O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos se contraiu a taxa anualizada de 4,8% no primeiro trimestre de 2020, segundo dados preliminares divulgados pelo Departamento de Comércio do país nesta quarta-feira (29).
Analistas do mercado esperavam queda de 4%, segundo mediana de previsões feitas ao Broadcast, do grupo Estado. No quarto trimestre de 2019, a economia dos EUA havia crescido 2,1% na comparação anualizada.
Ainda segundo dados do governo, os gastos com consumo - que representam cerca de 70% do PIB - caíram 7,6 no trimestre a taxa anualizada.
Os dados apresentados pelo governo são um dos primeiros a dimensionar o impacto do novo coronavírus na economia americana. No ano, o PIB do país pode cair 5%, segundo o presidente da distrital de Filadélfia do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Patrick Harker.
Na semana passada, o país informou que os novos pedidos de auxílio-desemprego na semana encerrada em 18 de abril, chegaram a 4,427 milhões - acima da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 4,3 milhões de solicitações.
*Com informações de Dow Jones Newswires e Estadão Conteúdo