Menu
2020-05-31T11:39:29-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
caos no país

EUA têm quinta noite seguida de protestos; ao menos 20 cidades declaram toque de recolher

Manifestações insurgiram após a morte de um homem negro de 46 anos, asfixiado por um policial branco no último dia 25; total de prisões é de 1,7 mil

31 de maio de 2020
11:11 - atualizado às 11:39

Os Estados Unidos registraram, na madrugada deste sábado (30) para domingo, a quinta noite seguida de protestos antirracistas. Ao menos 20 cidades já declararam toque de recolher, em meio à pandemia do novo coronavírus.

As manifestações insurgiram após a morte de George Floyd, um homem negro de 46 anos, asfixiado por um policial branco no último dia 25. Cenas da abordagem, na cidade de Mineápolis, proliferaram nas redes sociais nos últimos dias.

Na madrugada neste sábado, ao menos 75 cidades registraram protestos — eram 30 na noite anterior, disse o New York Times. O total de prisões por causa das manifestações chega a 1,7 mil — quase um terço ocorreu em Los Angeles.

Toda a Guarda Nacional de Minnesota, estado da cidade de Mineápolis, foi mobilizada pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, após quatro noites de protestos. Cidades como Nova York, Atlanta e Washington também registram cenas de violência.

Imagens da rede CBS mostram, em Atlanta, policiais arrancando à força dois jovens negros de dentro de um carro. Outra gravação mostra um jovem pulando repetidas vezes sobre um veículo policial, em Nova York.

Embora não equivalentes, as imagens evidenciais o clima de caos que se instaurou nas ruas do país — que ainda lida com a covid-19. São 1,7 milhão de casos confirmados, segundo a Universidade John Hopkins.

Histórico racista e eleição neste ano

Derek Chauvin, o policial filmado ajoelhando-se sobre o pescoço do homem negro, foi preso sob acusações de assassinato em terceiro grau e homicídio culposo. Outros três policiais foram demitidos e estão sendo investigados.

Ainda assim, os protestos ganharam escala porque o registro de violência policial contra a população negra não é isolado. Assim como o Brasil, os EUA têm um histórico de abordagens policiais que levantam o debate sobre a herança deixada pela escravidão.

No século XX, os EUA mantiveram uma série de leis discriminatórias, apesar da abolição da escravatura, e determinados grupos perseguiam a população negra.

Nos anos 1960, houve uma série de conquistas civis graças ao movimento negro. Mas os direitos entre a população negra e branca ainda não se equalizaram — em especial porque há ainda a herança cultural da discriminação.

O debate sobre o racismo se acirra nas ruas dos EUA em um ano marcado pela eleição presidencial, em novembro. O presidente Donald Trump tenta a reeleição contra o ex-vice presidente Joe Biden.

O democrata, anteriormente na gestão de Obama, é mais próximo de eleitores negros e latinos, enquanto Trump seria o candidato mais "pró-mercado" — o que não é consenso por causa da posição isolacionista do presidente americano.

*Com informações de Reuters, New York Times e Associated Press.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

a hora e a vez do rali do câmbio

Dólar cai forte e fecha no menor nível desde julho; confira 5 razões para a queda da moeda

A moeda americana terminou novembro em queda firme e iniciou dezembro da mesma forma, tombando 2%. O que explica esse movimento? O Seu Dinheiro explica

dados do ministério da saúde

Covid-19: Brasil tem 173,8 mil mortes e 6,38 milhões de casos

Em 24 horas, foram registrados 50.909 diagnósticos positivos para a doença

pandemia

Vacinação contra covid-19 deve começar com profissionais da saúde, idosos e indígenas

Proposta preliminar foi discutida em reunião realizada hoje (1º) com a participação do Ministério da Saúde e outras instituições

seu dinheiro na sua noite

Onde eu devo investir meu dinheiro agora?

A pergunta do título é talvez a que eu mais ouço de amigos, parentes e colegas por trabalhar na cobertura de finanças e investimentos. Tenho certeza de que não é muito diferente para aqueles que trabalham no mercado financeiro como analistas, operadores e consultores financeiros e de investimentos. Esteja o profissional credenciado para dar recomendação […]

Bom negócio?

Itaú eleva preço-alvo das ações da Moura Dubeux

A companhia destacou uma sólida tendência de vendas até o momento no quarto trimestre, impulsionada pela “impressionante” velocidade de vendas dos empreendimentos lançados recentemente.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies