Menu
Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
Dados da Bolsa por TradingView
2020-08-12T20:21:08-03:00
seu dinheiro na sua noite

O Ibovespa entre o Céu e o Inferno

12 de agosto de 2020
20:21
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Desde que ultrapassou novamente os 100 mil pontos, em meados de julho, o Ibovespa tem ficado meio… de lado. Essa é a expressão usada no mercado quando um índice ou ativo fica nesse “chove não molha”: sobe um pouquinho, cai um pouquinho, mas sempre rondando o mesmo patamar.

E não é que o noticiário esteja parado, pelo contrário. Incertezas não faltam, fatores de risco abundam, e até as boas notícias não têm sido escassas.

Mas aí é que está: em alguns pregões, o cabo de guerra entre o lado pessimista e o otimista é tão forte, que o Ibovespa acaba não andando muito para nenhum dos dois.

Hoje, por exemplo, o Ibovespa terminou o pregão perto da estabilidade, depois de oscilar bastante ao longo do dia. De um lado, boas notícias vindas do exterior, que animaram as bolsas lá fora; de outro, uma reação bem ruim dos investidores às recentes baixas na equipe econômica do governo Bolsonaro.

Pegou mal no mercado a saída de Salim Mattar e Paulo Uebel do governo. Os investidores veem o projeto liberal de Guedes ameaçado, assim como o teto de gastos, e temem o desembarque do próprio ministro.

No fim do dia, porém, a notícia de que o presidente Bolsonaro iria à público para manifestar compromisso com o teto de gastos - o que de fato ocorreu - impediu uma queda maior da bolsa.

Mesmo assim, tivemos mais um dia de Ibovespa descolado das bolsas americanas, o que tem sido frequente nos últimos dias.

Já a volatilidade do dólar não tem ficado escondida. Hoje tivemos mais um dia de alta da moeda americana, diante da percepção de piora do quadro fiscal do país. O Ricardo Gozzi conta tudo que aconteceu no pregão de hoje nesta matéria.

INVESTIMENTOS

 A SPX trocou a posição comprada em dólar pelo euro. A gestora de Rogério Xavier também está apostando na queda de moedas emergentes e acredita que a Selic ficará estável no atual patamar “por algum tempo”. O Vinícius Pinheiro traz os detalhes.

 O BTG Pactual cortou a recomendação para as ações da Linx de compra para neutro depois do acordo de fusão da empresa com a Stone. Os analistas avaliam que o preço atual já reflete as condições do negócio.

 A Tesla, empresa do bilionário Elon Musk, vai fazer um desdobramento de ações para torná-las mais acessíveis aos investidores. Negociados a mais de US$ 1.500, os papéis serão divididos para terem um valor unitário menor. Veja como a operação vai ocorrer.

EMPRESAS

 Em entrevista ao Estadão, o presidente do Itaú, Candido Bracher, disse que o banco não vai financiar empresas de carne que desmatem. Esta indústria é alvo da principal iniciativa da atuação conjunta dos bancos na questão ambiental.

 A Petrobras informou que os preços da gasolina e do diesel vão subir a partir de amanhã, em razão da recuperação dos preços do petróleo no mercado internacional.

ECONOMIA E POLÍTICA

 As vendas no varejo cresceram 8% em junho. O resultado foi melhor do que o esperado pelo mercado financeiro, que previa em alta de 4,9%.

 A maioria dos deputados acredita que a reforma tributária será aprovada, mas ao menos metade deles diverge do governo em um ponto importante. Saiba do que se trata.

 O governador de São Paulo, João Doria, informou que testou positivo para covid-19, mas está assintomático.

 Os Estados Unidos estão se preparando para cumprir uma promessa antiga do presidente Donald Trump: cortar impostos sobre as folhas de salários.

COLUNISTAS

 A aprovação do acesso de todos os investidores ao mercado de BDRs adicionou 550 novas ações no cardápio de alternativas da pessoa física na bolsa, incluindo papéis de gigantes como Apple, Microsoft e Amazon. O Felipe Paletta explica o que está em jogo.

 Por quanto tempo os preços dos ativos continuarão surfando a grande onda de liquidez no mundo? Bolhas irão estourar quando a liquidez secar? O dinheiro vai perder valor? Felipe Miranda levanta hipóteses do que pode acontecer nesse cenário de incertezas.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

fundos imobiliários

Investimento em FIIS: O que devo saber para escolher os melhores?

Analista dá 5 dicas valiosas para os investidores se darem bem com fundos imobiliários

Tendências da bolsa

AGORA: Ibovespa futuro abre em alta, mesmo com PIB do 3º tri mais fraco, puxado por Nova York e dólar avança para R$ 5,70

O resultado do PIB do terceiro trimestre veio abaixo do esperado, mas dentro do intervalo das projeções

Negócio fechado

Empiricus conclui processo de venda das empresas do grupo para o Banco BTG Pactual

O processo marca o início de uma nova fase na trajetória da Empiricus no mercado financeiro, segundo o CEO do grupo, Caio Mesquita

O melhor do Seu Dinheiro

O melhor do Seu Dinheiro: O leão da maldade contra o poupador guerreiro

Em um país habituado a ver o surgimento de reformas tributárias que só aumentam a fatura para a média da população, o PGBL surge como uma das melhores armas

A BOLSA HOJE

Esquenta dos mercados: PIB do terceiro trimestre e falas de Paulo Guedes devem dividir atenção da bolsa com ômicron nos EUA

As falas de dirigentes do Fed também são destaque hoje, com o mundo de olho na retirada de estímulos da economia norte-americana

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies