Pela oitava semana seguida, o mercado elevou as projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o indicador oficial de inflação. Por outro lado, esta foi a quarta semana consecutiva de melhora das estimativas de contração da economia brasileira em 2020.
O Relatório de Mercado Focus desta semana, divulgado nesta segunda-feira (5), mostra que a mediana das projeções coletadas pelo Banco Central para o IPCA passou de 2,05% para 2,12%. A expectativa para 2021 sofreu uma leve queda, de 3,01% para 3,00%
O PIB passou de uma contração de 5,04% para recuo de 5,02%. A expectativa para 2021 permaneceu a mesma pela 19ª semana seguida, de crescimento de 3,50%.
Os economistas ouvidos pelo BC estimam ainda que a taxa de câmbio do dólar deve fechar 2020 em R$ 5,25, estabilidade pela quinta semana seguida. Para 2021, a mediana permaneceu em R$ 5,00.
Em relação à Selic, a taxa básica de juros da economia, a estimativa é a mesma pela 14ª semana seguida, de 2,00%. Para 2021, as projeções apontam para uma taxa de 2,50% ao final do período.
Top 5
O Relatório Focus também trouxe as projeções dos economistas que mais se aproximam do resultado efetivo do IPCA.
No médio prazo, a mediana de estimativas desses profissionais é de 2,23% para 2020, acima dos 2,12% divulgados no relatório passado. Esta foi a quarta semana seguida de reajuste positivo. Para 2021, a projeção seguiu em 3,20% pela terceira semana consecutiva.