Menu
2020-08-12T18:24:44-03:00
Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
Formado em jornalismo, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA. Trabalhou por 18 anos nas principais redações do país, como Agência Estado/Broadcast, Gazeta Mercantil e Valor Econômico. É coautor do ensaio “Plínio Marcos, a crônica dos que não têm voz" (Boitempo) e escreveu os romances “O Roteirista” (Rocco), “Abandonado” (Geração) e "Os Jogadores" (Planeta).
Gestão na crise

SPX troca o dólar por posição comprada em euro e vê Selic estável ‘por algum tempo’

Conhecida pela visão mais pessimista, a SPX avalia que o bom desempenho recente dos mercados é regido pela “mão visível” dos estímulos dos bancos centrais e dos governos

12 de agosto de 2020
15:03 - atualizado às 18:24
Rogério Xavier SPX
Rogério Xavier, sócio da SPX - Imagem: Leo Martins

Depois de um longo período com uma aposta bem sucedida no dólar forte, a SPX Capital passou a apostar na valorização de outra moeda: o euro.

No relatório de gestão mais recente, a gestora de Rogério Xavier informou que mantém posições compradas na moeda do bloco europeu e vendidas nas divisas de países emergentes — sem informar quais. O fundo também mantém posições em metais preciosos.

Conhecida pela visão mais pessimista, a SPX avalia que o bom desempenho recente dos mercados é regido pela "mão visível" dos programas de estímulo dos bancos centrais e dos governos.

“A grande questão é saber até quando essa influência externa será suficiente para manter os prêmios de riscos contidos e indiferentes aos problemas idiossincráticos. Em tempos de inundação de liquidez, é impossível saber o tamanho dos buracos.”

Para a gestora, as incertezas são maiores nos mercados emergentes. “Muitos países já estavam em uma posição fiscal precária antes da crise, que só se intensificou com a expansão fiscal realizada nos últimos meses”, escreveu a SPX, que possui R$ 35 bilhões sob gestão.

No mês de julho, o fundo SPX Nimitz rendeu 0,99%, ante um CDI de 0,19% no mesmo período. Em 2020, a rentabilidade é de 4,02%, contra 1,96% do indicador de referência.

Juros estáveis

Apesar da incerteza sobre a duração da eficácia dos pacotes de estímulo à economia, a SPX entende que as políticas monetária e fiscal vão continuar dando suporte para a economia global.

“Buscamos alocações em países nos quais enxergamos espaço para a acomodação adicional ou onde acreditamos que distorções nos preços tenham sido criadas.”

Aqui no Brasil, a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir a taxa básica de juros (Selic) para 2% era esperada. Apesar de o BC não ter descartado novos cortes, a gestora acredita que a Selic será mantida no atual patamar "por algum tempo".

Na bolsa brasileira, a SPX informou que mantém posições compradas em empresas dos setores como utilities (concessões de serviços públicos), telecom, consumo e mineração contra o índice Ibovespa.

Lá fora, as apostas do fundo em bolsa são baseadas em ações de empresas menos sensíveis à atividade corrente e mais sensíveis à queda do custo. A SPX informa ainda que mantém posições assimétricas em um cenário de vitória democrata na Presidência e no Congresso americano nas eleições deste ano.

A gestora detém ainda títulos de dívida de empresas com classificação de grau de investimento nos mercados desenvolvidos. No mercado de crédito da América Latina, a SPX também possui posições compradas em companhias menos expostas às consequências da pandemia.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

EUA X China

Trump X TikTok: empresa chinesa tenta impedir proibição de downloads

Decisão judicial pode barrar restrição, que passaria a valer a partir de meia-noite deste domingo nos Estados Unidos.

A 38 dias da eleição

Trump anuncia nomeação de Barrett para a Suprema Corte

Nomeação ainda precisa ser confirmada pelo Senado, que hoje tem maioria Republicana.

Últimos ajustes

Guedes se reúne com líder do governo na Câmara para discutir Reforma Tributária

Segundo o deputado Ricardo Barros, na segunda-feira a proposta já estará fechada para uma rodada de discussão com os líderes da base governista no Congresso.

Em 2020

Pandemia tira R$ 12 bilhões em investimentos

Investimentos públicos em infraestrutura deverão ser 10% menores em relação ao estimado antes da pandemia de covid-19.

Entrevista

“A crise econômica será severa e prolongada”, diz de Bolle

Em novo livro, economista defende que é preciso romper com padrões estabelecidos de estratégia econômica – como o teto de gastos – para responder aos desafios trazidos pelo novo coronavírus.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements