O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Pensar no futuro é importante, mas qual o seu objetivo lá na frente? Bruno Marchesano comenta sua experiência como investidor
A primeira resposta que vem à sua cabeça pode ser “Para fazer o dinheiro trabalhar por mim”, mas por quê? Qual ou quais são os sonhos que esse incremento de capital vai te ajudar a realizar?
No meu caso, cresci com meu pai, empresário, que quebrou quando eu tinha menos de dez anos. Já minha mãe havia deixado de trabalhar para cuidar de mim quando nasci, voltando para sua carreira quando as contas apertaram.
Logo, investimento e trabalho foram as formas que encontrei para tentar prover um futuro diferente para eles — e para mim. Ajudá-los é minha forma de retribuir por todo seu esforço, sacrifício, dedicação, educação e amor ao longo dos anos
Meu presente é dedicado a encontrar um futuro em que o dinheiro não seja uma preocupação constante. Em que possa me dar a liberdade — e o prazer — de ir a um bom restaurante, bar ou viajar à vontade, sem me preocupar se esse dinheiro me fará falta lá na frente.
Um futuro em que não seja preciso optar por renunciar às coisas de que gosto em prol de uma educação de qualidade para os meus filhos, assim como os meus pais fizeram por mim e meu irmão — escolha pela qual sou eternamente grato.
Um futuro em que eu possa dar as condições de acesso/oportunidades aos meus filhos e maior tranquilidade para meus pais.
Leia Também
Aqueles que falam que dinheiro não traz felicidade estão, em minha opinião, apenas parcialmente certos, afinal eliminar os problemas que a falta dele traz não parece ruim. Os últimos dois terços da minha vida foram cercados por essa preocupação. Com isso, acabei aprendendo que os investimentos são uma das ferramentas ao meu dispor — e ao seu também — para trazer tranquilidade e afetar positivamente a vida daqueles que amamos, hoje e no futuro.
Não se engane, tenho plena consciência de que meus investimentos não vão trazer essa liberdade financeira no curto prazo. Este é um projeto de anos, provavelmente décadas. Para isso, preciso dar meu melhor agora, trabalhando para aumentar os meus aportes mensais, feitos em investimentos com foco no longo prazo.
Infelizmente, não existe bola de cristal. A estrada é longa e árdua, tanto para mim, como para você.
Tive a sorte de nos últimos sete anos evoluir juntamente com o mercado financeiro brasileiro.
Nos dois primeiros anos de forma mais distante, vivenciei a mudança do mercado como investidor e assinante da Empiricus, e nos últimos cinco consegui contribuir com uma pequena parte dessa mudança, ajudando na educação do investidor e com a aproximação entre fundos e o varejo como membro da equipe da série Os Melhores Fundos de Investimento.
Presenciei o pequeno investidor, que só tinha investimentos em fundos de renda fixa ruins dos grandes bancos, passar a ter sua reserva de emergência em fundos baratos de corretora — hoje com taxa zero —, investindo em fundos multimercados independentes e em ótimos gestores de ações.
Mais à frente, vi o investidor pessoa física fazer a mesma transição no mundo da previdência privada, cujos produtos eram ainda piores. Ao mesmo tempo, presenciei o investidor compreender, aos poucos, o conceito de alocação de portfólio e diversificação. Entendendo a necessidade de ter ativos — como o dólar — em sua carteira que podem protegê-lo em momentos de estresse do mercado.
Aos poucos, essa evolução levou os investidores a entenderem a importância dos fundos globais e a criar um interesse por fundos alternativos, como de criptomoedas, private equity e venture capital.
Não há como negar que estamos vivendo uma evolução acelerada da busca por conhecimento e acesso ao mercado de capitais. Por outro lado, a alta velocidade dessa evolução faz com que alguns investidores busquem por enriquecimento rápido e fácil, podendo ficar encantados com a cultura do day trade e, em último caso, até com esquemas duvidosos em criptomoedas, chamados de pirâmides financeiras. Mesmo com todo o avanço alcançado, ainda temos muito trabalho a ser feito até o foco da maioria dos investidores se direcionar para o longo prazo.
Nosso trabalho de educar e contribuir para a evolução de nossos assinantes é ininterrupto. Todos os dias temos pessoas novas, ansiosas por informação e recomendações de investimento. Precisamos, com isso, constantemente produzir conteúdos que atendam tanto o investidor iniciante como o muito experiente.
Contudo, ambos parecem colocar a caixinha dos fundos de renda fixa — incluindo fundos de crédito – como investimentos de curto prazo e baixo retorno.
Realmente, alguns investimentos da classe possuem essas características, mas não podemos generalizar.
Nesta semana, recomendamos para os assinantes da série Os Melhores Fundos de Investimento um fundo de crédito que combina um produto de alta qualidade, com proteção contra a inflação e performance acima da média, que são considerados qualificados pela CVM — aqueles com mais de R$ 1 milhão em investimentos financeiros ou com alguma certificação. Porém nem todos têm o perfil para entrar nesse fundo, ele é para o longuíssimo prazo e exige paciência, resiliência e persistência.
Se você se encaixa nesse perfil, caso goste da tese, deve segurá-lo por 20 anos. Em contrapartida, o fundo tem uma taxa interna de retorno de, aproximadamente, IPCA + 9,75% ao ano, isento de Imposto de Renda.
Esse tipo de oportunidade certamente entraria no meu portfólio pessoal não fossem as restrições de compliance.
Considero essa uma indicação perfeitamente alinhada com os propósitos de um investidor de longo prazo que tem o objetivo de prover tranquilidade para sua família no futuro.
Não posso mudar o passado, mas sei o que posso fazer hoje para mudar meu futuro. Esse é o meu motivo de investir, qual é o seu?
Um grande abraço!
Mudaram as estações e, do pré-Carnaval brasileiro, miramos nosso foco nas baixas temperaturas dos Alpes italianos, que recebem os Jogos Olímpicos de Inverno
Veja como distinguir quais ações valem o seu investimento; investidores também reagem a novos resultados de empresas e dados macroeconômicos
Olhamos para 2026 e não vemos um cenário assim tão favorável para companhias capengas. Os juros vão começar a cair, é verdade, mas ainda devem permanecer em níveis bastante restritivos para as empresas em dificuldades.
As principais corretoras do país estão divididas entre um fundo de papel e um de tijolo; confira os campeões do FII do Mês
Investir não é sobre prever o futuro político, mas sobre manter a humildade quando o fluxo atropela os fundamentos. O que o ‘Kit Brasil’ e um pote de whey protein têm em comum?
Saiba por que a Direcional é a ação mais recomendada para sua carteira em fevereiro e o que mais move as bolsas hoje
Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje
Após um rali bastante intenso, especialmente nos metais preciosos, a dinâmica passou a ser dominada por excesso de fluxo e alavancagem, resultando em uma correção rápida e contundente
As PMEs serão as mais impactadas com uma eventual mudança no limite de horas de trabalho; veja como se preparar
Mesmo tendo mais apelo entre os investidores pessoas físicas, os fundos imobiliários (FIIs) também se beneficiaram do fluxo estrangeiro para a bolsa em janeiro; saiba o que esperar agora
Numa segunda-feira qualquer em dezembro, taças ao alto brindam em Paris. Estamos no 9º arrondissement das Galerias Lafayette, a poucas quadras do Palais Garnier. A terra do luxo, o templo do vinho. Mas, por lá, o assunto na boca de todos é o Brasil. Literalmente. O encontro marcou o start do recém-criado projeto Vin du Brésil, iniciativa que […]
Expansão de famosa rede de pizzarias e anúncio de Trump também são destaque entre os investidores brasileiros
O estrangeiro está cada vez mais sedento pelos ativos brasileiros, e o fluxo que tanto atrapalhou o Ibovespa no passado pode finalmente se tornar uma fonte propulsora
Veja por que o BTG Pactual está transformando FIIs em fiagros, e qual a vantagem para o seu bolso; a bolsa brasileira também irá reagir após o recorde de ontem na Super Quarta e a dados dos EUA
Por isso, deveríamos estar preparados para um corte da Selic nesta SuperQuarta — o que, obviamente, é muito diferente de contar com isso
Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central, explica por que a Selic não deve começar a cair hoje; confira a entrevista ao Seu Dinheiro
A primeira Super Quarta do ano promete testar o fôlego da bolsa brasileira, que vem quebrando recordes de alta. Alianças comerciais e tarifas dos EUA também mexem com os mercados hoje
A expectativa é de que o Copom mantenha a Selic inalterada, mas seja mais flexível na comunicação. Nos EUA, a coletiva de Jerome Powell deve dar o tom dos próximos passos do Fed.
Metais preciosos e industriais ganham força com IA, carros elétricos e tensões geopolíticas — mas exigem cautela dos investidores
Sua primeira maratona e a academia com mensalidades a R$ 3.500 foram os destaques do Seu Dinheiro Lifestyle essa semana