Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
SOBE O TETO

Cada vez mais complicado: governo cede à pressão dos bancos e eleva os juros cobrados no consignado

Febraban alega que redução do teto durante a pandemia vinha pressionando os custos de captação, desestimulando, assim, a oferta do consignado

Imagem: Shutterstock

Se o cenário de juros altos já é uma realidade consolidada há décadas no Brasil, a situação vai piorar um pouco mais em 2022. Como se não bastasse a alta generalizada nos preços, os aposentados e pensionistas do INSS terão que se preparar para o aumento no teto de juros para o empréstimo consignado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), responsável por todas as decisões relacionadas à Previdência Social, decidiu reposicionar o teto desse modelo de empréstimo, que conta com o desconto já na folha de pagamento, para seu patamar pré-pandemia.

Assim, o limite vai passar de 1,80% para 2,14% ao mês a partir de 2022. Já para operações feitas com cartão de crédito, a taxa vai passar de 3% para 3,06% ao mês.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o conselho entendeu que era necessário adequar a taxa ao cenário instável do mercado financeiro, mas enfatizou tratar-se somente de um teto, e não necessariamente da taxa a ser aplicada pelos bancos.

Taxa maior, limite e prazo menores

Além da elevação do teto de juros, o CNPS decidiu diminuir a proporção de renda que o aposentado ou pensionista do INSS poderá comprometer com o empréstimo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir de janeiro do próximo ano, será possível utilizar somente 35% da renda mensal com o consignado, sendo 30% para o empréstimo e 5% para o cartão de crédito consignado. Durante a pandemia, o limite era de 40% no empréstimo e 5% no cartão.

Leia Também

POLÍTICA MONETÁRIA

Mercado aposta em corte da Selic, mas pode dar com a cara na porta: “Não há sinalização” para agosto, diz Galípolo

TOME NOTA

A bolsa não para nem para a Copa do Mundo? Como será o funcionamento da B3 na segunda-feira do jogo do Brasil

Já o prazo máximo para quitar o empréstimo vai cair de sete para seis anos. Ou se você preferir em meses, de 84 para 72.

Maior oferta

Essa modalidade de crédito ganhou espaço nos últimos anos justamente por proporcionar taxas de juro mais baixas aos contemplados. Isto se deve ao fato de o crédito consignado ser descontado na folha de pagamento, o que, na prática, anula a chance de inadimplência.

Para a Febraban, entidade que representa os bancões, a alta no teto dos juros possuiria um lado positivo: mais pessoas terão acesso aos financiamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo os bancos, a redução do teto durante a pandemia vinha pressionando os custos de captação, o que desestimulava a oferta do consignado pelas instituições financeiras.

*Com informações de Estadão Conteúdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Henrique Meirelles 25 de junho de 2026 - 10:44
copa do mundo seleção brasileira 25 de junho de 2026 - 10:10
Logo Wendy´s 24 de junho de 2026 - 15:46
Em primeiro plano, Flávio Serrano, economista-chefe do Banco BMG. Em segundo plano, Gabriel Galíopolo, presidente do Banco Central do Brasil. Em destaque, a frase: O problema de Galípolo 24 de junho de 2026 - 13:35
ID da foto:1307414278 24 de junho de 2026 - 10:31

PROGRAMA NACIONAL CELULAR SEGURO

Nova fase do Celular Seguro: governo cria banco nacional para rastrear celulares roubados

24 de junho de 2026 - 10:31
cidades - são paulo 24 de junho de 2026 - 9:30
leilão itaú 24 de junho de 2026 - 9:01
Ilustração com bilhete premiado de Mega-Sena em frente ao Teatro Amazonas em Manaus. 24 de junho de 2026 - 6:58
Fachada de prédio da Petrobras (PETR4) 23 de junho de 2026 - 16:34
Lanche Hawaiian Airlines 23 de junho de 2026 - 13:13
acordo de paz; estados unidos. irã 23 de junho de 2026 - 10:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar