Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-05-21T15:00:26-03:00
Renan Sousa
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney. Twitter: @RenanSSousa1
China X Bitcoin

China fecha o cerco para mineração de bitcoins e criptomoeda cai mais de 10%

Essa é a segunda vez na semana que o governo chinês faz menção a criptomoedas

21 de maio de 2021
12:26 - atualizado às 15:00
Bitcoin,Mining,Concept;,Miniature,Excavator,And,Bitcoin,Coins,(physical,Version)
Imagem: Shutterstock

O governo da China deu mais um passo na sua lei contra especulação. De acordo com o vice-primeiro-ministro do país, Liu He, "para prevenir e controlar com firmeza os riscos financeiros, o país deve reprimir a mineração de bitcoins".

A informação foi divulgada na ata da 51º reunião do Comitê de Estabilidade Financeira e Desenvolvimento do Conselho de Estado. "É necessário manter o bom funcionamento dos mercados de ações, títulos e câmbio, reprimir severamente as atividades ilegais de valores mobiliários e punir severamente as atividades financeiras ilegais", afirma o documento.

Isso fez as cotações da principal criptomoeda do mundo despencarem. Por volta das 12h, o bitcoin era comercializado a US$ 36.771,80, uma queda de 11,33% nas últimas 24h. A desvalorização já atinge os 28,46% nos últimos sete dias.

O primeiro fundo de índice da B3 também sentiu a queda no mercado cripto. O HASH11 recuava 6,75%, aos R$ 38,00, no mesmo horário. De acordo com o Coin Market Cap, o valor de todo o mercado de criptomoedas cai 10,71%, chegando a 1,64 trilhão nas últimas 24h.

Novidade

Essa é a primeira vez que o alto escalão do gigante asiático faz uma menção direta à mineração. Esta semana, o governo chinês proibiu que bancos e instituições financeiras oferecessem serviços em criptomoedas, o que também afetou as cotações do bitcoin.

O jornalista chinês, Wu Blockchain, especialista na cobertura de criptomoedas no país, lembrou em sua conta no twitter que o documento destaca a preocupação do governo com a emissão de carbono.

"Isso pode estar relacionado ao recente ataque de Elon Musk ao consumo de energia do bitcoin. O governo chinês se comprometeu a zerar as emissões de carbono no ano passado. Infelizmente, a mineração de bitcoin foi a primeira a ser afetada", comentou.

Entretanto, nós já explicamos aqui no Seu Dinheiro que um estudo recente aponta que o bitcoin não consome tanta energia quanto o atual sistema bancário.

Ainda carecem maiores informações sobre o que o governo chinês deve fazer, de fato, para impedir a mineração.

A China é responsável por boa parte do hashrate, a taxa de mineração, do mundo. Uma queda no hashrate da rede afeta diretamente a cotação do bitcoin e a segurança da rede.

Você pode entender mais sobre mineração de bitcoins clicando aqui.

A mineração serve, basicamente, para validar as transações e colocar novos bitcoins em rede. De acordo com o Cambridge Bitcoin Electricity Consumption Index, a China corresponde por 65% de todo hashrate de mineração.

Fonte: Bitcoin Electricity Consumption Index

O segundo colocado, os Estados Unidos, contribui com um nono do poder de mineração, com pouco mais de 7%.

E o mercado vai mal

Se a semana já faria o mercado de criptomoedas fechar no vermelho, agora bateu-se o martelo. Por volta das 12h, 8 das 10 principais criptomoedas do mercado registravam queda na casa dos dois dígitos.

Fonte: Coin Market Cap

*Em atualização

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

GÁS NA TRAMITAÇÃO

Projeto de lei pode conter alta dos combustíveis, mas precisa ser aprovado ainda este ano, defende relator

A medida, que cria um programa de estabilização do valor do petróleo e derivados, foi a forma encontrada para amenizar a alta dos preços sem interferir na política da Petrobras

CARNE FORTE

Marfrig sobe mais de 5% hoje, mas ainda deve saltar 60% nos próximos meses, projeta Bank of America

O Bank of America recalculou as projeções financeiras para o próximo ano e vê a empresa lucrando muito mais do que o previsto no cálculo anterior

DESTAQUES DO DIA

Varejo abaixo do esperado derruba Magazine Luiza (MGLU3), mas companhias aéreas sobem forte com vacinas eficazes contra a ômicron

Enquanto o Magalu recua mais de 8%, as empresas do setor aéreo aproveitam para engatar uma recuperação

bitcoin (BTC) hoje

O rali de fim de ano do bitcoin (BTC) derrapou. E você, novato em criptomoeda, pode ser o culpado

O movimento de queda do bitcoin das últimas semanas veio dos novos investidores em cripto, chamados de short-term holders, segundo a Glassnode

DE OLHOS BEM FECHADOS

O IPO do cheque em branco chega ao Brasil: Alvarez & Marsal quer fazer oferta pública para lançar Spac na B3

Modalidade existe há mais de 20 anos nos EUA, mas ainda é inédita no Brasil; entenda como funciona

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies