Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
SOBE O TETO

Cada vez mais complicado: governo cede à pressão dos bancos e eleva os juros cobrados no consignado

Febraban alega que redução do teto durante a pandemia vinha pressionando os custos de captação, desestimulando, assim, a oferta do consignado

Imagem: Shutterstock

Se o cenário de juros altos já é uma realidade consolidada há décadas no Brasil, a situação vai piorar um pouco mais em 2022. Como se não bastasse a alta generalizada nos preços, os aposentados e pensionistas do INSS terão que se preparar para o aumento no teto de juros para o empréstimo consignado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), responsável por todas as decisões relacionadas à Previdência Social, decidiu reposicionar o teto desse modelo de empréstimo, que conta com o desconto já na folha de pagamento, para seu patamar pré-pandemia.

Assim, o limite vai passar de 1,80% para 2,14% ao mês a partir de 2022. Já para operações feitas com cartão de crédito, a taxa vai passar de 3% para 3,06% ao mês.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o conselho entendeu que era necessário adequar a taxa ao cenário instável do mercado financeiro, mas enfatizou tratar-se somente de um teto, e não necessariamente da taxa a ser aplicada pelos bancos.

Taxa maior, limite e prazo menores

Além da elevação do teto de juros, o CNPS decidiu diminuir a proporção de renda que o aposentado ou pensionista do INSS poderá comprometer com o empréstimo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir de janeiro do próximo ano, será possível utilizar somente 35% da renda mensal com o consignado, sendo 30% para o empréstimo e 5% para o cartão de crédito consignado. Durante a pandemia, o limite era de 40% no empréstimo e 5% no cartão.

Leia Também

PROFECIA AUTORREALIZÁVEL

Ganhador do Nobel de Economia vê no medo da IA uma ameaça potencialmente maior que a própria tecnologia

CARA E COROA

A cara do rei: Moedas do Reino Unido ganham efígie de Charles III e são remodeladas para ajudar as crianças no aprendizado da matemática

Já o prazo máximo para quitar o empréstimo vai cair de sete para seis anos. Ou se você preferir em meses, de 84 para 72.

Maior oferta

Essa modalidade de crédito ganhou espaço nos últimos anos justamente por proporcionar taxas de juro mais baixas aos contemplados. Isto se deve ao fato de o crédito consignado ser descontado na folha de pagamento, o que, na prática, anula a chance de inadimplência.

Para a Febraban, entidade que representa os bancões, a alta no teto dos juros possuiria um lado positivo: mais pessoas terão acesso aos financiamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo os bancos, a redução do teto durante a pandemia vinha pressionando os custos de captação, o que desestimulava a oferta do consignado pelas instituições financeiras.

*Com informações de Estadão Conteúdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
fundos de investimento dividendos ações mercado 1 de julho de 2026 - 10:00
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 30 de junho de 2026 - 20:06
querosene petrus 30 de junho de 2026 - 14:54

TRABALHA E TRABALHA

Anvisa proíbe marca querosene por produção desconhecida

30 de junho de 2026 - 14:54
lanche de graça burguer king serasa bk (1) ID da foto:1309352410 30 de junho de 2026 - 13:36
taça copa do mundo 30 de junho de 2026 - 11:04
desenrola caixa economica federal (1) 29 de junho de 2026 - 13:54
repelente repele anvisa (1) ID da foto:992623726 29 de junho de 2026 - 13:41
Bilhetes da Mega-Sena e da +Milionária brincam de dança das cadeiras em clima de festa junina. 29 de junho de 2026 - 7:23
29 de junho de 2026 - 6:57
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 29 de junho de 2026 - 6:18
Confira os números da Quina de São João. 28 de junho de 2026 - 14:23
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar