🔴 DUAS AÇÕES DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODEM DOBRAR DE VALOR NA SUA CARTEIRA – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

segredos da bolsa

Com “Super Quarta” à frente, semana deve ser marcada por cautela e otimismo dos mercados

A divulgação de outros dados econômicos ao longo da semana deve colocar ainda mais pressão da decisão do Fed e do BC brasileiro

Federal Reserve
Imagem: Shutterstock

Depois de uma semana marcada por dados da inflação, tanto aqui como nos Estados Unidos, quem deve tomar o protagonismo agora são os Bancos Centrais. Teremos uma “Super Quarta”, com decisões de política monetária do BC brasileiro e do Federal Reserve, o BC americano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas antes disso, ainda devem ser divulgados outros dados que vão colocar ainda mais pressão sobre as instituições financeiras. Nesta segunda-feira (14) teremos a divulgação do IBC-Br, considerado uma prévia do PIB brasileiro, além do indicador de inflação por faixa de renda do Ipea.

O Boletim Focus de hoje também deve dar o tom da reunião da quarta-feira (16). No último relatório, a perspectiva de crescimento do PIB foi elevada para 4,36%, frente aos 3,96% da publicação anterior.

Além disso, a perspectiva de inflação também foi elevada. O IPCA passou de  5,31% para 5,44%, segundo o relatório da última segunda-feira (07). De acordo com a última publicação do IBGE, o índice de preços disparou e atingiu a maior alta para o mês de maio, superando as estimativas mais pessimistas.

Mesmo assim, a expectativa do mercado é de que a Selic atinja o patamar de 5,75% e fique assim até o final do ano. Atualmente, a taxa está em 3,5% e, com mais 4 reuniões pela frente, o Copom terá bastante trabalho se quiser conter o dragão inflacionário. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

[captacao]

Leia Também

A AÇÃO FAVORITA DOS ANALISTAS

É hora de ser defensivo: veja a ação mais recomendada para proteger a sua carteira no pós-eleição

REFORÇO NO CAIXA

Fundo imobiliário pode embolsar R$ 160 milhões com venda de fatias de shoppings; veja ganho por cota

LIVE SEU DINHEIRO

O que podemos esperar da reunião do Copom desta semana? Victor Aguiar comenta o que esperar da decisão de política monetária no Instagram, às 9h30.

Federal Reserve

O Banco Central americano também deve estar entre o fogo e a frigideira esta semana. Os dados de emprego do payroll chegaram a desanimar, mas os índices de inflação do país apontaram que a economia dos EUA ainda não está superaquecida. 

Para esta reunião da Super Quarta, é esperado que a taxa de juros fique em 0,25%, com direito à clássica coletiva pós-FOMC do presidente da instituição, Jerome Powell. O Fed já afirmou que o momento inflacionário é transitório e que está pronto para agir caso os preços disparem. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas o investidor já está cansado de promessas e quer mais ações por parte da instituição. Por mais que os temores de um superaquecimento da economia na retomada das atividades estejam atenuados, ainda há um longo caminho para a recuperação no período pós-pandemia.

Bolsas pelo mundo hoje

Neste cenário, os principais índices asiáticos encerraram o pregão de maneira mista, tendendo para a alta. As bolsas chinesas e de Taiwan não abriram em virtude do feriado local desta segunda-feira, o que reduziu a liquidez dos mercados. 

Por outro lado, a Europa avança nesta manhã, com os investidores animados com o dado de atividade econômica da região. Os futuros de Nova York também apontam para uma abertura em alta, à espera da decisão do Fed na quarta-feira. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agenda semanal

Segunda-feira (14)

  • Banco Central: Boletim Focus semanal (8h25)
  • Banco Central: IBC-BR, considerado uma prévia do PIB (9h)
  • Ipea: Indicador de inflação por Faixa de Renda (10h)

Terça-feira (15)

  • Estados Unidos: Vendas no varejo de maio (9h30)
  • Estados Unidos: Índice de preços ao produtor, chamado PPI e Núcleo do PPI, vendas no varejo e atividade industrial (9h30)
  • China: Vendas no varejo, produção industrial e investimentos em ativos fixos em maio (23h)

Quarta-feira (16)

  • Estados Unidos: Secretária do Tesouro, Janet Yellen, testemunha no Senado sobre Orçamento (11h)
  • Estados Unidos: FOMC anuncia sua decisão sobre juros (15h)
  • Estados Unidos: Presidente do Fed, Jerome Powell, participa de coletiva de imprensa após decisão de política monetária (15h30)
  • Brasil: Copom anuncia sua decisão sobre juros (18h30)
  • Estados Unidos: Presidente dos EUA, Joe Biden, se reúne com presidente da Rússia, Vladimir Putin, na Suíça (sem horário específico)

Quinta-feira (17)

  • Estados Unidos: Pedidos de auxílio desemprego (9h30)
  • Estados Unidos: Secretária do Tesouro, Janet Yellen, testemunha na Câmara dos Representantes sobre orçamento (11h)

Sexta-feira (18)

  • Brasil: FGV divulga segunda prévia do IGP-M de junho (8h)
  • Estados Unidos: Diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, participa de evento do Instituto Brookings sobre precificação do carbono (11h)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gráfico de ações e bandeira do Brasil para representar a bolsa brasileira 3 de novembro de 2026 - 14:02
CSN Cimentos IPO CSNA3 CMIN3 recompra de ações 3 de novembro de 2026 - 12:49
Ilustração do Pacman comendo imóveis 3 de novembro de 2026 - 9:39
No campo petrolífero, ao entardecer, as bombas de petróleo estão em funcionamento. O reflexo das bombas e do belo pôr do sol na água cria a silhueta da unidade de bombeio ao entardecer 2 de novembro de 2026 - 16:19
Luiz Inácio Lula Da Silva vota no segundo turno da eleição 2026, em São Bernardo do Campo 2 de novembro de 2026 - 13:05
mulheres-B3-bolsa-de-valores-mercado 31 de outubro de 2026 - 18:07
Raios e nuvens escuras de uma tempestade emolduram o logo do Banco do Brasil (BBAS3) 31 de outubro de 2026 - 13:15
Touro da B3 triste 31 de outubro de 2026 - 9:15
Imagem traz a palavra Ibovespa em dourado, com tinta vermelha escorrendo pelas letras. Ao fundo, um gráfico em vermelho e azul 30 de outubro de 2026 - 18:23
coca-cola 30 de outubro de 2026 - 11:52
Montagem com Baianinho, mascote da Casas Bahia (BHIA3) 30 de outubro de 2026 - 10:19
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 27 de outubro de 2026 - 16:08
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar