Menu
2020-04-23T00:19:39-03:00
Estadão Conteúdo
futuro breve

Agronegócio é o setor que vai sair da crise com mais oportunidades, diz FPA

Presidente da Frente disse que que o etanol vai ganhar importância na matriz energética na medida em que os combustíveis fósseis tendem a perder importância

19 de abril de 2020
13:56 - atualizado às 0:19
Agropecuária
Imagem: shutterstock

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Alceu Moreira, disse há pouco que a agropecuária será o único setor que sairá da crise do coronavírus com mais oportunidade do que entrou na pandemia.

"O mundo vai continuar demandando alimentos", disse, acrescentando que o mundo está preocupado com a segurança alimentar e que o agro será imprescindível neste processo.

O deputado também falou aos produtores de álcool sobre a importância do combustível para a movimentação da economia depois de passada a pandemia do coronavírus. Moreira entende que o etanol vai ganhar importância na matriz energética na medida em que os combustíveis fósseis tendem a perder importância. Mas para isso, de acordo o presidente da FPA, o governo deveria criar uma colchão de proteção ao setor.

Para Moreira, o etanol foi uma opção política do Brasil, mas que falta uma contrapartida aos produtores. Ele sugeriu aos produtores que invistam em tanques para armazenar etanol para vender depois de passada a pandemia do coronavírus e retomada da economia. "Minha sugestão é para que os produtores de etanol invistam em tancagem", disse o deputado Alceu Moreira.

Pacto nacional

Para o deputado, a saída da crise não é apenas para o setor da agropecuária, mas para toda a economia. Tanto que, disse ele, no projeto constam medidas para a conectividade, já que o País sairá mais digital desta crise do coronavírus.

Ele disse também que outro ponto do projeto é a reforma tributária que, na avaliação dele, só vai dar certo se for acompanhada da reforma administrativa, com a redução do tamanho do Estado. Moreira participa neste momento de uma transmissão ao vivo organizada pelo Agrosaber.

De acordo com o deputado, o Brasil precisa se preparar para o pós-pandemia, para a retomada da economia. Para isso, de acordo com o presidente da FPA, alguma medidas terão de ser adotadas. "Precisaremos sublimar feriados depois da crise para recuperarmos o tempo perdido", disse o deputado.

China

O deputado também comentou que as polêmicas recentes com a China não são inteligentes e que elas podem, sim, provocar danos à relação do Brasil com o país asiático.

Ele teceu os comentários sem citar os nomes do deputado federal e filho do presidente, Eduardo Bolsonaro, e do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que recentemente fizeram declarações polêmicas sobre a China e o povo chinês, que receberam respostas duras da Embaixada da China no País.

"Quando a quantidade de ignorantes é grande, as pessoas falam com convicção que os interesses entre os dois países são tão grandes que as críticas à China se tornam pequenas", disse o deputado presidente da FPA.

Para Moreira, as pessoas têm o direito à liberdade de expressão, de falarem o que querem e que o embaixador da China, Yang Wanming responde como achar melhor. No entanto, de acordo com deputado, estas polêmicas são prejudicais. "Não é inteligente", disse Moreira.

"Quero dizer que isso não é inteligente. A bobagem não tem o tamanho do sobrenome de quem a produz. Continua sendo bobagem", criticou o deputado.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Perto da falência

Quais ações de empresas em recuperação judicial podem valer o risco?

Companhias nessa condição costumam ter ações baratas e que oferecem enorme potencial de ganho; os riscos, no entanto, são imensos

Airbus A320

Itapemirim começa a receber aeronaves para voos comerciais após Anac autorizar

A Itapemirim diz que a segunda aeronave Airbus A320 de sua frota deve chegar ao aeroporto de Confins (MG) neste domingo

Efeito reverso

Elon Musk fez piada sobre o Dogecoin na TV aberta — e as cotações desabaram

Elon Musk fez a aguardada participação no SNL no último sábado, fazendo piada sobre si mesmo e falando do Dogecoin — mas a cotação caiu forte

Pesquisa da FGV

Presente mais caro: inflação do Dia das Mães é a maior dos últimos quatro anos

Levantamento da FGV mostra que a inflação no Dia das Mães é a maior desde 2017; eletrodomésticos e passagens aéreas tiveram maiores saltos

Expansão

SPX Capital assume operações do Carlyle no país

As operações do Carlyle no Brasil serão absrovidas pela SPX Capital. Com isso, a gestora de Rogério Xavier se expande em private equity

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies