Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Quem é que sobe? O Ibovespa, não

Se fosse um time de futebol (ou uma seleção), a economia brasileira seria uma equipe com bons jogadores, mas uma defesa desorganizada. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Na ânsia de marcar gols, os técnicos que assumem o comando do país acabam por colocar a equipe toda no ataque. A tática até funciona […]

Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Se fosse um time de futebol (ou uma seleção), a economia brasileira seria uma equipe com bons jogadores, mas uma defesa desorganizada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na ânsia de marcar gols, os técnicos que assumem o comando do país acabam por colocar a equipe toda no ataque. A tática até funciona no começo, mas não demora até o time levar a virada e sair de campo derrotado.

Essa situação parecia mudar depois que o governo aprovou o chamado teto de gastos. Uma medida sem dúvida retranqueira, mas que prometia recolocar o país no caminho do crescimento.

O problema é que os resultados demoraram a aparecer. O jogo vistoso que levou à queda dos juros para as mínimas históricas e recordes da bolsa não se refletiu no campo da economia real.

Com a parada súbita na atividade a partir da pandemia do coronavírus, o governo se viu obrigado a lançar mão de todos os atacantes que tinha no banco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora necessárias, as medidas como o auxílio emergencial provocaram um rombo projetado de mais de R$ 800 bilhões nas contas públicas só neste ano.

Leia Também

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Depois de uma Super Quarta vem uma Super Quinta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O que um ex-BC diz sobre a decisão do Copom de hoje, a expectativa para o acordo entre EUA e Irã e o que mais move a bolsa de valores hoje

Nas últimas semanas, os investidores deixaram claro que não estão dispostos a continuar pagando esse ingresso. Se não existe mais bobo no futebol, imagine no mercado financeiro. 

Depois de uns dias adormecido, o risco fiscal voltou a dar as caras e pesou na bolsa. O Ibovespa fechou nas mínimas do dia e frustrou a expectativa de quem esperava ver o principal índice da B3 de volta aos 100 mil pontos. Confira com o nosso narrador dos mercados Felipe Saturnino os detalhes do pregão desta sexta-feira.

MERCADOS

 O que falta para o Ibovespa retomar os 100 mil pontos? A Julia Wiltgen e o Ricardo Gozzi falaram sobre os fatores de risco (e as oportunidades) que você deve ficar de olho no nosso podcast Touros e Ursos. Você pode assistir a conversa no YouTube ou ouvir no Spotify.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

EMPRESAS

 Tem espaço para mais! Depois de um balanço forte e positivo no terceiro trimestre, analistas do Goldman Sachs e do Credit Suisse acreditam que o melhor ainda está por vir para a CSN. Saiba o que os especialistas esperam para a ação da siderúrgica.​​​​​​​

 Falando em resultados, a Tenda divulgou fortes prévias operacionais do trimestre, que foi o melhor da história da companhia. A notícia impulsionou as ações da construtora em um dia negativo na bolsa. ​​​​​​​

 Os membros da família Klabin fecharam um acordo com o BNDESPar que pode dar fim à briga pelo direito de explorar a marca da produtora de papel e celulose. Veja os detalhes da operação.

 Na disputa pela Linx, a CVM decidiu que os três sócios-fundadores da empresa estão impedidos de votar na assembleia de acionistas que decidirá sobre a proposta de venda para a Stone. Saiba mais sobre a polêmica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ECONOMIA

 O dragão da inflação voltou a mostrar seu poder de fogo. O IGP-10, índice calculado pela FGV, subiu 3,20% em outubro, bem acima da expectativa do mercado de 2,67%. Veja quais itens pesaram mais na inflação.

 Por falar em inflação, a alta dos preços vai criar uma espécie de armadilha para a equipe econômica cumprir o teto de gastos em 2021. Saiba quanto o governo terá de cortar em gastos, segundo o BTG Pactual.

 Voando para as telinhas! A HBO está desenvolvendo uma minissérie sobre o bilionário Elon Musk e sua empresa, a SpaceX. O projeto conta com a parceria de Channing Tatum, astro de Anjos da Lei. Saiba mais.​​​​​​​

COLUNISTAS

 Você tem o hábito de observar retornos passados de fundos e outros ativos e achar que só por isso eles vão continuar em alta? Então talvez você tenha a “maldição do vencedor”. O Bruno Merola faz essa reflexão na coluna de hoje. Vale a leitura!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Círculo de cadeiras pretas em sala escura, iluminadas no centro, com logotipos de ferramentas de IA nos encostos, voltadas para um espaço vazio 12 de junho de 2026 - 7:16
inteligencia artificial bdr bdrs investimento tecnologia 10 de junho de 2026 - 13:15

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: IPOs das big techs — aos vencedores, a ressaca?

10 de junho de 2026 - 13:15
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma estrada de terra saindo de um canavial em direção a uma cidade do futuro, mas há um buraco no meio do trajeto 10 de junho de 2026 - 8:35
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um investidor de terno preto segurando um escudo em que está escrito ETF. Ele está em um escritório e, ao fundo, vemos gráficos vermelhos em queda 9 de junho de 2026 - 8:45
Barril de petróleo sobre dólares Irã Israel guerra 9 de junho de 2026 - 7:08
Examinador lendo um currículo durante uma entrevista de emprego; vagas abertas 7 de junho de 2026 - 8:00
Imagem mostra uma mão feminina escrevendo em um tablet. Símbolos de sustentabilidade e fatores ambientais são projetados. 3 de junho de 2026 - 8:47
Imagem tirada de um drone mostra a cidade de Cartagena. Em primeiro plano, a cidade antiga, e, ao fundo, prédios altos e modernos 2 de junho de 2026 - 8:26
ID da foto:2232370416 Eleição na Colômbia. Mão do homem que põe seu voto na urna e na bandeira da Colômbia no fundo 2 de junho de 2026 - 7:45

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A virada colombiana e o novo pêndulo político da América Latina

2 de junho de 2026 - 7:45
hedge funds ou fundos de fundos imobiliários como almoço grátis no mercado 31 de maio de 2026 - 8:00
Ferrari Luce: faltou conselho? 30 de maio de 2026 - 9:01
Imagem gerada por inteligência artificial mostra cavalos de corrida saindo da bolsa de valores brasileira 29 de maio de 2026 - 8:46
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar