Menu
Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
Dados da Bolsa por TradingView
2020-02-10T19:56:53-03:00
Seu Dinheiro na sua noite

Ação do IRB ladeira abaixo

10 de fevereiro de 2020
19:56
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

A polêmica em torno dos balanços da resseguradora IRB ganhou novos capítulos nesta segunda-feira. Há exatamente uma semana, uma carta da gestora carioca Squadra abalou a até então tranquila trajetória de alta do preço das ações da ex-estatal, cujo valor havia praticamente quadruplicado desde sua estreia na bolsa em 2017.

A Squadra justificava sua posição vendida nas ações do IRB - uma aposta na queda do preço do papel - alegando que o balanço da empresa havia sido turbinado por eventos que não iriam se repetir e que, portanto, aquela trajetória de valorização era insustentável. A réplica do IRB veio na forma de conferências com os analistas das suas ações.

A tréplica da Squadra, porém, não tardou, e veio hoje na forma de uma nova carta em que a gestora reitera sua posição. Em seguida, a corretora XP Investimentos decidiu tirar a recomendação de compra para os papéis da resseguradora para revisar sua indicação.

Esse duelo meio Davi versus Golias tem suscitado intenso debate no mercado financeiro, e hoje cobrou novamente seu preço na bolsa. As ações do IRB despencaram, o que levou a empresa a se manifestar de novo, desta vez por meio de teleconferência com investidores.

Ainda não sabemos se Davi vai levar a melhor, mas fato é que a fala dos principais executivos do IRB na tarde de hoje não foi o suficiente para segurar a desvalorização de mais de 16% nos papéis da companhia. Confira todos os detalhes dessa história na matéria do Vinícius Pinheiro.

Da goleada ao zero a zero

E não foram apenas as ações do IRB que apanharam na bolsa hoje. O Ibovespa teve um dia bastante negativo em meio ao clima tenso no exterior por conta do coronavírus. E o noticiário doméstico também não ajudou. No fechamento do dia, o principal índice da B3 perdeu 1,05%. Já o dólar encerrou o dia praticamente estável, mas bateu novo recorde de alta, como mostra o Victor Aguiar.

De corte em corte

O mercado financeiro reduziu pela sexta vez seguida a sua estimativa para a inflação em 2019. De acordo com o Boletim Focus de hoje, o IPCA deve fechar o ano em 3,25%, abaixo da meta estabelecida pelo Banco Central. Além disso, os analistas também fizeram projeções para o PIB, o dólar e a Selic, que na semana passada pode ter sofrido seu último corte no curto prazo.

E por falar em Selic…

A queda na taxa básica de juros teve efeitos benéficos na dívida pública brasileira. No ano passado, o governo conseguiu economizar R$ 68,9 bilhões em juros. A cifra é superior a todo o investimento feito pelo governo federal em 2019. Saiba mais.

Será?

Muitos dizem que o ano só começa mesmo depois do Carnaval. Mas parece que essa máxima não serve mais para o Congresso. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, quer votar ainda neste mês dois projetos importantes para a economia: a autonomia do Banco Central e a nova lei cambial.

O favorito

Eleger o melhor fundo de investimentos do mundo não é tarefa fácil, se é que é possível. Como bem lembra Felipe Miranda na sua coluna de hoje, os fundos que ocupam o pódio dos rankings de investimentos também contam com uma boa dose de sorte. Mas se ele tivesse que escolher o seu preferido, já sabe qual seria. E o melhor de tudo, em breve o investidor brasileiro terá acesso a esse fundo. Quer saber qual é? Dica: o gestor é bem famoso. Confira lá no Seu Dinheiro.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

GÁS NA TRAMITAÇÃO

Projeto de lei pode conter alta dos combustíveis, mas precisa ser aprovado ainda este ano, defende relator

A medida, que cria um programa de estabilização do valor do petróleo e derivados, foi a forma encontrada para amenizar a alta dos preços sem interferir na política da Petrobras

CARNE FORTE

Marfrig sobe mais de 5% hoje, mas ainda deve saltar 60% nos próximos meses, projeta Bank of America

O Bank of America recalculou as projeções financeiras para o próximo ano e vê a empresa lucrando muito mais do que o previsto no cálculo anterior

DESTAQUES DO DIA

Varejo abaixo do esperado derruba Magazine Luiza (MGLU3), mas companhias aéreas sobem forte com vacinas eficazes contra a ômicron

Enquanto o Magalu recua mais de 8%, as empresas do setor aéreo aproveitam para engatar uma recuperação

bitcoin (BTC) hoje

O rali de fim de ano do bitcoin (BTC) derrapou. E você, novato em criptomoeda, pode ser o culpado

O movimento de queda do bitcoin das últimas semanas veio dos novos investidores em cripto, chamados de short-term holders, segundo a Glassnode

DE OLHOS BEM FECHADOS

O IPO do cheque em branco chega ao Brasil: Alvarez & Marsal quer fazer oferta pública para lançar Spac na B3

Modalidade existe há mais de 20 anos nos EUA, mas ainda é inédita no Brasil; entenda como funciona

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies