🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Twist and tchau — parem as Lives

Como o “risco de colapso iminente da economia brasileiro” e “a chance de ficar parecido com a Venezuela” podem conversar, simultaneamente, com “a recuperação em V da economia brasileira” e com o “vamos surpreender o mundo”?

11 de maio de 2020
10:28 - atualizado às 18:40
O ministro da Economia, Paulo Guedes, em audiência pública da Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
O ex-ministro da Economia, Paulo Guedes - Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

“There's a lady who's sure
All that glitters is gold
And she's buying a stairway to Heaven
When she gets there she knows
If the stores are all closed”
Stairway To Heaven (quase premonitório)

Palavras não pagam dívidas.

Na minha mais recente adaptação de Warren Buffett, proponho: toda vez que um gestor público de boa reputação encontrar uma situação fiscal de má reputação e tentar resolvê-la com bravatas e frases de efeito, será a reputação da última que permanecerá intacta.

Meus heróis morreram de overdose — ainda que a OD venha por osmose, da convivência com ideias ruins. Tenho desenvolvido uma nova preocupação. Antes, temia que o governo perdesse credibilidade com a potencial saída de Paulo Guedes, dados o flerte do Executivo com a heterodoxia do Plano Pró-Brasil e a necessidade de negociação com o fisiológico, e muitas vezes perdulário, Centrão. Agora, temo pela perda de credibilidade de Paulo Guedes com sua continuidade no governo.

Questionar Paulo Guedes é como macular o bezerro de ouro. Não me importo, já sou um herege. Corinthiano, maloqueiro e sofredor — graças a Deus. Se a Faria Lima insiste em seus deuses pagãos, problema dela. Eu já o elogiei várias e várias vezes — e assim o farei ainda, sempre que achar pertinente. Contudo, o que tenho ouvido requer, por dever de ofício, outro tipo de dispositivo. O único compromisso é com o patrimônio dos assinantes. Esse é meu senhor e dele não tergiverso.

Nas últimas semanas, o rigor técnico e a inclinação científica do competente ministro têm dado espaço a propostas ao vento, números desprovidos de embasamento e até mesmo falta de coesão. Eu me pergunto: como o “risco de colapso iminente da economia brasileira” e “a chance de ficar parecido com a Venezuela” podem conversar, simultaneamente, com “a recuperação em V da economia brasileira” e com o “vamos surpreender o mundo”? Ora, se temos a capacidade de surpreender o mundo, vamos logo tirar essa surpresa da manga, porque, até agora, a nossa capacidade de superar as estimativas se manifestou apenas no protagonismo em exponencialidade (o Wall Street Journal já nos aponta como epicentro mundial do coronavírus) e nas projeções de queda do PIB em 2020 (o número mais recente do J.P. Morgan aponta -7%).

Ele pode dizer que o governo está mais parecido com aqueles de Margaret Thatcher e Ronald Reagan — é mais fácil fazê-lo pela incapacidade de encontrar uma resposta dos citados. Arrisco dizer que não haveria concordância.

A little less conversation, a little more action. Menos conversa, mais ação. No final de semana, era o Paulo Guedes no Itaú, amanhã é o Roberto Campos Neto sei lá onde.

Há algo sério acontecendo neste exato momento no Brasil e poucos estão dando a devida atenção: em termos objetivos, estamos perdendo a capacidade de fazer política econômica. Precisamos, com urgência, que os formuladores de política econômica interrompam suas participações em lives — porque o que é falado ou escrito precisa ser feito apenas por manifestações oficiais agora, críveis, sérias e embasadas por critérios científicos — e comecem a trabalhar numa saída da crise.

Explico, começando pela política monetária.

Na noite da quarta-feira passada, o Copom cortou a taxa Selic em 75 pontos-base, para 3% ao ano. Foi um movimento agressivo, posto que, apesar de haver algum dissenso, a maior parte do mercado esperava uma redução de 50 pontos. Mais relevante, o Comitê de Política Monetária sinalizou outra diminuição da Selic em seu próximo encontro, potencialmente de mais 75 pontos. A decisão foi considerada bastante “dovish”.

No meu entendimento, há um duplo erro aqui. Do Copom e dos especialistas que chamaram a movimentação de “dovish". 

O que aconteceu como consequência à decisão do Copom? O dólar disparou e o juro longo subiu fortemente. Então, a decisão do Copom acabou tendo efeito contrário ao desejado. Ao jogar para cima o juro longo (relevante para crédito e investimento), acabou contraindo ainda mais a economia. Apagou fogo jogando mais gasolina. 

O racional foi de que os cortes agressivos da Selic agora desvalorizam a moeda e flertam com inflação à frente, porque os agentes econômicos não encaram esse nível de juro no Brasil como sustentável — com efeito, os juros dos títulos brasileiros lá fora pagam mais do que os locais curtos, de modo que há uma espécie de arbitragem quase infinita a se fazer aqui, cuja consequência será uma depreciação do real muito mais forte do que se imagina. Assim, os juros para prazos maiores acabam subindo e isso impacta negativamente crédito e investimento. O resultado: mais recessão, mesmo com Selic menor. O único efeito positivo da medida seria um alívio financeiro para as empresas com dívida a CDI, insuficiente para compensar os demais efeitos deletérios.

Em outras palavras, o Brasil perdeu a capacidade de fazer política monetária clássica, numa outra forma de ver a dominância fiscal. Com dúvidas sobre a evolução da dívida/PIB, o Copom deveria respeitar a curva e olhar mais para o juro longo do que para a deflação. E o juro longo, por sua vez, depende mais de questões fiscais, da percepção de risco e do arcabouço institucional.

Então, chegamos à questão fiscal. Aqui também corremos o risco de, sem uma estratégia para o pós-crise e uma “agenda 2021”, perder a capacidade de estimular a economia por meio de expansão dos gastos públicos. Como, hoje, a trajetória da dívida/PIB não converge e, sim, explode assintoticamente por falta da perspectiva de reformas à frente, uma expansão fiscal traz mais dúvidas sobre nossa capacidade de pagamento. Isso deprecia nossa moeda e também empurra para cima o juro longo. O resultado, de novo, pode ser contracionista.

Qual a solução?

Ortodoxia fiscal com ligeira heterodoxia monetária. O mercado precisa enxergar uma saída convergente para a trajetória dívida/PIB. Junto ao Orçamento emergencial, precisamos colocar na mesa a saída para o pós-crise. Já tínhamos necessidade de um esforço fiscal grande, antes da pandemia. Agora, precisamos ainda mais dele. Isso precisa ser debatido e exposto, tecnicamente e de maneira crível, agora. Assim, poderemos controlar o câmbio e o juro longo, abrindo espaço para expansão monetária e fiscal. Os gastos de agora seriam vistos realmente como temporários e poderíamos ter recuperada a confiança na política econômica brasileira. 

Para estimular o movimento, o Banco Central poderia iniciar, também de forma concreta, crível e científica, a tal operação twist, comprando títulos longos e derrubando a inclinação da curva. Isso, sim, seria estimulativo à economia — diferentemente dos cortes na Selic. Tudo precisaria ser feito com critérios claros e devidamente comunicados. 

“Ah, mas essa é uma experiência monetária nova, cujos resultados ainda não sabemos.” Sim, é verdade, mas o mundo inteiro passa por uma experiência monetária nova. Ela já está em curso por meio da maior expansão de balanço já feita na história dos bancos centrais, sem qualquer paralelo minimamente semelhante. Em reforço, desde a última quinta-feira os mercados atribuem cotações negativas para os juros futuros nos EUA. Se você dá a mão, o mercado pede o braço. O Federal Reserve também está sendo testado ao limite e terá de mostrar até onde está disposto a ir para evitar correções importantes de Wall Street, ao mesmo tempo em que corre o risco de alimentar conflitos com a Main Street. Enquanto o governo americano fomenta as cotações das Bolsas via compra de títulos high yield (e já se fala em avançar para as ações), as ruas observam o pior Relatório de Emprego da história norte-americana.

Estamos dançando tango à beira do precipício. Na era das Lives, ficam gravadas minhas impressões em favor do dólar, do ouro e do bitcoin.

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

A simplicidade é a maior das sofisticações na hora de investir

12 de setembro de 2022 - 18:55

Para a tristeza dos estudiosos das Finanças, num daqueles paradoxos do conhecimento, quanto mais nos aprofundamos, parece que cavamos cada vez mais no subterrâneo

EXILE ON WALL STREET

Marcas da independência: Vitreo agora é Empiricus Investimentos

5 de setembro de 2022 - 8:43

Com a mudança de nome, colhemos todos os benefícios de uma marca única, com brand equity reconhecido e benefícios diretos, imediatos e tangíveis ao investidor

EXILE ON WALL STREET

Além do yin-yang: Vale a pena deixar os fundos para investir em renda fixa?

2 de setembro de 2022 - 11:47

Investidores de varejo e institucionais migraram centenas de bilhões em ativos mais arrojados para a renda fixa, o maior volume de saída da história do mercado de fundos

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Encaro quase como um hedge

1 de setembro de 2022 - 13:27

Tenho pensado cada vez mais na importância de buscar atividades que proporcionem feedbacks rápidos e causais. Elas nos ajudam a preservar um bom grau de sanidade

EXILE ON WALL STREET

Complacência: Entenda por que é melhor investir em ativos de risco brasileiros do que em bolsa norte-americana

29 de agosto de 2022 - 11:25

Uma das facetas da complacência é a tendência a evitar conflitos e valorizar uma postura pacifista, num momento de remilitarização do mundo, o que pode ser enaltecido agora

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O elogio que nem minha mãe me fez

25 de agosto de 2022 - 12:02

Em mercados descontados que ainda carregam grandes downside risks, ganha-se e perde-se muito no intraday, mas nada acontece no dia após dia

EXILE ON WALL STREET

Degrau por degrau: Confira a estratégia de investimento dos grandes ganhadores de dinheiro da bolsa

24 de agosto de 2022 - 13:57

Embora a ganância nos atraia para a possibilidade de ganhos rápidos e fáceis, a realidade é que quem ganha dinheiro com ações o fez degrau por degrau

EXILE ON WALL STREET

Blood bath and beyond: Entenda o banho de sangue dos mercados financeiros — e as oportunidades para o Brasil

22 de agosto de 2022 - 12:25

Michael Hartnett, do Bank of America Merrill Lynch, alerta para um possível otimismo exagerado e prematuro sobre o fim da subida da taxa básica de juro nos EUA; saiba mais

EXILE ON WALL STREET

Você está disposto a assumir riscos para atingir seus sonhos e ter retornos acima da média?

19 de agosto de 2022 - 13:50

Para Howard Marks, você não pode esperar retornos acima da média se você não fizer apostas ativas. Porém, se suas apostas ativas também estiverem erradas, seus retornos serão abaixo da média

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Qual é o mundo que nos aguarda logo à frente?

18 de agosto de 2022 - 11:45

O mercado inteiro fala de inflação, e com motivos; afinal, precisamos sobreviver aos problemas de curto prazo. Confira as lições e debates trazidos por John Keynes

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar