🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Renan Sousa
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney. Twitter: @Renan_SanSousa
Bitcoin passou vontade

Alta de 60% do bitcoin (BTC) ficou pequena: criptomoedas ligadas a jogos e ao metaverso cresceram mais de 18.000% em 2021 — e estas foram as 10 maiores do ano

Entre as maiores altas de 2021, estão as criptomoedas Axie Infinity (AXS), Avalanche (AVAX), Terra (LUNA) e mais

Renan Sousa
Renan Sousa
25 de dezembro de 2021
12:01 - atualizado às 13:21
Criptomoedas como o Axie Infinity (AXS) tem potencial de crescer ainda mais do que o maus famoso jogo play to earn
Mesmo com o meses difíceis de novembro e dezembro, o mercado de criptomoedas ainda vê avanços na casa dos milhares. Imagem: Shutterstock

A palavra “bitcoin” foi um dos termos mais pesquisadas no ano, de acordo com o Google. Apesar do avanço de mais de 60% da maior criptomoeda do mundo, ela ficou na lanterna de outros projetos que chegaram a ter uma valorização mais de cem vezes maior. 

Estamos falando de criptomoedas menores, a maior parte delas ligadas aos segmentos mais populares do mundo digital: jogos, design de blockchain e, é claro, metaverso.

Como o mercado de criptomoedas é extremamente diversificado e centenas de projetos surgem todos os dias, nós separamos as maiores altas entre as 50 maiores moedas digitais em valor de mercado, de acordo com o Coin Market Cap. 

Aqui nós listamos cada uma delas e o que elas fizeram para ganhar o pódio das maiores altas de 2021.

#Nome (Ticker)Variação (%2021)Variação (%dez20/dez21)
29🥇Axie Infinity (AXS)18.877,00%19.046,7%
38🥈The Sandbox (SAND)14.684,3%13.512,3%
9🥉Terra (LUNA)14.051,6%19.873,6%
5Solana (SOL)11.898,7%14.707,3%
12Dogecoin (DOGE)3.671,2%4.504,6%
11Avalanche (AVAX)3.654,3%3.901,3%
46Helium (HNT)2.894,4%3.032,9%
3Binance Coin (BNB)1.318,7%1.588,1%
16Crypto.com Coin (CRO)852,90%899,70%
7Cardano (ADA)654,90%883,50%
Fonte: Crypto Rank

Para os curiosos...

O projeto em criptomoeda que mais cresceu em 2021 se chama SealBlock (SKT), que, com menos de seis meses de vida, subiu 35.394,80%. Ativos digitais podem ter ganhos impressionantes, mesmo em poucos meses.

Entretanto, há poucas informações disponíveis sobre o SKT. Somado a isso, antes de investir em qualquer projeto, a própria rede da criptomoeda precisa passar por diversos testes para se provar segura como investimento.

1º — 🥇Axie Infinity (AXS)

O mais famoso jogo que popularizou a categoria play-to-earn entre as criptomoedas foi o grande campeão de 2021. 

Com uma alta de quase 19.000%, o AXS chamou a atenção do mercado de criptomoedas por unir diversão e investimentos. Na nossa matéria especial sobre o Axie Infinity, nós te contamos como funciona esse tipo de game e damos alternativas para você entrar de cabeça nesse segmento.

2º — 🥈The Sandbox (SAND)

Com a medalha de prata, uma das principais criptomoedas ligadas à criação de um ambiente para o metaverso, a The Sandbox (SAND) é, literalmente, um grande latifúndio digital. 

Dentro dessa blockchain, o espaço é dividido em terrenos, que podem ser comprados ou negociados. Grandes empresas como a Tesla, do bilionário Elon Musk, e a corretora de criptomoedas (exchange) FTX já garantiram seus espaços nesse ambiente. 

Nesses terrenos são criados espaços de teste para as empresas desenvolverem projetos dentro do metaverso, com o oferecimento de shows, promoções e até itens exclusivos em formato de NFT.

3º— 🥉Terra (LUNA)

Encerrando o top 3, a criptomoeda ligada a pagamentos Terra (LUNA) procura ser um meio de pagamento diferente das stablecoins, as moedas digitais com lastro em ativos reais. 

Ela pretende se tornar o principal meio de pagamento no ambiente digital, unindo a proteção da criptografia em blockchain com a estabilidade de uma moeda comum, de acordo com o white paper dos desenvolvedores.

4º— Solana (SOL)

Saindo do pódio, uma das maiores ethereum killers — criptomoedas que vieram para superar o ethereum (ETH) —, a solana (SOL) é um dos protocolos preferidos dos especialistas atualmente. 

A Solana é um protocolo que otimiza a negociação de finanças descentralizadas, as DeFis. A blockchain da SOL também permite a criação de aplicativos descentralizados, chamados de DApps. Entenda o que são as Finanças Descentralizadas

Um dos pontos fortes da Solana é que ela resolve um dos maiores problemas das criptomoedas: a escalabilidade do projeto. 

5º— Dogecoin (DOGE)

O projeto que popularizou o segmento de meme coins, as criptomoedas que nascem como uma piada na internet, o dogecoin (DOGE) não poderia estar fora desta lista. 

Com altos e baixos na casa dos dois dígitos, o DOGE é a criptomoeda preferida do bilionário Elon Musk, que ajudou a dar um empurrãozinho nas cotações ao longo de 2021. 

Mesmo que o projeto não seja sério e os especialistas não recomendem o dogecoin como investimento, o efeito em rede para manter o preço da criptomoeda alto mostra o potencial de engajamento que a comunidade tem com esse tipo de projeto. 

6º— Avalanche (AVAX)

Diferentemente de outras blockchains, como a Polkadot (DOT) e a Solana (SOL), a Avalanche (AVAX) é o que se chama de resolução de primeira camada (layer one ou 1L, em inglês), ou seja, os projetos são desenvolvidos no ecossistema da Avalanche. 

DOT e SOL são protocolos criados dentro da blockchain do ethereum. Dessa forma, as taxas de transação (gas fees) e a velocidade da rede estão atreladas ao ecossistema do ether.

A AVAX pretende ser uma blockchain com gas fees mais baratas e que busca resolver o trilema das criptomoedas: escalabilidade, segurança e descentralização. 

A rede da Avalanche é composta por três blockchains separadas: X-Chain, C-Chain e P-Chain. Cada uma delas busca resolver um dos três problemas. 

7º— Helium (HNT)

O Helium (HNT) tem uma proposta revolucionária para o oferecimento de serviços de internet das coisas (IoT, em inglês). 

Além de fornecer conexão à internet descentralizada, ou seja, sem a necessidade de um provedor, essa blockchain ainda pretende ser o sistema que conecta todos os aparelhos inteligentes, como smartphones, televisões etc..

O projeto tem crescido bastante na Europa e nos Estados Unidos e tem o potencial de revolucionar o mercado brasileiro com a entrada do 5G no panorama doméstico.

8º— Binance Coin (BNB)

A terceira maior criptomoeda do mundo cresceu com a popularização dos serviços da exchange Binance. 

O Binance Coin (BNB) é o token nativo da corretora de criptomoedas de mesmo nome. O crescimento exponencial dessa exchange e a popularização dos serviços oferecidos, além de um valor de mercado imenso, contribuíram para o crescimento do BNB

9º— Crypto.com Coin (CRO)

O token nativo da exchange de criptomoedas Crypto.com chegou a subir mais de 100% em menos de uma semana e chegou próximo de se tornar uma das dez maiores criptomoedas do mundo, segundo o Coin Market Cap.

O CRO saiu da 25ª posição para se tornar a 13ª maior criptomoeda do mundo em valor de mercado no início da semana passada, quando anunciou um acordo de US$ 700 milhões com a AEG, proprietária e operadora do estádio Staples Center, em Los Angeles, para trocar o nome do espaço para “Crypto.com Arena”.

A exchange também foi patrocinadora oficial da final entre Palmeiras e Flamengo na Libertadores.

10º— Cardano (ADA)

Na lanterna do campeonato — mas ainda assim com uma alta na casa dos 600% neste ano — a Cardano (ADA) é uma das maiores criptomoedas do mundo. 

O projeto cresceu com o intuito de se tornar uma ethereum killer, mas não chegou a empolgar muito em meados deste ano. Os analistas esperavam uma entrega maior do protocolo, o que fez a ADA ficar em segundo plano e crescer baseada em projeções para o futuro. 

Mesmo assim, a sexta maior criptomoeda em valor de mercado conseguiu escapar das notícias falsas (FUDs, em inglês, sigla para “fear, uncertainty and doubt”) sobre a saída da moeda para usuários da exchange eToro, e subir nos últimos meses de 2021. 

Compartilhe

NOITE CRIPTO

A poucas horas do The Merge, bitcoin reage e passa a subir; confira cotações do BTC e do ethereum

14 de setembro de 2022 - 20:42

Mais cedo, a maior criptomoeda do mundo não refletia o ânimo dos investidores com o The Merge, chegando a recuar mais de 9%

ANOTE AÍ

The Merge do Ethereum (ETH): confira lista de plataformas e exchanges que terão as atividades suspensas durante atualização

14 de setembro de 2022 - 15:51

Por motivo de segurança, alguns aplicativos devem suspender as atividades durante a principal atualização do sistema

CRIPTO TOMANDO ESPAÇOS

Sistema internacional de pagamentos Swift inicia projeto com tecnologia blockchain — mas isso é seguro?

14 de setembro de 2022 - 11:52

O corte parcial do Swift foi um dos mecanismos utilizados pelos Estados Unidos para impor sanções à Rússia pela invasão da Ucrânia

DIA AGITADO PARA O INVESTIDOR

‘Revolta’ de mineradores um dia antes do The Merge do ethereum (ETH), bitcoin (BTC) em queda de 9%: confira tudo que movimenta o dia das criptomoedas

14 de setembro de 2022 - 9:29

Do outro lado do mercado, o token que registra a maior alta do dia é o Celsius (CEL), da plataforma que segue fora do ar e “travou” o dinheiro dos investidores há meses

NOITE CRIPTO

Terça-feira 13: bitcoin é mais uma vítima da inflação dos EUA; confira como o BTC reagiu ao dado

13 de setembro de 2022 - 20:25

A perspectiva de aperto monetário mais agressivo nos EUA derrubou o bitcoin e outros ativos considerados mais arriscados com as ações em Wall Street

WEB 3.0

Navegador Opera dá mais um passo em direção à Web 3.0 e integra wallet de criptomoedas Metamask ao seu sistema; entenda o que significa

13 de setembro de 2022 - 15:53

Em janeiro deste ano, o Opera já havia anunciado que passaria a integrar as carteiras de criptomoedas ao seu navegador

HOJE NÃO!

Bitcoin (BTC) não sustenta sétimo dia seguido de alta e passa a cair com inflação dos EUA; Ravecoin (RNV) dispara 63% com proximidade do The Merge

13 de setembro de 2022 - 10:28

O ethereum (ETH) passa por um período de consolidação de preços, mas o otimismo é limitado pelo cenário macroeconômico

PREPARE A PIPOCA

Terra (LUNA), o retorno: por que você não deve investir na criptomoeda que disparou 120% em uma semana

12 de setembro de 2022 - 15:19

Nos últimos sete dias, a “família Terra” registrou ganhos substanciais e gerou um grande fluxo de pesquisa sobre essa que foi uma das maiores criptomoedas do mundo

JOGADA ARRISCADA

Você trocaria ações da sua empresa por bitcoin? Michael Saylor, ex-CEO da Microstrategy, pretende fazer isso com o valor de meio bilhão de dólares

12 de setembro de 2022 - 11:51

Desde o começo do ano, o bitcoin registra queda de mais de 50% e as ações da Microstrategy também recuam 52%

QUE FIM DE SEMANA!

Bitcoin (BTC) atinge os US$ 22 mil pela primeira vez em quase um mês; criptomoedas disparam até 20% no acumulado da semana

12 de setembro de 2022 - 9:21

A mesma semana em que acontece o The Merge também é marcada por um elevado apetite de risco

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar