O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O sócio-fundador e analista da gestora Encore Asset, tem olhar um positivo para economia em 2022 e disse estar otimista com relação ao mercado financeiro no ano das eleições.
João Luiz Braga, ou, apenas Braga, como assim é conhecido no mercado financeiro, está entre os nomes de maior destaque quando o assunto é investimentos. O goiano, que chegou a São Paulo para cursar engenharia elétrica, tornou-se referência para quem aplica na bolsa de valores e busca um olhar mais analítico dentro deste cenário.
Além de sócio da Encore Asset Manegement, Braga também atua como analista dentro da gestora e traz em sua bagagem profissional, uma trajetória de sucesso em outras empresas por onde passou, como por exemplo: a GP Investimentos e a Credit Suisse Hedging-Griffo, a partir dessas experiências começou a se destacar e ganhar mais notoriedade no mundo das finanças.
Durante sua participação no podcast da Empiricus Mesa Pra Quatro, João afirmou estar otimista com relação à bolsa de valores em 2022, ano marcado pelas eleições para presidente do Brasil. Foi um bate-papo descontraído com Dan Stulbach, ator, Teco Medina, consultor financeiro, e Caio Mesquita, CEO da Empiricus.
Ouça a conversa do analista João Luiz Braga no Mesa Pra Quatro #23, apresentado por Dan Stulbach, Teco Medina e Caio Mesquita.
Segundo o analista, independente de qual seja a indicação de candidatos ou do resultado da disputa presidencial, o saldo tende a ser positivo para o mercado financeiro, de acordo com a sua própria análise simétrica, “nós já conhecemos o pior, então o que vier tem uma grande probabilidade de ser melhor.”
Para ele, de forma geral, hoje, as ações estão muito amassadas na Bolsa. Ele conta que as quatro vezes que viu o indicador Preço/Lucro da Bolsa tão baixo foram em 2008 na crise do subprime; em 2015 no governo Dilma; no ano passado no estopim da pandemia e agora.
Leia Também
“ Eu estou otimista, lógico, não estou achando tudo lindo. Em relação aos preços que estão no mercado hoje, eu estou otimista. A bolsa tem que subir por causa da eleição” disse João Luiz Braga.
O país já vivenciou os piores cenários possíveis dentro do setor econômico, logo o olhar do analista é positivo para os próximos anos, visando uma administração diferente do que já nos foi apresentado.
Quando abordado sobre a ideia de uma terceira via para concorrer à disputa eleitoral, João, se mostra favorável à hipótese levantada. Em sua opinião é uma opção viável.
Os preços na Bolsa refletem o pior cenário hoje, porém a eleição de 2022 é mais previsível do que foi em 2018. Agora todo mundo conhece os dois principais candidatos à presidência - o atual presidente Jair Bolsonaro e Lula, que já ocupou o posto por dois mandatos. Diferente da última disputa, onde era imprevisível, agora o “resultado fica meio óbvio", destaca o gestor.
Mas se houver um bom nome para ocupar a terceira via, o próximo período eleitoral pode ser ainda um divisor importante para a economia no Brasil. Para João, a eleição no ano que abre possibilidade de mudança, onde o saldo pode ser positivo para os investidores.
Além de expert no mercado financeiro, João Luiz Braga também carrega consigo um vasto conhecimento sobre finanças comportamentais e fez questão de compartilhar no podcast.
Vieses comportamentais, são atalhos mentais, que correspondem ao julgamento antecipado ou percepção equivocada de determinada situação. Segundo ele, é preciso manter o senso crítico aguçado para que em ocasiões específicas o indivíduo saiba de pronto agir com mais racionalidade e menos emoção. Esse é o caminho para melhores decisões e resultados.
João, relembrou o início de sua jornada financeira, quando ainda jovem estava desbravando o mercado ações, sem muita pretensão, foi atraído pelo maravilhoso mundo das opções, nível arrojado de investimentos, que o levou ao primeiro susto, quando em uma queda da bolsa, acabou perdendo grande parte do que havia investido. Dessa experiência ele tirou o maior aprendizado da sua vida, como ele mesmo relata, foi o melhor MBA que ele poderia ter tido. Desde então, não saiu mais da bolsa de valores.
Com mais de 15 anos no mercado financeiro, Braga atualmente é sócio-fundador da Encore Asset Manegement, gestora de recursos financeiros independente, focada 100% em fundos de ações.
A empresa foi fundada no final de 2020, e o gestor que já tem seu nome consagrado no cenário financeiro, tem como objetivo levar para Encore, a melhoria nos processos para as assets brasileiras e João demonstrou entusiasmo com mais esse case de sucesso em sua carreira.
Ouça na íntegra o bate papo do Mesa Pra Quatro #23 com João Luiz Braga!
Segundo o FGC, cerca de 160 mil credores poderão ser ressarcidos após a liquidação do Banco Pleno; veja os próximos passos
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a +Milionária é a loteria da Caixa com o maior prêmio em jogo na noite desta quarta-feira (28), mas outras modalidades também prometem prêmios milionários hoje. Confira os valores.
Sem acordo entre EUA e Irã, Brent pode seguir firme; com diplomacia, banco projeta queda e reação da Opep+
Pode ser que você conheça alguém que é milionário e nem percebeu por causa dos hábitos dessas pessoas
Com declaração pré-preenchida ou sem, o indicado é reunir todos os documentos e revisar as informações antes de submetê-las ao Fisco
Linha subsidiada pelo Tesouro busca dar fôlego ao agronegócio e reduzir risco de retração na produção
Não tem o menor problema conversar com uma planta. Isso só é um problema se você ouvir uma resposta, diria um psiquiatra. Mas não se você estiver no Jardim Botânico da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Pode até parecer mentira, mas visitantes do jardim podem conversar com o total de 20 plantas e, o mais […]
A tormenta do Banco do Brasil, a fatura da crise do Banco Master e o Pé-de-Meia foram destaque no Seu Dinheiro; veja as matérias mais lidas dos últimos dias
A Receita Federal mantém uma fiscalização forte sobre as operações de crédito, que obriga as instituições financeiras a reportarem movimentações que ultrapassem R$ 2 mil mensais
Enquanto a Quina e a Mega-Sena acumularam, a Lotofácil fez três vencedores ontem. Confira os números sorteados nas principais loterias da Caixa Econômica Federal
Segundo Alexandre de Moraes, o Supremo decidiu, em 2019, que guardas municipais não têm direito à aposentadoria especial por atividade de risco, e vigilantes não poderiam ter mais benefícios
Exército se prepara para a possibilidade de operações prolongadas caso o presidente Donald Trump ordene um ataque contra o Irã
Banco Central informa que 5.290 chaves Pix do Agibank tiveram dados cadastrais expostos após falha pontual no sistema da instituição
O mundo rico deveria temer as consequências de juros altos para a economia, de olho nos problemas que essas taxas geram no Brasil
Uma alteração momentânea no ano passado fez a cidade se tornar a primeira capital cerimonial do país no século XXI
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou dois editais de concurso público voltados a professores e técnicos administrativos
Dados do FGV IBRE revelam a maior insatisfação dos trabalhadores brasileiros
As loterias da Caixa costumam parar somente aos domingos e nos feriados nacionais. Elas terão calendário alterado durante o Carnaval. Confira a seguir.
Lotofácil foi a única loteria a fazer novos milionários na rodada de quinta-feira. Ganhador recorreu à chamada “teimosinha”.
Apesar de não ser feriado nacional, o Carnaval impacta o funcionamento do mercado financeiro, dos bancos, dos Correios e do transporte público