🔴 [NO AR] ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA: 3 AULAS GRATUITAS – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

não para de subir

IPCA sobe 0,89% em novembro, acima do esperado pelo mercado

Pela primeira vez desde fevereiro, inflação acumulada em 12 meses ultrapassa o centro da meta para 2020

Desenho de quatro homens tentando segurar um maço de dinheiro, que tenta "voar", em referência à inflação.
Imagem: Shutterstock

Ao contrário do esperado pelo mercado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou entre outubro e novembro, de 0,86% para 0,89%, sendo esta a maior variação para o mês desde 2015. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (8) pelo IBGE.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mediana das estimativas da pesquisa Projeções Broadcast apontava para um arrefecimento do índice oficial de inflação do País em novembro, para 0,78%. Todas as 40 instituições consultadas esperavam desaceleração, com estimativas de taxas entre 0,70% e 0,85%.

Com isto, o IPCA acumulado em 12 meses ultrapassou pela primeira vez desde fevereiro o centro da meta de inflação para 2020, de 4,0%, atingindo 4,31%. O movimento já era esperado pelo mercado, mas numa intensidade menor – a mediana apontava uma leitura de 4,19%, com as projeções indo de 4,06% a 4,88%.

Alimentos novamente

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, sete tiveram alta em novembro.

Alimentação e bebidas continuou sendo o principal responsável por puxar a inflação. No mês passado, o grupo apresentou avanço de 2,54% nos preços, uma aceleração ante outubro (1,93%). O efeito sobre o IPCA foi de 0,53 ponto percentual (p.p.).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dentro do segmento, a aceleração foi provocada por altas mais intensas em alguns itens do subgrupo alimentos para consumo no domicílio (3,33%), principalmente carnes (6,54%) e da batata-inglesa (29,65%).

Leia Também

QUESTÕES POLÍTICAS

A Selic pode terminar 2027 em 9,75% ao ano… ou subir para 15,5% — e o que vai definir a taxa não é a economia

NOBEL CONTROVERSO

O médico que ganhou um Prêmio Nobel por fazer 12 furos no cérebro dos pacientes

Além disso, os preços de outros alimentos importantes na cesta das famílias, como o tomate (18,45%), o arroz (6,28%) e o óleo de soja (9,24%) seguem em alta.

Outros grupos

A segunda maior contribuição (0,26 p.p.) veio de Transportes (1,33%). Juntos, Alimentos e Transportes representaram cerca de 89% do IPCA de novembro. 

A parte de Artigos de residência (0,86%), por sua vez, desacelerou em relação ao mês anterior (1,53%), assim como Vestuário (0,07% em novembro, frente à alta de 1,11% em outubro).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os demais grupos ficaram entre a queda de 0,13% em Saúde e cuidados pessoais e a alta de 0,44% em Habitação.

* Com informações da Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rei Harald V Noruega fortuna (1) 28 de agosto de 2026 - 10:28
feriado ponto facultativo folga 28 de agosto de 2026 - 5:30
cirurgia cerebral inteligência artificial IA (1) 27 de agosto de 2026 - 17:34
Logo da marca Apple em uma fachada de prédio 27 de agosto de 2026 - 11:44
Tesoura rosa corta a Selic, taxa básica de juros 27 de agosto de 2026 - 10:53
Pix 27 de agosto de 2026 - 9:59
Loterias batem na trave. Imagem mostra bilhetes da Lotofácil, da Quina, da +Milionária, da Dupla Sena, da Lotomania e da Super Sete saindo de dentro de uma bola de futebol. 27 de agosto de 2026 - 6:52
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 26 de agosto de 2026 - 19:53
market makers thiago salomão mercado financeiro mba 26 de agosto de 2026 - 19:33
26 de agosto de 2026 - 15:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar