🔴 ONDE INVESTIR EM MARÇO: ESPECIALISTAS TRAZEM INSIGHTS SOBRE MACRO, AÇÕES, RENDA FIXA, FIIS E CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

O que será de 2021: o melhor do Seu Dinheiro na semana

2 de janeiro de 2021
12:00
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Caro leitor,

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostaria de começar 2021 com um desejo de feliz ano novo para você e sua família! Muita paz, alegrias, realizações e bons investimentos.

O ano que passou com certeza não deixará saudades em ninguém. Uma pandemia praticamente sem precedentes históricos parou o mundo todo, provocando infelizmente milhões de mortes.

Do lado da economia, vimos os países paralisando suas atividades para evitar a disseminação da covid-19. A consequência foi uma recessão da magnitude da Crise de 1929, com desemprego em massa e fechamento de milhões de empresas. Ninguém atravessou o ano ileso.

Mas, no meio de todo este caos, 2020 mostrou aspectos positivos sobre nós. Desafiada, a humanidade conseguiu demonstrar solidariedade, com inúmeros exemplos de pessoas ajudando aquelas mais necessitadas e vulneráveis à pandemia. Os governos atuaram para evitar o pior, injetando dinheiro nas economias, e nós conseguimos desenvolver uma vacina contra covid-19 em tempo recorde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tudo isto gera perspectivas animadoras para 2021. Vemos a pandemia próxima do fim, e isso começou a se traduzir em retomada da economia já no segundo semestre, como ficou claro com o crescimento de 7,7% do PIB no terceiro trimestre.

Leia Também

Os mercados já reagiram. Depois de uma queda brusca no primeiro semestre, a segunda metade de 2020 foi marcada pela retomada, levando o Ibovespa a fechar o ano no azul, quase alcançando pontuação recorde.

Agora, o grande desafio será manter todos esses ganhos e garantir que todos aproveitem seus frutos. Como disse Samuel Pessôa em entrevista exclusiva para nós, publicada neste sábado, o Brasil poderá crescer 5% em 2021 se formos capazes de resolver a pandemia e lidar com nossos problemas fiscais.

Então, vamos em frente! Este ano tem tudo para ser o da redenção. E espero que possamos fazer isso com a mesma resiliência e humanidade que mostramos nos piores momentos de 2020.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um grande abraço e bom final de semana!

1. 2020, o ano inesquecível

Aos trancos e barrancos conseguimos atravessar 2020, um ano repleto de eventos incomuns, inesperados e alguns beirando o bizarro.

A gente tem a impressão de que tudo foi causado pelo coronavírus, mas o ano passado foi repleto de fatos que não tinham nada a ver com a pandemia – um exemplo foi o ataque dos Estados Unidos contra um dos principais líderes militares do Irã, gerando medo do início de uma 3ª Guerra Mundial.

Mesmo no mundo dos negócios tivemos casos que ficarão para sempre marcados na história, como a notícia falsa de que Warren Buffett era acionista da empresa de resseguros IRB Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ajudar a refrescar a memória, o Vinícius Pinheiro e o Felipe Saturnino compilaram, com ajuda de toda a equipe do Seu Dinheiro, os dez acontecimentos que marcaram os mercados em 2020.

2. Não desperdice a crise

O ano que passou foi, sem dúvida, difícil em todos os sentidos. No mundo dos investimentos, então, nem se fale. Vimos a bolsa derreter 45% entre o final de fevereiro e março, com direito ao acionamento do circuit breaker (mecanismo de proteção das bolsas que paralisa o pregão quando o Ibovespa cai mais de 10%) por seis vezes, um feito inédito.

Para o nosso colunista Ruy Hungria, por mais doloroso que possa ter sido, um ano atípico como esse que passou deve ser visto como uma oportunidade de aprendizado. Afinal, experiência e conhecimentos técnicos são fundamentais para quem quer ganhar dinheiro na bolsa. E tem melhor experiência do que uma crise como a que vivemos?

Em sua primeira coluna em 2021, Ruy listou sete lições aprendidas nos últimos doze meses e como podemos utilizá-las para nos tornar melhores investidores daqui em diante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3. O ruim que ficou bom

Tudo apontava para um ano ruim para as siderúrgicas. As medidas para combater a pandemia de covid-19 diminuíram drasticamente a demanda por aço a partir de março, com montadoras e empresas de construção reduzindo a atividade. No primeiro semestre, a produção de aço bruto no Brasil caiu quase 20%.

Só que a situação começou a melhorar no segundo semestre, e as siderúrgicas começaram a ver uma luz no fim do túnel. Houve um repique na demanda interna e externa, principalmente na China. A valorização do dólar, pelo qual o preço do aço é cotado internacionalmente, também ajudou.

Este cenário positivo permitiu às companhias reajustarem, para cima, os preços do aço no mercado interno e aumentar seus lucros. E as ações das principais siderúrgicas reagiram positivamente – os papéis da CSN, por exemplo, lideram as altas percentuais do Ibovespa.

Mas será que este bom momento perdura em 2021? O Felipe Saturnino ouviu gestores e analistas para saber o que esperam para os papéis do setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

4. IPOs novos

Uma coisa surpreendente em 2020 foi a quantidade de empresas que abriu o capital na bolsa. Mesmo com a crise, fechamos o ano com 27 ofertas públicas iniciais de ações (IPOs, na sigla em inglês), maior volume desde 2007.

Mas o mais interessante foi a chegada de empresas de fora do eixo Rio-São Paulo. Basta lembrar a operação feita pelo Grupo Mateus, uma gigante varejista do Maranhão, pouco conhecida no Sudeste, que arrecadou R$ 4,6 bilhões. Mais sete companhias de outros Estados abriram o capital na B3.

E o próximo ano promete ser de continuidade deste movimento, de acordo com gestores ouvidos pelo Kaype Abreu.

5. Na busca por mini-Intermédicas

Em um ano marcado por uma pandemia, nada mais natural do que os investidores ficarem de olho no que os principais players do setor de saúde estão planejando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto muitas empresas do setor penaram com a situação, principalmente laboratórios e hospitais, a Notre Dame Intermédica conseguiu atravessar com tranquilidade o momento, graças ao seu modelo de verticalização de serviços.

A empresa não só se virou, como conseguiu aumentar a base de beneficiários e adquirir novos hospitais e clínicas.

Para 2021, a estratégia continua sendo expandir suas operações e consolidar a presença em regiões que concentram a maior parte da população brasileira, buscando empresas com o mesmo perfil, ou mini-Intermédicas.

A Jasmine Olga conversou com o diretor de relações com investidores da Notre Dame Intermédica e traz para você um pouco mais sobre os planos da empresa para este ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O lado B dos data centers, a guerra no Oriente Médio e os principais dados do mercado hoje

12 de março de 2026 - 8:55

Entenda as vantagens e as consequências ambientais do grande investimento em data centers para processamento de programas de inteligência artificial no Brasil

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Petróleo em alta — usando dosagens para evitar o risco de uma aposta “certa” 

11 de março de 2026 - 19:57

Depois de uma disparada de +16% no petróleo, investidores começam a discutir até onde vai a alta — e se já é hora de reduzir parte da exposição a oil & gas para aproveitar a baixa em ações de qualidade

ALÉM DO CDB

Prêmios de risco do crédito privado têm certo alívio em fevereiro, mas risco de algumas empresas emissoras aumenta

11 de março de 2026 - 14:39

Os spreads estão menos achatados, e a demanda por títulos isentos continua forte; mas juro elevado já pesa sobre os balanços das empresas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Faturamento de R$ 160 milhões no combate ao desperdício, guerra no Oriente Médio, e tudo o que você precisa saber hoje

11 de março de 2026 - 8:26

Entenda como a startup Food to Save quer combater o desperdício de alimentos uma sacolinha por vez, quais os últimos desdobramentos da guerra no Oriente Médio e o que mais afeta seu bolso hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Como lucrar com a Copa sem cometer crimes, as consequências de uma guerra mais longa para os juros, e o que mais afeta a bolsa hoje

10 de março de 2026 - 8:38

A Copa do Mundo 2026 pode ser um bom momento para empreendedores aumentarem seu faturamento; confira como e o que é proibido neste momento

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O petróleo volta a ditar o humor dos mercados, mas não é só isso: fertilizantes e alimentos encarecem, e até juros são afetados

10 de março de 2026 - 7:32

O ambiente de incerteza já pressiona diversos ativos globais, contribui para a elevação dos rendimentos de títulos soberanos e amplia os riscos macroeconômicos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A fila dos IPOs na B3, a disparada do petróleo, e o que mais move o mercado hoje 

9 de março de 2026 - 8:11

Depois de quase cinco anos de seca de IPOs, 2026 pode ver esse cenário mudar, e algumas empresas já entraram com pedidos de abertura de capital

TRILHAS DE CARREIRA

O fim da Diversidade? Por que a Inteligência Artificial (IA) me fez questionar essa agenda novamente

8 de março de 2026 - 8:00

Esta é a segunda vez que me pergunto isso, mas agora é a Inteligência Artificial que me faz questionar de novo

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

De volta à pole: com Gabriel Bortoleto na Fórmula 1 e a retomada da produção nacional, Audi aquece os motores

7 de março de 2026 - 9:01

São três meses exatos desde que Lando Norris confirmou-se campeão e garantiu à McLaren sua primeira temporada em 17 anos. Agora, a Fórmula 1 está de volta, com novas regras, mudanças no calendário e novidades no grid.  Em 2026, a F1 terá carros menores e mais leves, novos modos de ultrapassagem e de impulso, além de novas formas de recarregar as […]

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ainda dá para investir em Petrobras (PETR4) e Prio (PRIO3), o FII do mês, e o que mais move seus investimentos hoje

6 de março de 2026 - 8:35

Ações das petroleiras subiram forte na bolsa nos últimos dias, ainda que, no começo do ano, o cenário para elas não fosse positivo; entenda por que ainda vale ter Petrobras e Prio na carteira

SEXTOU COM O RUY

Petrobras e Prio disparam na Bolsa — descubra por que não é tarde demais para comprar as ações

6 de março de 2026 - 6:55

Para dividendos, preferimos a Petrobras que, com o empurrãozinho do petróleo, caminha para um dividend yield acima de 10%; já a Prio se enquadra mais em uma tese de crescimento (growth)

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A luta pelos dividendos da Petrobras (PETR4), o conflito no Oriente Médio e o que mais impacta o seu bolso hoje

5 de março de 2026 - 8:07

Confira o que esperar dos resultados do 4T25 da Petrobras, que serão divulgados hoje, e qual deve ser o retorno com dividendos da estatal

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Dá mesmo para ter zero de petróleo e gás?

4 de março de 2026 - 19:52

A concentração em tecnologia deixou lacunas nas carteiras — descubra como o ambiente geopolítico pode cobrar essa conta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Depois do glow up, vêm os dividendos com a ação do mês; veja como os conflitos e dados da economia movimentam os mercados hoje

4 de março de 2026 - 8:59

A Ação do Mês busca chegar ao Novo Mercado e pode se tornar uma pagadora consistente — e robusta — de dividendos nos próximos anos; veja por que a Axia (AXIA3) é a escolhida

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os desafios das construtoras na bolsa, o “kit geopolítico” do conflito, e o que mais move o mercado hoje

3 de março de 2026 - 8:37

Veja como acompanhar a temporada de resultados das construtoras na bolsa de valores; PIB, guerra no Oriente Médio e Caged também afetam os mercados hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ormuz no radar: o gargalo energético que move os mercados e os seus investimentos

3 de março de 2026 - 7:00

Mais do que tentar antecipar desfechos políticos específicos, o foco deve permanecer na gestão de risco e na diversificação, preservando uma parcela estratégica de proteção no portfólio

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O gringo já tem data para sair do Brasil, o impacto do conflito entre EUA, Israel e Irã nos mercados, e o que mais move a bolsa hoje

2 de março de 2026 - 8:46

Em situações de conflito, fazer as malas para buscar um cenário mais tranquilo aparece como um anseio para muitas pessoas. O dinheiro estrangeiro, que inundou a B3 e levou o Ibovespa a patamares inéditos desde o começo do ano, tem data para carimbar o passaporte e ir embora do Brasil — e isso pode acontecer […]

DÉCIMO ANDAR

Hora de olhar quem ficou para trás: fundos imobiliários sobem só 3% no ano, mas cenário pode estar prestes a virar

1 de março de 2026 - 8:00

Primeiro bimestre de 2026 foi intenso, mas enquanto Ibovespa subiu 18%, IFIX avançou apenas 3%; só que, com corte de juros à vista, é hora de começar a recompor posições em FIIs

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Turismo avança e cidades reagem – mas o luxo continua em altitude de cruzeiro

28 de fevereiro de 2026 - 9:02

Entre as cabines de primeira classe e os destinos impactados pelo excesso de visitantes, dois olhares sobre a indústria de viagens atual

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os dividendos da Vivo, a franquia do bolo da tarde e o nascimento de um gigante na saúde: tudo o que você precisa saber antes de investir hoje 

27 de fevereiro de 2026 - 9:07

Veja por que a Vivo (VIVT3) é vista como boa pagadora de dividendos, qual o tamanho da Bradsaúde e o que mais afeta o mercado hoje

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar