Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-08-23T14:05:40-03:00
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo
SEM FARAÓ

Bitcoin hoje: empresa é investigada por esquema de pirâmide com criptomoedas em Cabo Frio, o “Novo Egito” desses golpes

Acredite se quiser: a pequena cidade do Rio de Janeiro já é conhecida pela fama desses golpes. Saiba como se prevenir

23 de agosto de 2021
12:30 - atualizado às 14:05
Rio de Janeiro RJ Egito Pirâmide Esfinge Bitcoin Cristo Redentor
Imagem: Shutterstock, com intervenção de Andrei Morais

No último domingo (22), o programa Fantástico revelou um esquema de pirâmide que está sendo investigado pelo Ministério Público (MP), pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e também pela Polícia Federal em Cabo Frio, no Rio de Janeiro.

A cidade ganhou o apelido de “Novo Egito” pela quantidade de esquemas de pirâmide que surgiram no local. 

O principal alvo das investigações é Glaidson Acácio dos Santos, dono da G.A.S Consultoria Bitcoin, empresa com o maior número de investidores na cidade. A consultoria também é a que mais possui denúncias na CVM, no MP e na PF

A GAS Consultoria é acusada pelo Ministério Público de praticar um esquema de pirâmide financeira em bitcoin. Em nota, a empresa afirmou que está cooperando com as autoridades.

Bitcoin: bolha e esquema de pirâmide

Aqui no Seu Dinheiro nós já falamos sobre os mitos e verdades envolvendo bitcoin e outras criptomoedas. Preparamos um vídeo de 1 minuto com seis dicas para você não cair em golpes envolvendo esse tipo de investimento. Confira:

Confira também abaixo um resumo do que é e como se prevenir desses golpes: 

Esquema de pirâmide

A pirâmide financeira funciona da seguinte forma:

“As novas pessoas que entram servem para remunerar quem já está dentro do negócio. Em algum momento, quando param de entrar e dar dinheiro, o valor seca e você perde o que é aplicado”

explica Marcel Andrade, Head de Renda Variável da Vitreo

Ele afirma que existem pessoas que querem “acertar o momento de entrar” em uma pirâmide. Dessa forma, quando o negócio ruir, o retorno está garantido. “Quer especular? Entra na bolsa que, pelo menos, existem órgãos que regulam as atividades”, comenta ele. 

Para se prevenir desse tipo de golpe, fique atento ao registro das empresas. Para oferecer serviços financeiros, elas precisam ter certificados emitidos pela CVM, Bovespa e Banco Central. 

Mas as criptomoedas ainda não têm uma regulamentação no Brasil, o que abre caminho para intermediários mal intencionados. A dica é investir em corretoras conhecidas e evitar promessas de ganhos astronômicos. A própria CVM não garante retorno em renda variável. 

Bolha financeira

É uma valorização atípica de um ativo. Foi o que aconteceu em 2008, com a bolha imobiliária nos Estados Unidos. Vale destacar que esse aumento de preços acontece sem fundamento algum e, quando a bolha estoura, pode deixar muita gente sem dinheiro.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

sem escassez

Fábrica da Tesla em Xangai deve terminar setembro com 300 mil carros produzidos em 2021

Marca será atingida mesmo em meio a uma escassez global de semicondutores, disseram duas fontes da montadora à Reuters

Fim da pandemia

CEO da Pfizer prevê que voltaremos à vida normal dentro de um ano, mesmo com novas variantes do coronavírus

Albert Bourla acredita que vacinação contra a covid-19 se tornarão anuais, para cobrir novas variantes, e que vacinas durarão um ano

ainda não acabou

Controladores da Alliar (AALR3) contratam XP para vender o negócio, diz jornal

Empresa de diagnósticos foi alvo, recentemente, de disputa pelo controle pela Rede D’Or e fundos ligados ao empresário Nelson Tanure

Mais recursos

Democratas aprovam pacote de US$ 3,5 tri no Comitê de Orçamento da Câmara dos EUA

Recursos serão destinados à rede de segurança social e programas relacionados a mudanças climáticas. Obtenção de quase unanimidade para aprovação no Congresso é desafio

Clube do livro

“Era para termos entrado no Primeiro Mundo há 30 anos”, escreve Gustavo Franco em seu novo livro “Lições Amargas”; leia a resenha completa

O ex-presidente do Banco Central tece críticas ao Brasil e sua estagnação prolongada e apresenta uma “história provisória da atualidade”

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies