No último domingo (22), o programa Fantástico revelou um esquema de pirâmide que está sendo investigado pelo Ministério Público (MP), pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e também pela Polícia Federal em Cabo Frio, no Rio de Janeiro.
A cidade ganhou o apelido de “Novo Egito” pela quantidade de esquemas de pirâmide que surgiram no local.
O principal alvo das investigações é Glaidson Acácio dos Santos, dono da G.A.S Consultoria Bitcoin, empresa com o maior número de investidores na cidade. A consultoria também é a que mais possui denúncias na CVM, no MP e na PF.
A GAS Consultoria é acusada pelo Ministério Público de praticar um esquema de pirâmide financeira em bitcoin. Em nota, a empresa afirmou que está cooperando com as autoridades.
Bitcoin: bolha e esquema de pirâmide
Aqui no Seu Dinheiro nós já falamos sobre os mitos e verdades envolvendo bitcoin e outras criptomoedas. Preparamos um vídeo de 1 minuto com seis dicas para você não cair em golpes envolvendo esse tipo de investimento. Confira:
Confira também abaixo um resumo do que é e como se prevenir desses golpes:
Esquema de pirâmide
A pirâmide financeira funciona da seguinte forma:
“As novas pessoas que entram servem para remunerar quem já está dentro do negócio. Em algum momento, quando param de entrar e dar dinheiro, o valor seca e você perde o que é aplicado”
explica Marcel Andrade, Head de Renda Variável da Vitreo
Ele afirma que existem pessoas que querem “acertar o momento de entrar” em uma pirâmide. Dessa forma, quando o negócio ruir, o retorno está garantido. “Quer especular? Entra na bolsa que, pelo menos, existem órgãos que regulam as atividades”, comenta ele.
Para se prevenir desse tipo de golpe, fique atento ao registro das empresas. Para oferecer serviços financeiros, elas precisam ter certificados emitidos pela CVM, Bovespa e Banco Central.
Mas as criptomoedas ainda não têm uma regulamentação no Brasil, o que abre caminho para intermediários mal intencionados. A dica é investir em corretoras conhecidas e evitar promessas de ganhos astronômicos. A própria CVM não garante retorno em renda variável.
Bolha financeira
É uma valorização atípica de um ativo. Foi o que aconteceu em 2008, com a bolha imobiliária nos Estados Unidos. Vale destacar que esse aumento de preços acontece sem fundamento algum e, quando a bolha estoura, pode deixar muita gente sem dinheiro.