Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-08-26T19:30:16-03:00
Victor Aguiar
Victor Aguiar
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pelo Instituto Educacional BM&FBovespa. Trabalhou nas principais redações de economia do país, como Bloomberg, Agência Estado/Broadcast e Valor Econômico. Em 2020, foi eleito pela Jornalistas & Cia como um dos 10 profissionais de imprensa mais admirados no segmento de economia, negócios e finanças.
O mercado errou?

Queda da bolsa nas últimas semanas foi exagerada, diz Luis Stuhlberger, gestor do Fundo Verde

Em evento promovido pela XP, o gestor do Fundo Verde, Luis Stuhlberger, se mostrou otimista com a economia brasileira, apesar das tensões

26 de agosto de 2021
16:40 - atualizado às 19:30
Luis Stuhlberger, gestor do Fundo Verde, falando durante evendo do Credit Suisse
Luis Stuhlberger, gestor do Fundo Verde - Imagem: Leo Martins

Uma das vozes mais respeitadas do mercado financeiro brasileiro, Luis Stuhlberger vê um exagero no movimento de correção da bolsa ao longo de agosto. Para o gestor do Fundo Verde, o avanço na vacinação contra a Covid-19, a surpresa positiva com os números do PIB em 2021 e a melhora nos dados de arrecadação criam um cenário construtivo para o país, apesar da inflação alta — e a queda intensa no preço das ações não combina com esse pano de fundo.

"Se a gente olhar para o lado puramente econômico, e resolvendo-se a questão dos precatórios, não se justifica o valuation [da bolsa], o selloff foi exagerado", disse Stuhlberger, em evento promovido pela XP. Em sua avaliação, o aumento na aversão ao risco por parte dos investidores se deve, quase que inteiramente, à maior tensão entre o governo Bolsonaro e o STF.

Com a cautela tomando conta dos mercados, o Ibovespa chegou a bater os 116.642,62 pontos na mínima do mês, no dia 18 — na ocasião, o índice acumulava perdas de 4,2% em agosto. Desde então, a bolsa passou por uma ligeira recuperação e, nesta quinta (26), o Ibovespa já aparece novamente na casa dos 119 mil pontos.

O gestor do Fundo Verde avalia que, apesar do encaminhamento tumultuado da questão dos precatórios no Congresso, o tema deve ser resolvido sem grandes turbulências e sem o rompimento do teto de gastos. Caso esse cenário se concretize, resta então a reancoragem das expectativas de inflação.

As incertezas quanto à trajetória fiscal fizeram com que as curvas de juros de longo prazo passassem por um movimento de abertura — os vencimentos mais longos, inclusive, romperam a casa dos 10% ao ano. Com isso, as projeções de preço-justo das ações caíram, dados os maiores descontos nos fluxos de caixa das empresas da bolsa.

Embora a inflação siga avançando, contaminando inclusive o setor de serviços, Stuhlberger ressalta que os juros longos já começam a se estabilizar — e os possíveis impactos da crise energética sobre o PIB exercem um papel nesse fenômeno. De qualquer maneira, com os DIs sob controle, o cenário para a bolsa já fica mais estável.

Guedes é bom?

Presente no mesmo evento, o gestor de estratégia multimercado e previdência da Verde Asset, Luiz Parreiras, não mediu palavras para se referir ao ministro da Economia, Paulo Guedes — que, inclusive, começava naquele momento a fazer sua apresentação num painel paralelo.

"O ministro, na teoria e no slogan, é bom. Mas é ruim na execução", disse Parreiras, afirmando que Guedes "tem deixado muito a desejar" na negociação política e na gestão do ministério e do processo de reformas econômicas.

As críticas do gestor recaíram especialmente sobre a proposta da reforma Tributária — chamada por ele de 'deforma tributária' — e a PEC dos Precatórios, com a proposta de criação de um fundo de regras excessivamente complexas. "São falhas bem severas de execução".

Fundo Verde e Stuhlberger: quais os melhores ativos

Questionado sobre os melhores ativos para se ter em carteira no momento, Stuhlberger afirmou que o Fundo Verde tem cerca de 30% em ações brasileiras — um nível de alocação que está em linha com a média histórica do fundo. Com a correção recente dos mercados, ele também diz ter elevado a posição em NTN-B 2024 e NTB-B 2028.

Em julho, o Fundo Verde contabilizou perdas de 2,16%, com quase todos os books apresentando desempenho negativo:

  • Ações: -0,97%
  • Moedas + renda fixa + outros: -1,42%
  • CDI: +0,36%
  • Custos: -1,12%
  • Resultado do fundo: -2,16%

No acumulado de 2021, o Fundo Verde tem alta de 1,28%, ficando atrás do CDI, que apresenta rentabilidade de 1,63% no mesmo período.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Mais uma na lista

Corretora de criptomoedas Huobi Global, uma das maiores do mundo, restringe negociações na China

A plataforma também informou que retirará gradualmente as contas existentes no gigante asiático até o fim de 2021

Uma nova gigante tech

Infracommerce (IFCM3) dispara 10% com “aquisição transformacional”; outras techs sentem o baque e caem

A Infracommerce (IFCM3) acertou a compra da Synapcom, ganhando escala no B2B — e pagando um preço relativamente baixo pela rival

NOVO SUSTO

Em crise de liquidez, concorrente da Evergrande esboça pedido de apoio a governo de cidade chinesa

Notícia provocou queda acentuada nas ações da Sunac, que fecharam hoje no nível mais baixo em 4 anos

Crédito disponível

Com juros salgados, Caixa libera empréstimo de até R$ 1.000 no aplicativo Caixa Tem; veja condições

O crédito ficará disponível para assalariados, autônomos, beneficiários de programas sociais e de políticas públicas de distribuição de renda

Bolsa hoje

Destaques do Ibovespa: frigoríficos e empresas ligadas a commodities lideram altas em dia de recuperação; Locaweb (LWSA3) é maior queda

Confira os destaques do pregão desta segunda-feira (27) e não deixe de acompanhar as principais notícias do dia na nossa cobertura de mercados

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies