volta a oferecer o maior prêmio das loterias da Caixa
24 de agosto de 2026 - 6:44É HOJE!
IRPF 2026: Receita libera hoje consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda
24 de agosto de 2026 - 5:43ATENÇÃO, ESTUDANTES!
Pé-de-Meia volta a ser pago hoje; confira calendário, valores e quem tem direito em agosto de 2026
24 de agosto de 2026 - 5:06Conteúdo Empiricus
Enquanto o mês do ‘desgosto’ castiga o Ibovespa, traders se preparam para uma disputa milionária
23 de agosto de 2026 - 9:00TEMPESTADE À VISTA?
É hora de comprar ouro? Veja se dois bancões gringos acreditam que é hora de correr para a segurança
22 de agosto de 2026 - 16:02AS MAIS LIDAS
O impacto do Wellhub e Total Pass, a pechincha do Banco do Brasil (BBAS3), investimentos para renda passiva: o que chamou a atenção nesta semana
22 de agosto de 2026 - 14:00Conteúdo Empiricus