Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-07-12T19:34:55-03:00
Renan Sousa
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney. Twitter: @RenanSSousa1
O rei está vivo

Hambúrguer, frango ou pizza? Ação do Burger King dispara após anúncio de fusão com a Domino’s

Ações da rede de fast food dispararam quase 8% com o anúncio da associação com a dona da rede de pizzarias, feito no fim de semana

12 de julho de 2021
12:03 - atualizado às 19:34
BK, Popeyes, Bueguer King, Domino's, pizza, hamburguer
Imagem: Divulgação

Hambúrguer, frango ou pizza? Eis uma pergunta poderia ser feita tanto em uma noite de sábado quanto após o anúncio de fusão entre o BK Brasil, dono das redes Burger King e Popeyes no país, e a DP Brasil, dona da rede de pizzarias Domino's por aqui.

Depois de anunciar a transação no fim de semana, os executivos do BK Brasil fizeram uma teleconferência para analistas e investidores entenderem melhor o que pretendem com essa união.

E o mercado parece ter aprovado o cardápio. As ações do Burger King Brasil (BKBR3) passaram o dia operando em forte alta e fecharam com ganhos de 7,92%, cotadas a R$ 12,40.

Com a operação, o BK Brasil passará a operar 1,2 mil restaurantes no país, se tornando a maior empresa de fast food do Brasil.

A operação será realizada com troca de ações, sendo que os acionistas da DP Brasil, que controla a rede de pizzarias, terão cerca de 16% do Burger King, que tem valor de mercado de aproximadamente R$ 3,3 bilhões.

Vale o que vier

De acordo com a apresentação virtual do presidente do BK Brasil, Iuri Miranda, e do CFO da empresa, Gabriel Guimarães, a parceria pretende unir as operações das três marcas - Burger King, Popeyes e Domino's. Entre os destaques, estão a criação de cozinhas centrais e ghost kitchens, focadas apenas em entregas. 

O delivery também é uma peça-chave nessa fusão de operações. Cerca de 60% das entregas da Domino’s são feitas por entregadores próprios da pizzaria.

A empresa calcula que existem 35 milhões de brasileiros que usam o delivery uma ou mais vezes por semana, e os executivos enxergam potencial de crescimento mesmo após o fim da pandemia.

Superatendimento

O delivery deve influenciar ainda mais o resultado da empresa com a proposta de integrar os sistemas de atendimento. Por meio de call centers especializados, as redes Burger King, Popeyes e Domino’s devem aumentar a presença digital.

“Call Center” é um nome um pouco antiquado para o que realmente representa. Esses centros devem focar em pedidos por WhatsApp e pelo aplicativo de cada marca. Outro objetivo é melhorar a experiência dentro das lojas, com tokens de autoatendimento e mais alternativas de pagamento.

A parceria ainda precisa ser aprovada pela CVM, mas as empresas esperam que a operação esteja concluída até o final do quarto trimestre. Entretanto, de acordo com o exposto por Iuri Miranda, a estrutura acionária não deve sofrer maiores alterações.

A expectativa é de que a convocação da assembleia geral extraordinária para deliberar sobre o acordo seja marcada para outubro.

O que pensam os analistas

Para os analistas do BTG Pactual, o movimento é realmente bastante positivo para o Burger King Brasil.

Segundo o banco, além das sinergias operacionais, a fusão dará ao BK um maior poder de barganha com os fornecedores, o que potencialmente pode diminuir os custos para a empresa.

Outro ponto importante, segundo o BTG, é a bem-sucedida estratégia digital da Domino's, que pode ser aproveitada nesta parceria.

Na opinião dos analistas, o segmento de restaurantes no Brasil ainda deve ter dificuldades no curto prazo, mas deve ser um dos mais beneficiados com a retomada da demanda.

"A estratégia de expansão e os números consistentes nos balanços tornam o BK Brasil capaz de continuar ganhando participação neste mercado, ainda bastante fragmentado", diz o BTG.

O banco espera uma melhora média anual de 23% nos resultados do Burger King até 2025, e tem recomendação de compra para a ação.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

PREPARE O BOLSO

O IPTU 2022 ficou mais caro em SP — veja até quando é possível pagar com desconto os boletos que chegam a partir de hoje

O prazo máximo para quitar o imposto varia de acordo com a data limite de recebimento dos boletos, que chegarão entre hoje e 18/02

Novo flerte?

Acionista da Aliansce vai ao “shopping” da bolsa e compra 5,76% da BR Malls após empresa rejeitar fusão

Fundo canadense CPPIB, que integra o bloco de controle da Aliansce Sonae, agora também é acionista relevante da brMalls

BLINK!

Vender Nubank (NUB33)? O que esperar do IPO da Creditas? Eleições 2022? Bitcoin (BTC) ou Microcoins? Saiba sobre esses assuntos e muito mais no BLINK!

Felipe Miranda, estrategista-chefe e CIO da Empiricus, responde às perguntas dos seus seguidores, acompanhe

EXILE ON WALL STREET

O peru de natal e o complexo de vira-latas: confira os alertas e oportunidades para voltar a investir na bolsa brasileira

Com o estouro da bolha tech nos EUA, as ações brasileiras, agora no campo positivo, voltam a ganhar a atenção dos investidores. Veja as portas que se abrem com este cenário

PÍLULA DO MERCADO

Enquanto o bitcoin (BTC) derrete mais de 40% em 2 meses, preço do petróleo bate recordes e pode subir ainda mais; veja 3 investimentos para buscar lucros com a alta

O ano novo não tem sido bom para o bitcoin e para o mercado das criptomoedas no geral, já o petróleo está explodindo e pode subir ainda mais; entenda a ligação entre esses movimentos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies