🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-02-16T23:52:17-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
FOCO NO AGRO

Em meio a tensões entre Ucrânia e Rússia, Bolsonaro e Putin destacam parceria na área de fertilizantes

Bolsonaro ainda citou o lado conservador do colega russo. “Compartilhamos de valores comuns, como crença em Deus e defesa da família”

16 de fevereiro de 2022
15:45 - atualizado às 23:52
Jair Bolsonaro acompanhado de Vladmir Putin durante declaração à Imprensa
Bolsonaro ainda citou o lado conservador do contraparte. "Compartilhamos de valores comuns, como crença em Deus e defesa da família". - Imagem: Alan Santos/PR

Após uma reunião de cerca de duas horas seguida de almoço, o presidente da República, Jair Bolsonaro, agradeceu ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, pela parceria na área de fertilizantes.

Em pronunciamento no Kremlin, o brasileiro citou o lado conservador do contraparte, ex-funcionário da KGB nos tempos da União Soviética.

"Compartilhamos de valores comuns, como crença em Deus e defesa da família", afirmou.

"O Brasil é uma potência, em especial, no agronegócio. Existe muito interesse de nossa parte no comércio de fertilizantes, pelo que sou grato ao prezado amigo", declarou Bolsonaro.

O presidente brasileiro ainda citou interesse russo em plantas brasileiras habilitadas na venda de produtos de origem animal, como carnes.

De acordo com o presidente brasileiro, a reunião com Putin foi sobre uma agenda "bastante profícua" e "de amplo interesse dos nossos países".

"É sinal de que duas grandes potências têm muito a avançar, a interagir para benefício dos nossos povos e repito: muito obrigado presidente Putin pela acolhida, pelos temas tratados conosco e pela confiança depositada em nosso país", afirmou Bolsonaro.

Sem citar diretamente o conflito com a Ucrânia, disse ser "solidário" a todos os países que se empenham pela paz. Mais cedo, o presidente brasileiro afirmou ser solidário à Rússia.

"Mundo é nossa casa e Deus está acima de todos nós. Pregamos a paz e respeitamos todos aqueles que agem dessa maneira, afinal de contas, esse é o interesse de todos nós: paz para o mundo", seguiu.

Bolsonaro ainda destacou a colaboração entre os países no Brics, no G20 e na ONU e agradeceu Putin por seus votos de solidariedade com a população de Petrópolis, atingida por fortes chuvas.

Itamaraty repercute a reunião

Apesar de o texto não citar a assinatura de qualquer acordo bilateral no setor, a declaração oficial da agenda afirma que os dois líderes destacaram a necessidade de se manter a cooperação no setor do agronegócio.

O Itamaraty ainda disse que Bolsonaro e Putin constataram "com satisfação o aumento do fornecimento de fertilizantes russos ao Brasil".

O encontro aconteceu em meio à crise dos fertilizantes, com a Rússia apertando a oferta do insumo, essencial para as lavouras brasileiras.

A declaração oficial repete pontos citados pelos dois líderes em seus discursos e diz que a reunião entre eles "transcorreu em atmosfera de cordialidade e confiança mútua".

De acordo com a nota, os presidentes querem diversificação da pauta do comércio bilateral, com maior participação de mercadorias de alto valor agregado.

"As partes reafirmaram o compromisso de cooperar para o equilíbrio da balança comercial", diz o texto. Hoje, a balança comercial entre as partes é deficitária para o Brasil.

"Os Chefes de Estado sublinharam a determinação de fortalecer a parceria estratégica, ampliar o diálogo político e elevar o relacionamento bilateral, com base nos princípios compartilhados de respeito à soberania, ao direito internacional e ao Estado de Direito", segue a nota.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

enxugando gelo

Alivia agora para apertar depois: corte de impostos sobre combustíveis e energia reduz estimativas de inflação para 2022, mas pressão volta em 2023

Economistas revisam suas projeções para o IPCA e alertam que fiscal e volta do PIS/Cofins podem voltar a bater na inflação no ano que vem

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies