O “selo Buffett” no Nubank, a falha da Coca-Cola com CR7 e uma fraude no setor de tecnologia; confira os destaques da edição #37 do Tela Azul
Richard Camargo, André Franco e Vinícius Bazan comentam os principais assuntos no mundo das techs em papo descontraído e reforçam o convite para o evento que vai revelar as ações de tecnologia mais promissoras do momento
Prestes a lançar o primeiro evento de investimentos em tecnologia do Brasil, os apresentadores do podcast Tela Azul, Richard Camargo, André Franco e Vinícius Bazan, conversam sobre Warren Buffett e Nubank, Cristiano Ronaldo e Coca-Cola e muito mais em uma edição descontraída do Boteco Tech.
Você já pode dar play abaixo ou continuar lendo para conferir os destaques do episódio:
Antes de continuar, gostaria de te convidar para o evento de investimentos em tecnologia que os apresentadores do Tela Azul estão lançando hoje. Trata-se do Deep Dive Tech, uma imersão totalmente on-line e gratuita, na qual Richard, André e Bazan, analistas da Empiricus, vão apresentar as 10 ações de techs mais promissoras. São empresas com potencial de gerar lucros exponenciais e que estão fora do radar da maioria dos investidores.
Não estamos falando de Apple, Facebook ou Amazon, empresas de tecnologia que já estão consolidadas e já tiveram o seu upside exponencial. Estamos falando de techs que ainda podem crescer muito e entregar alguns múltiplos consideráveis neste que é considerado por Richard o mercado “com os maiores lucros do mundo”.
QUERO PARTICIPAR DO EVENTO GRATUITO QUE VAI REVELAR AS 10 AÇÕES DE TECNOLOGIA MAIS PROMISSORAS
Como saber quando não investir em uma empresa de tecnologia
E já que estamos falando de investimentos promissores, é bom alertar também para quando não vale a pena investir. O Richard Camargo encontrou uma situação dessas recentemente e resolveu compartilhar a história do Tela Azul #37.
Uma plataforma de entretenimento semelhante ao Club House com grande atuação no Norte da África e no Oriente Médio. São 7,3 milhões de usuários que gastam cerca de 4,5 horas por dia nos dois aplicativos da empresa. Essa empresa registrou 50% de crescimento de receitas em 2019 e 119% em 2020. Basicamente, o Facebook em seus estágios iniciais com um preço “de graça” no mercado.
Leia Também
Seria esta a maior barganha de sua vida ou uma fraude?
Para descobrir, Richard começou a olhar outros dados do Yalla Group, esta empresa que, aparentemente, tinha potencial para ser o “próximo Facebook”. Ele achou um relatório de análise da Swan Street Research que mostrava que o Yalla Group tinha várias acusações de fraude e estava com grandes chances de ser deslistado da Nasdaq. O seu CFO (diretor financeiro) estava ocupando esse cargo pela primeira vez na vida. A página da Yalla no Facebook tinha apenas 10 curtidas. Os prints das “salas” (já que um dos apps funciona estilo Clubhouse) mostrava que 50% dos usuários tinham o mesmo nome, ou seja, eram bots. Para completar, os fundadores da Yalla eram ex-executivos de uma empresa que recebeu uma das maiores multas das relações comerciais entre os Estados Unidos e a China.
Ou seja, o Yalla Group estava mais próximo de uma fraude do que de uma barganha.
“Deu pra entender o conceito de quando a gente fala de tech de que não é comprar qualquer coisa, não é olhar quantas vezes receita tá negociando, não é olhar quanto cresce”, ressaltou Richard Camargo, no Tela Azul #37.
Segundo o analista, é essencial fazer uma análise criteriosa das empresas.
E para que você não caia em furadas como esta do Yalla Group, o evento Deep Dive Tech vai revelar as 10 empresas de tecnologia mais promissoras, selecionadas pelos analistas da Empiricus, para você começar a investir em techs já. Para participar, é só se inscrever gratuitamente aqui.
O que o “selo Buffett” significa para o Nubank
Os apresentadores do Tela Azul também comentaram a notícia que movimentou o mercado financeiro no começo de junho: o aporte de US$ 500 milhões da Berkshire Hathaway, empresa do megainvestidor Warren Buffett, no Nubank. Se você quer saber mais detalhes sobre o deal, o Richard Camargo gravou um vídeo curto e super esclarecedor para o Youtube da Empiricus. Veja abaixo:
Agora que o Nubank teve este investimento milionário (em dólares) vindo da Berkshire, a fintech ganhou o que os analistas chamaram de “selo Buffett”. Basicamente, a confiança do maior investidor do mundo pode fazer com que muitas portas se abram para o “roxinho”.
“Isso muda completamente o jogo e talvez, muito do próprio ceticismo do mercado em relação ao Nubank e empresas similares, tem a ver com a falta desses selos. A gente não quer errar sozinho. A gente quer errar todo mundo junto”, disse Vinícius Bazan, no Boteco Tech, edição #37 do Tela Azul.
O que acontece é um fenômeno que George Soros chama de reflexividade - conceito que foi resumido por Richard da seguinte maneira: se todo mundo espera que dê certo, não tem outra opção a não ser dar certo.
O “selo Buffett”, inclusive, já salvou outras empresas. Um exemplo é o extinto banco de investimentos Solomon Brothers, que passou por uma grande crise financeira. No momento em que Buffett assumiu como chairman, o banco voltou a conquistar a confiança dos reguladores e dos clientes e se salvou da crise. Claro, não apenas pela confiança em Buffett mas também pela ótima gestão que o Oráculo de Omaha exerceu na instituição financeira.
O próprio Richard assume que era cético quanto ao Nubank mas que o investimento da Berkshire fez com que ele mudasse de opinião.
O Nubank não está listado na Bolsa. Mas existem outras empresas listadas que também têm a tecnologia como motor propulsor e já podem te render lucros interessantes. Os apresentadores do Tela Azul estão imersos no mundo da tecnologia há meses preparando algumas indicações. Participe gratuitamente do Deep Dive Tech e saiba as 10 apostas do Richard, do André e do Bazan.
Cristiano Ronaldo e Coca-Cola versus Anitta e Nubank: como fazer as estratégias de marketing funcionarem de verdade
E falando de notícias que movimentaram o mercado no mês de junho, a simples atitude de Cristiano Ronaldo de afastar duas garrafas de Coca-Cola da mesa durante uma coletiva de imprensa fez com que a gigante vermelha tivesse queda de 1,6% nas ações.
A estratégia de ter um “embaixador da marca” tem sido muito usada por empresas que querem fortalecer a sua imagem institucional. Voltemos a falar do Nubank, que é um bom exemplo quando se fala de marketing e presença nas redes sociais. Nesta segunda-feira, 21/06, a fintech anunciou Anitta como membro do conselho de administração, o que para os apresentadores do Tela Azul, é “uma das melhores sacadas de marketing que já tiveram”.
Em contraposição, a ideia da Coca-Cola de se associar ao Cristiano Ronaldo parece inautêntica, já que o jogador é considerado um símbolo da alimentação saudável, justamente o oposto de refrigerantes. “Não consigo pensar em um embaixador pior pra Coca-Cola do que o Cristiano Ronaldo, é tudo que ele não representa”, comenta Richard.
Além disso, a edição #37 do Tela Azul também trouxe discussões sobre finanças descentralizadas, a possibilidade de uma nova Bolsa de Valores, blockchain, Amazon e AWS e até mesmo K-Pop. Para conferir o episódio completo, é só dar play abaixo ou procurar por Tela Azul Empiricus na sua plataforma de podcasts favorita:
Ainda dá tempo de se inscrever no Deep Dive Tech, a primeira imersão em techs do Brasil. No evento, os podcasters do Tela Azul vão revelar as 10 ações mais promissoras do mercado de tecnologia, após meses de estudos profundos neste setor que pode entregar os maiores lucros do mundo.
QUERO PARTICIPAR DO DEEP DIVE TECH E CONHECER AS EMPRESAS DE TECNOLOGIA QUE PODEM DAR LUCROS EXPONENCIAIS
Governo estabelece valor do salário mínimo que deve ser pago a partir de 1º de janeiro; veja em quanto ficou
A correção foi de 6,79%, acima da inflação, mas um pouco abaixo do reajuste do ano anterior
Caso Master: Vorcaro, ex-presidente do BRB e diretor do Banco Central vão depor frente a frente no STF
O objetivo é esclarecer as diferentes versões dos envolvidos na tentativa de compra do Banco Master pelo BRB
Das 4 praias mais limpas do Brasil, as 3 primeiras ficam em ilhas — e uma delas no sudeste
Entre as praias mais limpas do Brasil, três estão em ilhas e apenas uma fica no Sudeste, com critérios rigorosos de preservação ambiental
ACSP aciona Justiça Federal para garantir isenção de Imposto de Renda sobre dividendos de micro e pequenas empresas
A medida é uma reação às mudanças trazidas pela Lei nº 15.270, que alterou as regras do IR
Primeiro foguete comercial lançado pelo Brasil explode no céu; ações de empresa sul-coreana derretem
Após uma série de adiamentos, o Hanbit-Nano explodiu logo após a decolagem no Centro de Lançamento de Alcântara e derrubou as ações da fabricante Innospace
Bancos funcionam no Natal e no Ano Novo? Veja o que abre e o que fecha
Bancos, B3, Correios e transporte público adotam horários especiais nas vésperas e nos feriados; veja o que abre, o que fecha e quando os serviços voltam ao normal
Com atenção voltada para prêmio bilionário da Mega da Virada, Lotofácil abre semana fazendo um novo milionário
Lotofácil não foi a única loteria a ter ganhadores ontem; prêmio principal da Super Sete foi dividido por dois apostadores
Ano eleitoral, juros menores e Ibovespa em alta: o que esperar da economia brasileira em 2026
Cenário global favorável para mercados emergentes deve ajudar o Brasil, e trade eleitoral será vetor importante para guiar os investimentos no próximo ano
Só 1 em cada 10 praias de São Paulo está imprópria para banho no início do verão; veja onde
Levantamento da Cetesb mostra melhora em relação ao ano passado e aponta que apenas 1 em cada 10 praias paulistas tem restrição para banho
Brasil tem hoje a última chance de lançar primeiro foguete comercial
Após quatro adiamentos por falhas técnicas, clima e problemas em solo, o Hanbit-Nano, primeiro foguete brasileiro comercial tem nesta segunda-feira a última janela para decolar do Centro de Lançamento de Alcântara
Mega-Sena interrompida: agora toda aposta vale apenas para o bilionário sorteio da Mega da Virada
Mega da Virada vai sortear pela primeira vez na história um prêmio de R$ 1 bilhão; sorteio está marcado para a noite de 31 de dezembro
Final da Copa do Brasil: veja o horário e onde assistir a Corinthians x Vasco
Após empate sem gols no jogo de ida, Corinthians e Vasco decidem o título da Copa do Brasil neste domingo, no Maracanã, com premiação milionária em jogo
“Nossos países não têm mais 10 anos a perder”: para Milei, lentidão do Mercosul é o que está travando acordos com a UE
Na cúpula do Mercosul, presidente argentino acusa o bloco de travar o comércio com burocracia, diz que acordos não avançam e defende mais liberdade para negociações individuais
Mega da Virada em R$ 1 bilhão: prêmio estimado bate os oito dígitos pela primeira vez
Ninguém levou o prêmio de R$ 62 milhões do último sorteio da Mega Sena neste ano, no concurso 2953, que foi a jogo ontem (20). Prêmio acumulou para Mega da Virada
Enquanto União Europeia ‘enrola’ Mercosul vai atrás do próximos na fila para acordos comercias; veja
Enquanto acordo com a UE segue emperrado, bloco aposta em Emirados Árabes, Ásia e Américas para avançar na agenda comercial
Último sorteio da Mega-Sena: R$ 62 milhões vão a jogo hoje no concurso 2.954. Depois, só a Mega da Virada
O concurso 2.954 da Mega-Sena sorteia na noite deste sábado (20) prêmio estimado de R$ 62 milhões. A partir de amanhã as apostas se concentram na Mega da Virada
Com R$ 1,82 trilhão só para pagar juros da dívida e R$ 61 bilhões para emendas, veja os detalhes do Orçamento para 2026
Texto aprovado pelo Congresso prevê despesas de R$ 6,5 trilhões, meta de superávit e destina quase um terço do orçamento fiscal ao pagamento de juros da dívida pública
Silvio Santos vira nome de rodovia em São Paulo — e o trecho escolhido não foi por acaso
Lei sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas rebatiza trecho da Rodovia Anhanguera, entre São Paulo e Jundiaí, em homenagem ao comunicador e empresário
Banco Central se precipitou com a liquidação do Banco Master? TCU dá 72 horas para o regulador se explicar
O Tribunal de Contas da União requer esclarecimentos do Banco Central sobre a decisão de liquidar o Banco Master; entenda
Inflação da ceia de Natal 2025 surpreende e reforça a importância de pesquisar preços
Estudo da FGV aponta variação quase nula nos itens natalinos em 12 meses; alimentos básicos recuam, proteínas seguem em alta e presentes voltam a encarecer após dois anos de alívio
