Menu
2020-01-29T19:26:28-03:00
Victor Aguiar
Victor Aguiar
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pelo Instituto Educacional BM&FBovespa. Trabalhou nas principais redações de economia do país, como Bloomberg, Agência Estado/Broadcast e Valor Econômico. Em 2020, foi eleito pela Jornalistas & Cia como um dos 10 profissionais de imprensa mais admirados no segmento de economia, negócios e finanças.
SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Cuidado com a bolha

29 de janeiro de 2020
19:26
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Olá,

De uns meses para cá, eu tenho me dedicado a um novo hobby: cozinhar. Para quem mal sabia fazer o básico, é uma conquista enorme ver que os meus bolos ficam parecidos com os das receitas da TV.

Mas, como todo cozinheiro inexperiente, é claro que eu cometo alguns erros: já me cortei com uma faca afiada demais, já errei as medidas de sal — o prato ficou intragável — e já me queimei ao encostar numa assadeira recém-saída do forno.

Esse último problema me rendeu uma bolha na mão direita — eu fiquei alguns dias sem conseguir digitar muito bem. Mas o que me incomodava mesmo era a lembrança que o machucado evocava: afinal, todo aquele transtorno poderia ser evitado caso eu fosse mais cuidadoso...

Ok, 'transtorno' é um termo meio dramático: foram só alguns dias de incômodo. Mas e se a queimadura fosse mais grave?

Bolhas, como todos sabem, podem causar problemas mais sérios se não forem tratadas com a devida atenção. Não importa se estamos falando de uma queimadura, um sapato apertado ou uma alta desenfreada dos preços de um ativo: é melhor ficar atento para evitar dores de cabeça.

Um veterano das cozinhas — quer dizer, do mercado financeiro — está preocupado com uma bolha que pode estar se formando na bolsa brasileira. 

Luis Stuhlberger, da Verde Asset, participou de um evento nesta tarde, e o Vinícius Pinheiro estava lá para ouvi-lo — você pode conferir a opinião do gestor nesta matéria especial.

Sem muita empolgação 

decisão unânime do Fed de manter os juros dos Estados Unidos entre 1,50% e 1,75%, sob o argumento de que a atual política monetária é “apropriada para suportar a expansão econômica”, não mexeu muito com os ânimos dos investidores. Veja como os agentes financeiros reagiram à postura do BC americano em nossa cobertura de mercados.

O foco agora é no Senado 

A novela sobre a capitalização da Eletrobras pode terminar no segundo semestre deste ano — pelo menos, esse é o objetivo do presidente da estatal, Wilson Ferreira. Em evento do Credit Suisse, ele destacou que vai focar agora nas conversas com o Senado para fazer com que o projeto engate no Congresso. Além disso, ele falou quais serão as prioridades da companhia para este ano. 

Sem pressa

O BNDES vai tirar o pé do acelerador nas vendas de ativos em 2020. Segundo Gustavo Montezano, presidente do banco, a instituição ainda tem até três anos para reduzir as participações detidas pela BNDESPar em empresas. Uma das prioridade no curto prazo será impulsionar a indústria de fundos. A Julia Wiltgen esteve no evento e mostra tudo o que o executivo está planejando para o banco. 

De saída dos jornais 

O bilionário Warren Buffett decidiu se desfazer do império de jornais que possuía, vendendo suas publicações impressas para a Lee Enterprises, uma tradicional editora dos Estados Unidos, por R$ 140 milhões. Só que essa operação recebeu uma ajudinha extra da Berkshire Hathaway, administrada pelo próprio Buffett: o conglomerado financiou a transação e ainda vai refinanciar a dívida da compradora. Eu fui atrás dessa história e te conto aqui os detalhes. 

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Fora do planeta

Bilhete só de ida? Petições defendem permanência de fundador da Amazon no espaço

Mais de 70.000 pessoas assinaram manifestos online para impedir que o bilionário Jeff Bezos retorne da viagem espacial marcada para o dia 20 de julho

Exile on Wall Street

O que esperar dos IPOs na bolsa brasileira? Basta ver os jornais dos EUA

Era o final dos anos 1980, mas ele pode ver o jornal de 22 de outubro de 2015. Na capa do periódico, seu filho estava sendo preso por roubo. Não havia alternativa senão entrar mais uma vez no DeLorean e viajar para o futuro, de modo a evitar a prisão de Martin McFly Júnior. O […]

Mercado de quatro patas

Poder felino: Petz compra Cansei de Ser Gato e avança na produção de conteúdo digital

A Petz entrou no segmento de conteúdo digital ao adquirir a Cansei de Ser Gato, marca voltada aos felinos e que tem forte presença nas redes

Atenção acionista

Rede D’or anuncia pagamento de R$ 156,2 milhões de juros sobre capital próprio

O pagamento do valor anunciado será destinado aos acionistas que detiverem as ações da Rede D’or no próximo dia 24 de junho

Fome para crescer

Em mais uma aquisição, Magazine Luiza se fortalece em food services com a Plus Delivery

Segundo a varejista, plataforma de entrega de comida tem cerca de 1.500 restaurantes parceiros e atende mais de 250 mil clientes por mês

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies