Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2020-09-29T19:39:05-03:00
seu dinheiro na sua noite

Onde está o Guedes?

29 de setembro de 2020
19:39
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

Paulo Guedes esteve presente ontem no anúncio do programa Renda Cidadã pelo governo, ao lado de Jair Bolsonaro e lideranças do Congresso.

Mas os investidores no mercado financeiro não reconheceram no ministro a figura que prometeu implementar uma agenda de medidas liberais na economia, incluindo privatizações e reformas.

A desconfiança sobre como a equipe econômica encaixaria o programa que vai substituir e ampliar o Bolsa Família dentro do orçamento já era grande antes mesmo do anúncio.

Mas ainda havia uma certa esperança de que Guedes e seus “coringas” encontrariam uma forma de atender a demanda sem grandes danos ao teto de gastos públicos.

O problema é que a solução encontrada — usar recursos destinados ao pagamento de precatórios e de parte do Fundeb — cheirou a calote e abalou de vez a confiança dos investidores.

Após o estrago com o anúncio, o líder do governo na Câmara e até o próprio presidente Bolsonaro vieram a público para justificar a medida. Mas não foi o suficiente para impedir a bolsa de amargar uma nova queda e voltar aos níveis de junho.

Quem o mercado queria ver até agora não reapareceu. Onde está o Guedes? O Ricardo Gozzi falou com analistas e traz para você um retrato do climão com o grande fiador do governo.

MERCADOS

 O BofA está otimista com a construção civil. O banco espera uma recuperação de vários anos do setor, notando que tal retomada se encontra nos estágios iniciais. E os analistas da instituição têm uma ação predileta para surfar a onda do mercado imobiliário.

 A Gerdau é uma boa pedida para aproveitar o bom momento do mercado de aço, segundo o Credit Suisse. O banco vê uma recuperação acentuada da demanda do setor e elevou o preço-alvo da ação da empresa.

 Warren Buffett deixou a cautela de lado e fez umas comprinhas. O bilionário, precavido no início da pandemia, investiu US$ 19 bilhões desde julho. Confira a lista das aquisições da holding do lendário investidor.

EMPRESAS

 A disputa entre as plataformas de investimento está afunilando. O Santander anunciou a compra de 60% da Toro Investimentos e vai unir as operações da corretora com a Pi, lançada pelo bancão no ano passado, mas que não engrenou. Veja os detalhes.

 O Bradesco também foi às compras e anunciou a compra da fintech DinDin para reforçar a sua carteira digital recém-lançada Bitz. O bancão já mira outra aquisição e tem uma meta ousada para a Bitz.

ECONOMIA

 Enquanto discute de onde tirar dinheiro para financiar o novo programa de auxílio, o governo registrou o pior déficit fiscal para agosto em toda a série histórica, no valor de R$ 96,096 bilhões. Ainda assim o resultado veio um pouco melhor que o esperado.

COLUNISTAS

 Jair Bolsonaro atualmente é o favorito a vencer as eleições. Mas há um risco no radar: a desancoragem da política fiscal, que dá as caras com o Renda Cidadã. Veja como o presidente pode perder uma reeleição encaminhada na coluna do Felipe Miranda.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Títulos públicos

Veja os preços e as taxas do Tesouro Direto nesta segunda-feira

Confira os preços e taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra e resgate

MERCADOS HOJE

Vacina anima investidores e Ibovespa sobe 1%, na contramão da cautela global

Em dia de Wall Street fechada, o mercado deve refletir uma liquidez menor. Os investidores também repercutem os dados do IBC-Br

acelera aí

Gol cobra agilidade da Smiles na análise de incorporação

Companhia aérea afirma que demora na avaliação da proposta resultará em atraso substancial na reorganização das empresas

Exile on Wall Street

Crescidos e vacinados

Há tempos, me preocupo com a possibilidade de estarmos usando um arcabouço velho para um mundo novo.

o melhor do seu dinheiro

A bolsa e o teto sobre nós

É sempre bom ouvir o que Luiz Fernando Figueiredo tem a dizer. Em junho passado, quando falou com o Seu Dinheiro pela última vez, o ex-diretor do Banco Central e sócio-fundador da Mauá Capital praticamente cantou a bola de quais seriam os próximos movimentos da taxa básica de juros (Selic). De lá para cá, o […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies