O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Os dirigentes do banco central norte-americano reforçaram que alta nos preços é fruto de fatores transitórios e ainda é cedo para decidir se a trajetória ascendente é ou não preocupante
A divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, da sigla em inglês) dos Estados Unidos de abril, que veio acima das previsões dos analistas, mexeu com os mercados e motivou declarações de membros do Federal Reserve (Fed) nesta quarta-feira (12).
O índice subiu 0,8% no mês anterior, resultado superior aos 0,2% esperados pelas projeções e à alta de 0,6% registrada em março. Além disso, o CPI avançou 4,2% na comparação anual, também acima das expectativas de 3,6%.
O vice-presidente da instituição, Richard Clarida, afirmou que, embora espere que a alta recente na inflação nos Estados Unidos seja fruto de fatores transitórios, reagirá aos dados conforme eles sejam divulgados.
Já o presidente da distrital de Atlanta do banco central dos EUA, Raphael Bostic, buscou trazer tranquilidade aos norte-americanos e disse que ainda é cedo para decidir se a inflação entrou em uma trajetória preocupante.
Porém, as falas não foram capazes de aplacar a reação dos mercados ao redor do mundo. Em Nova York, o índice Dow Jones terminou o dia com recuo de 1,99%, enquanto por aqui o Ibovespa fechou em forte queda de 2,65%, aos 119.710 pontos.
Durante evento virtual da National Association for Business Economics (Nabe), Richard Clarida admitiu que ficou um tanto “surpreso” com o resultado do CPI, mas reforçou que, assim como o payroll, este era “apenas” um dado.
Leia Também
Para Clarida, a reabertura da economia tem colocado "certa pressão" sobre os preços, com a retomada global afetando preços de commodities, por exemplo. Ele prevê que, conforme os negócios reabrem, "haverá certos desequilíbrios" e gargalos entre a oferta e a demanda podem pressionar a inflação mais do que o esperado.
O dirigente prometeu ficar "bastante atento" às várias medidas de expectativas de inflação no médio prazo e indicou que, caso elas sofram uma desancoragem, existe o compromisso do banco central de usar os instrumentos disponíveis para acertar o rumo dos preços rumo à meta de longo prazo de 2%.
"Vamos separar o que é transitório do que não é e garantir inflação na meta", declarou. Além disso, salientou que, para reduzir suas compras de bônus, o Fed deseja ver "progresso substancial" rumo a suas metas para o emprego e a inflação.
Enquanto Clarida destacou o compromisso do Fed com a recuperação econômica, o presidente da distrital de Atlanta apontou que os níveis atuais dos preços ainda são cômodos para a instituição: “Ficaremos confortáveis com inflação para atingirmos a meta de 2% a longo prazo”.
De acordo com Bostic, que tem direito a voto nas reuniões do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) do Fed, a economia americana está em fase de transição, que tem sido "turbulenta" por conta de fatores temporários que não exigem reação da instituição.
"É esperado que haja uma quantidade razoável de volatilidade nos preços em tempos como este", avaliou.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Mesmo com sinais de arrefecimento da inflação, Gabriel Galípolo afirma que mercado de trabalho forte e salários em alta exigem cuidado extra com cortes na taxa básica
A proposta é antecipar as contribuições ordinárias dos associados do FGC, de 2026 a 2028, além de exigir uma contribuição extraordinária, segundo o jornal O Globo.
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a Quina é a loteria da Caixa com o maior prêmio em jogo na noite desta segunda-feira (9); confira os valores.
Nos últimos cinco anos, a queda do consumo de vinho foi de 22,6%. O último ano positivo foi 2020, início da pandemia, quando o isolamento obrigou muitos argentinos a ficar em casa
Pagamentos de dividendos e JCP ocorrem em conjunto com a temporada de divulgação de balanços das principais empresas da B3
Dados preliminares mostram que, dos dias 1o a 29 de janeiro, a entrada de recursos na bolsa vindos do exterior somou R$ 25,3 bilhões
A única loteria que contou com um vencedor na categoria principal foi a Lotofácil 3608
Enquanto o bilionário projeta um mundo sem mercado de trabalho, o debate filosófico e a ficção científica oferecem pistas sobre suas consequências
Concurso 2970 acontece em São Paulo; último sorteio pagou R$ 141,8 milhões para uma única aposta
Na época da deflagração da operação, Sidney chegou a ser preso, porém foi solto dias depois. Agora, o MP pede à Justiça que os acusados usem tornozeleira eletrônica
Mega-Sena vinha acumulando desde o sorteio da Mega-da Virada. Lotofácil teve um total de 48 ganhadores. Todas as demais loterias sorteadas na quinta-feira (5) acumularam.
Investigação apura crimes contra o sistema financeiro e questiona o que havia por trás da negociação
Com instabilidade no radar, Brasil lidera a saída de milionários na América Latina e aparece entre os países que mais perderam fortunas no mundo em 2025
Uma sequência incomum de erupções solares levou a Nasa e a NOAA a adotarem monitoramento contínuo; o fenômeno não oferece risco às pessoas, mas pode afetar satélites, comunicações e sistemas de GPS.
Capaz de resistir a radiação, falta de água, temperaturas extremas e até ao vácuo do espaço, o urso-d’água desafia os limites da biologia e entra na lista dos seres mais resistentes já estudados
A Lotomania roubou a cena da Lotofácil, que acumulou pela primeira vez em fevereiro na noite mais movimentada da semana no Espaço da Sorte.
A dificuldade de entender o mercado financeiro e o receio de golpes são entraves para que brasileiros invistam dinheiro que está parado
Os anos 80 de fato foram culturalmente riquíssimos: Michael Jackson estava no auge, o filme “E.T.” lotava os cinemas e a estética das vestimentas e discotecas da época causa controvérsia até hoje. Para completar os anos de ouro, a GM laçou um carro que permanece na memória dos brasileiros tantas décadas depois: o Chevrolet Monza. O nome de fato marcou gerações […]
O chefe da Casa Branca destacou que o projeto orçamentário continuará financiando o Departamento de Segurança Interna (DHS, em inglês)
Vencedor ou vencedora do prêmio milionário do concurso 3604 da Lotofácil vinha insistindo sempre nos mesmos números por meio do dispositivo conhecido como ‘teimosinha’.