Menu
2020-11-10T15:58:14-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Coronavac

Governo de São Paulo diz que morte de voluntário não teve relação com a vacina

Testes da Coronavac foram interrompidos pela Anvisa por conta de “efeito adverso grave”; conforme apuraram veículos de imprensa, trata-se da morte de um voluntário, provavelmente por suicídio

10 de novembro de 2020
15:02 - atualizado às 15:58
vacina covid-19
Imagem: Shutterstock

Integrantes do governo de São Paulo vieram a público, nesta terça-feira (10), dizer que "o evento adverso grave" que provocou a suspensão dos testes da Coronavac pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não teve qualquer relação com a vacina.

Em entrevista coletiva, o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, o secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Carlo Gorinchteyn, e o secretário executivo do Comitê de Contingência do Coronavírus em São Paulo, João Gabbardo, não revelaram qual foi o "evento adverso grave" e nem suas circunstâncias, por respeito ético à vítima e familiares, segundo Covas.

No entanto, conforme o Estadão e outros veículos de imprensa apuraram, tratou-se da morte de um voluntário, ocorrida no dia 29 de outubro, provavelmente por suicídio.

O evento foi reportado à Anvisa no último dia 6, e a agência optou por ordenar a suspensão dos testes ontem à noite, procedimento padrão quando um evento adverso grave ocorre em estudos com vacinas, ainda que não esteja clara sua relação com o medicamento.

No entanto, segundo Dimas Covas, a suspensão "causou surpresa, insegurança e indignação", uma vez que a Anvisa já estava de posse da informação de que a morte do voluntário não tinha relação com a vacina. Covas disse ter sido comunicado da decisão da agência pela imprensa, antes de receber comunicado formal da Anvisa.

O presidente do Instituto Butantan reforçou que 94,7% dos pacientes em teste não tiveram qualquer efeito adverso, e 5,3% apresentaram efeitos de baixa gravidade, como dor no local da aplicação, conforme já relatado em entrevista em setembro.

Segundo João Gabbardo, é "impossível" que a morte do voluntário tenha relação com a vacina, uma vez que o intervalo entre a aplicação e o evento foi superior a três semanas. Além disso, o voluntário pode ter feito parte do grupo que recebeu placebo.

Lembrando que mesmo o suicídio pode constituir uma possível reação adversa a medicamentos, logo a relação causal deverá, de qualquer forma, ser investigada.

Apelidada de Coronavac, a vacina brasileira contra o coronavírus vem sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

O que diz a Anvisa

Em entrevista coletiva realizada há pouco, o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, é preciso confirmar que não há causalidade entre a vacina e o "evento adverso grave não esperado" antes de se retomarem os testes. A agência evitou estabelecer prazos.

A Anvisa alegou, ainda, que as informações enviadas pelo Instituto Butantan, ao reportar o evento, estavam incompletas.

Mendes afirmou, ainda, que a notificação do Instituto Butantan demorou três dias para chegar à agência, em razão de ataque hacker feito contra os órgãos federais.

Segundo a Anvisa, a retomada dos testes depende, agora, de o Instituto Butantan acionar o Comitê Internacional Independente, responsável por dar um parecer sobre a realização dos testes, com informações detalhadas.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

atenção, acionista

Itaú Unibanco anuncia pagamento de juros sobre capital próprio

Segundo a empresa, os valores serão pagos com base na posição acionária do dia 10 de dezembro

seu dinheiro na sua noite

Um zero a zero para se comemorar

O gol é um detalhe. A frase atribuída a Carlos Alberto Parreira representa um marco do estilo considerado retranqueiro do ex-técnico da seleção brasileira. Ainda que Parreira negue a afirmação, o fato é que o Brasil sagrou-se campeão da Copa de 1994 sob o comando do técnico depois de um empate por zero a zero […]

separação em curso

Conselho de administração do Itaú aprova criação da Newco, dona de parte da XP

Cisão ainda precisa ser aprovada pelos acionistas, e caso isso aconteça, eles vão passar a deter participação também na Newco

fechamento dos mercados

Ibovespa perde ímpeto sem NY, mas consegue fechar em leve alta aos 110 mil pontos

Índice acionário estendeu sequência de altas em sessão de marasmo por liquidez reduzida. Embate entre Guedes e Campos Neto realça questão fiscal, mas juros recuam com leilão do Tesouro

eleição em são paulo

Empresários e investidores entregam manifesto a favor da candidatura de Boulos

Candidato é tratado como empreendedor social e, em conversas reservadas, o MTST é comparado a uma startup de sucesso

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies