Insights de investimento, análises de mercado e muito mais! Siga o Seu Dinheiro no Instagram

Exile on Wall Street
Lais Costa
2021-12-17T11:16:29-03:00
EXILE ON WALL STREET

Praticidade para soluções de longo prazo: como construir uma carteira robusta utilizando fundos?

Veja o que é preciso para criar uma estratégia segura e assertiva para sua carteira na série ‘Os Melhores Fundos de Investimento’

17 de dezembro de 2021
11:16
wallet-2668463_1280
Imagem: Pixabay

Sempre admirei pessoas práticas. Aquelas capazes de encontrar soluções rápidas e seguras para quase qualquer tipo de problema.

Por mais meticuloso e detalhista que você seja, a realidade é impiedosa e nos imputa a necessidade de simplificação e agilidade em diversos momentos.

De certo modo, a praticidade é também uma válvula de escape para a ansiedade, na medida em que ataca incisivamente os gargalos cotidianos. 

A capacidade de endereçar rapidamente os problemas se apresenta como um bálsamo que empresta uma sensação de segurança e, por fim, de liberdade.

Metas de ano novo

A praticidade, contudo, se associa facilmente a soluções efêmeras. É inegável o poder de sedução de resoluções rápidas, ainda que temporárias.

Com bastante frequência nos vemos frente a esses dilemas.

Um novo ano está às portas e, com ele, as resoluções para o próximo ano começam a ser escritas.

Entre as mais comuns, está a promessa de praticar exercícios regularmente.

Fazemos a matrícula na academia mais próxima e pagamos meses a fio sem sequer passar na porta. Para evitar o desperdício de dinheiro, de forma prática, cancelamos o plano.

O problema está resolvido até o próximo exame médico.

Como investidores, a história não é diferente.

Um band-aid nos investimentos

Travamos uma luta diária contra os inclementes efeitos da inflação, mesmo no curto prazo. Sem adentrarmos as tecnicalidades, a inflação talvez seja a forma mais tangível de empobrecimento da sociedade. 

Em última instância ela corrói o valor da nossa moeda, o que nos deixa mais pobres no âmbito doméstico e também no cenário global.

A forma de lidar com esse problema pode tomar diversos contornos, porém a mais comum é justamente acelerar o ritmo das compras. 

Oras, se amanhã eu sei que os preços estarão mais caros, eu compro o produto hoje.

O problema está resolvido até o próximo almoço. 

No longo prazo, os resultados são trágicos.

O desafio, portanto, é ser prático e assertivo ao construir soluções de longo prazo. 

A tarefa não é nada trivial. 

Estratégia prática e sólida

Em se tratando de investimentos, invariavelmente, soluções de longo prazo passam por um portfólio diversificado.

Faz-se necessária a construção de uma carteira de ativos que seja suficientemente robusta para atravessar momentos de alta incerteza, mas que seja igualmente capaz de capturar o máximo dos ganhos nos momentos de euforia.

A verdade é que uma das maiores praticidades do mercado são os investimentos em fundos. 

Através do investimento em fundos, é possível se associar a um time experiente de especialistas em diversas classes de ativos que se propõe diariamente a construir um produto que seja a solução prática para alcançar retornos acima da média de mercado para os seus cotistas.

A força do exterior

Além de um processo robusto de investimento, outra praticidade extremamente relevante é a facilidade de fazer investimentos no exterior. É possível investir ao lado das mentes mais brilhantes do mercado global sem sequer abrir uma conta fora do país ou fechar um contrato de câmbio.

Apesar de ainda pouco reconhecido pelo brasileiro, o investimento em moedas fortes é parte imprescindível de uma estratégia segura e assertiva.

A boa notícia é que, no ano que vem, devemos ver uma oferta grande de novas estratégias globais disponíveis no mercado brasileiro. Com o apelo do contexto econômico atual, estratégias ativas e passivas de renda fixa devem vir em maior quantidade.

Nós, da série Os Melhores Fundos de Investimento, temos o propósito de ajudar você, investidor, a encontrar os melhores fundos, aqueles que, no longo prazo, se provarão as soluções mais vantajosas e práticas.

Vamos juntos?

Um abraço,
Laís

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

DIPLOMACIA RUSSA

Bandeira branca? Putin diz que vai viabilizar comércio de grãos ucranianos e fertilizantes

Em conversa com o presidente da França e o chanceler da Alemanha, Putin afirmou que vai aumentar a oferta de grãos e fertilizantes

NÃO VINGOU

Terra 2.0 derrete mais de 60% no dia do lançamento; saiba por quê

A Terra 2.0 já acumula perdas; o renascimento da criptomoeda sofre com a perda de credibilidade, após falhas no protocolo da antiga moeda

NOVA CRIPTO NA ÁREA

Lançamento da Terra 2.0: vale a pena investir em um projeto criado pelos mesmos desenvolvedores da extinta Terra (LUNA)? Especialistas falam sobre nova criptomoeda

A resposta foi quase unânime: os analistas deixaram de acompanhar a Terra (LUNA) e não acreditam mais no projeto

SOBE E DESCE

Cosan (CSAN3) lidera as altas do Ibovespa e Banco Inter (BIDI11) vai em direção oposta ‒ saiba o que foi destaque na bolsa na semana

A semana começou com mudanças na presidência da Petrobras (PETR4). Apesar disso, o Ibovespa fechou a semana em leve alta

PODCAST TOUROS E URSOS

Petrobras e Eletrobras: afinal, vale a pena investir no sucesso dessa dupla na bolsa?

Especialista na dupla Petrobras e Eletrobras, o colunista do Seu Dinheiro Ruy Hungria conta o que esperar das ações das estatais no podcast Touros e Ursos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies