Menu
2020-08-12T18:24:44-03:00
Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
Diretor de redação do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA, trabalhou nas principais publicações de economia do país, como Valor Econômico, Agência Estado e Gazeta Mercantil. É autor dos romances O Roteirista, Abandonado e Os Jogadores
Gestão na crise

SPX troca o dólar por posição comprada em euro e vê Selic estável ‘por algum tempo’

Conhecida pela visão mais pessimista, a SPX avalia que o bom desempenho recente dos mercados é regido pela “mão visível” dos estímulos dos bancos centrais e dos governos

12 de agosto de 2020
15:03 - atualizado às 18:24
Rogério Xavier SPX
Rogério Xavier, sócio da SPX - Imagem: Leo Martins

Depois de um longo período com uma aposta bem sucedida no dólar forte, a SPX Capital passou a apostar na valorização de outra moeda: o euro.

No relatório de gestão mais recente, a gestora de Rogério Xavier informou que mantém posições compradas na moeda do bloco europeu e vendidas nas divisas de países emergentes — sem informar quais. O fundo também mantém posições em metais preciosos.

Conhecida pela visão mais pessimista, a SPX avalia que o bom desempenho recente dos mercados é regido pela "mão visível" dos programas de estímulo dos bancos centrais e dos governos.

“A grande questão é saber até quando essa influência externa será suficiente para manter os prêmios de riscos contidos e indiferentes aos problemas idiossincráticos. Em tempos de inundação de liquidez, é impossível saber o tamanho dos buracos.”

Para a gestora, as incertezas são maiores nos mercados emergentes. “Muitos países já estavam em uma posição fiscal precária antes da crise, que só se intensificou com a expansão fiscal realizada nos últimos meses”, escreveu a SPX, que possui R$ 35 bilhões sob gestão.

No mês de julho, o fundo SPX Nimitz rendeu 0,99%, ante um CDI de 0,19% no mesmo período. Em 2020, a rentabilidade é de 4,02%, contra 1,96% do indicador de referência.

Juros estáveis

Apesar da incerteza sobre a duração da eficácia dos pacotes de estímulo à economia, a SPX entende que as políticas monetária e fiscal vão continuar dando suporte para a economia global.

“Buscamos alocações em países nos quais enxergamos espaço para a acomodação adicional ou onde acreditamos que distorções nos preços tenham sido criadas.”

Aqui no Brasil, a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir a taxa básica de juros (Selic) para 2% era esperada. Apesar de o BC não ter descartado novos cortes, a gestora acredita que a Selic será mantida no atual patamar "por algum tempo".

Na bolsa brasileira, a SPX informou que mantém posições compradas em empresas dos setores como utilities (concessões de serviços públicos), telecom, consumo e mineração contra o índice Ibovespa.

Lá fora, as apostas do fundo em bolsa são baseadas em ações de empresas menos sensíveis à atividade corrente e mais sensíveis à queda do custo. A SPX informa ainda que mantém posições assimétricas em um cenário de vitória democrata na Presidência e no Congresso americano nas eleições deste ano.

A gestora detém ainda títulos de dívida de empresas com classificação de grau de investimento nos mercados desenvolvidos. No mercado de crédito da América Latina, a SPX também possui posições compradas em companhias menos expostas às consequências da pandemia.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Números da pandemia

Número de óbitos por covid-19 passa de 435 mil; casos passam de 15,6 milhões

Mais de mil mortes e 40 mil novos casos foram registrados nas últimas 24 horas

Cripto

Musk dá a entender que Tesla pode se desfazer de Bitcoins que já recebeu

Comentário sobre a criptomeda foi feito em interação em rede social.

Trilhões em jogo

Ao defender pacote, Biden diz que EUA precisam de infraestrutura confiável

O projeto sofre oposição, entretanto, até mesmo de alguns meses do partido do presidente

Força-maior

Com morte de Covas, Ricardo Nunes assume definitivamente a prefeitura de São Paulo

Vice estava no cargo desde que Covas licenciou-se no início de maio; ele decretou luto oficial de 7 dias pela morte do prefeito

Ainda no papel

Queiroga diz que ministério estuda campanha de testagem contra covid-19

Botucatu abriu hoje vacinação em massa da população para pesquisa

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies