🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView

Precisamos falar sobre day trade

Eu conheci na pele o que o daytrading pode fazer com um investidor. Mais do que isso: o que ele pode fazer com uma família

24 de julho de 2020
11:04 - atualizado às 11:31
Trader
Imagem: Shutterstock

Eu cheguei em casa e ele não me cumprimentou. Pelo que posso me lembrar, foi a única vez que isso aconteceu. Meu pai simplesmente olhou para mim, franziu as sobrancelhas, inclinou o pescoço para baixo e puxou o maço de Galaxy.

“Oi, pai. Tá tudo bem?”


“Pai?”
“Bem.”
“Que foi?”
“Nada.”
“Pai, para. Óbvio que aconteceu alguma coisa. Fala logo. Tô preocupado.”
“Acabei de perder a sua faculdade.”
“Como assim?”
“TCOC.”
“De novo, pai?”
“Era diferente. Estava claro que ia subir. Tinha feito um padrão gráfico lindo.”
“O que aconteceu?"
“Algum filho da mãe entrou vendendo, acionou stop de todo mundo.”
"Qual o tamanho da trolha?”
“O equivalente à sua faculdade.”

TCOC era a sigla para Tele Centro Oeste Celular, que, depois, seria reunida junto a outras operadoras no que hoje conhecemos como Vivo. Era alvo frequente de especulação, justamente porque se esperava a junção entre as companhias. Era uma época em que telecom mandava no Ibovespa. Meu pai adorava o jogo com elas. Estava, como sempre, alavancado. Entregou ali uma parte da nossa poupança.

Felizmente, não foi tão grave naquele momento, porque possuía uma poupança maior. Infelizmente, também não foi a única vez. A essas, seguiram-se outros tombos mais relevantes, um atrás do outro, cada vez pior. Quanto mais prejuízo meu pai tinha no trade anterior, mais ele se via desesperado, ávido a recuperar na aposta subsequente. Entra o desespero, sai a racionalidade. A trajetória era ladeira abaixo. Globo Cabo (carinhosamente apelidada de Globo Nabo) e Embratel foram casos particularmente marcantes.

Eu conheci na pele o que o daytrading pode fazer com um investidor. Mais do que isso: o que ele pode fazer com uma família. Naqueles trades alavancados com TCOC, NETC e EBTP, não perdemos apenas centenas de milhares de reais. Junto, foram embora a coesão familiar, a autoestima do meu pai (diga-se: ele era brilhante intelectualmente; saiu de feirante para diretor de banco e dono de corretora), a harmonia da relação com minha mãe.

Talvez por essa influência pessoal o tema seja tão caro a mim. Há um viés aqui. E eu peço desculpas por isso. Contudo, não parece ser apenas só isso. Estudos apontam em direção semelhante, com artigo científico comprovando como a probabilidade de sucesso em daytrading é baixa.

Ficou popular no meio acadêmico o paper de Bruno Giovannetti e Fernando Chague, da FGV, apontando como o day trade mais se parece com um cassino do que com técnica propriamente. Seu estudo mostrou que 97% das pessoas que optam por essa abordagem perdem dinheiro. Entre os poucos ganhadores, a média implica ganho inferior a R$ 300 por dia.

Por que estou tratando do tema hoje?

Com a quarentena, a perda de renda de alguns e a popularização do mercado de ações, cresceu a narrativa de que o investidor pode obter remuneração adicional e preencher seu orçamento a partir de operações de curtíssimo prazo na Bolsa. Da noite para o dia, veríamos toda uma nova geração de traders bem-sucedidos nascendo.

Ontem, viralizou no WhatsApp da turma do mercado um vídeo da blogueira Gabriela Pugliesi em que ela afirma ter descoberto um novo talento na quarenta: segundo ela mesma, estaria comprando e vendendo ações todos os dias e, supostamente, ganhando dinheiro.

Dois esclarecimentos importantes antes de prosseguir. 

O primeiro: não quero com este texto dizer que só existe um método de se ganhar dinheiro na Bolsa. Definitivamente, não é o caso. Respeito cada uma das abordagens. Cada um que encontre o seu jeito de construir patrimônio de forma sólida. O ponto é que existem algumas abordagens em que sabemos haver menores chances de sucesso, em especial aquelas em que leigos querem jogar um jogo em que muitas vezes nem mesmo os maiores especialistas conseguem.

O segundo: eu simpatizo com a Gabriela Pugliesi. Poderia até dizer que admiro sua capacidade de comunicação e sua competência em seu nicho de atuação. Também reconheço que publicar posts patrocinados é a forma de ela ganhar seu pão de cada dia, o que eu respeito.

Contudo, justamente por conta dessa habilidade ímpar, da enorme abrangência de sua comunicação e da capacidade de realmente influenciar o dia a dia de seus seguidores, entendo que a blogueira poderia tratar o tema com um pouco mais de responsabilidade.

Questiono dois pontos especificamente. 

Ainda que seja verdade e ela esteja mesmo ganhando dinheiro com daytrading, a frase “descobri um novo talento na quarentena” é mal construída. Quatro meses de bons resultados em Bolsa não comprovam nada. Em especial em períodos de alta de quase todas as ações, como foram os últimos meses, só há gênios na renda variável. Aliás, quanto mais irresponsável você foi desde o final de março, mais dinheiro você ganhou. O mercado é um ambiente muito sensível à aleatoriedade e às intempéries da deusa Fortuna. Leia “Iludidos Pelo Acaso”, o melhor de Nassim Taleb. Aproveite o embalo e recorra a Malcolm Gladwell, que insiste na necessidade de 10 mil horas para se formar um real talento. Sucesso envolve, sim, certas capacidades puras, mas é, acima de tudo, muito mais transpiração e exposição à aleatoriedade. 

O segundo é o fato de, conforme aponta a pesquisa acima, jogar com as probabilidades contra si ao especular via day trade, enquanto deveríamos fazer o contrário: usar as probabilidades a nosso favor.

Pensemos em probabilidade, apenas aleatoriamente. Se você escolher de forma totalmente randômica 100 ações e voltar a olhar para elas apenas daqui a vários anos, o que deve acontecer?

Vamos considerar o resultado mais simples possível. Um terço vai muito mal e vai a zero. Você perde 100% do capital em cada uma das 33 dessas empresas malsucedidas. Um terço fica meio no zero a zero, empate de 0% em cada uma delas. Já um terço vai muito bem. Nessas, você não ganha apenas 100%. Você vai multiplicar seu capital por 2x, 5x, 10x, 20x. Essa assimetria das ações, em que você pode perder 100% ou ganhar, potencialmente, infinito, coloca as probabilidades a seu favor se você jogar o jogo de forma diversificada e com o foco no longo prazo.

Lembre-se também de que a Bolsa americana, que existe há zibilhão de anos, rende nesse longo histórico cerca de 8% ao ano, em dólares, consistentemente.

Pondere ainda que Warren Buffett, considerado o maior investidor de todos os tempos em ações, dá algo como 20% ao ano em seu portfólio. Mais recentemente, ele mesmo tem tido dificuldade em bater o S&P e recomenda ao investidor pessoa física o uso de fundos passivos. George Soros, assim como seu pupilo Stanley Druckenmiller, é outro que insiste na necessidade de se respeitar o mercado. Há uma espécie de teorema com a provocação “60 milhões de franceses não podem estar errados”, que se refere à sabedoria das massas — o mercado, como um ente agregado, é muito mais sábio e eficiente do que a inteligência de uma só pessoa. Respeite o mercado, não queira ser tão mais esperto do que ele. A grande genialidade é saber que não há genialidade alguma, ou, então, que todos são gênios neste campeonato de Fórmula 1 (sim, porque é disso que se trata: as melhores cabeças do mundo, os melhores processos, a melhor tecnologia, todos em busca de ganhar mais dinheiro nessa brincadeira).

Não é mais razoável ir por um caminho associado à diversificação e ao investimento de longo prazo do que enveredar-se pela via do day trade, em que dominam os altos custos de transação e os resultados estão muito mais atrelados à aleatoriedade?

Vários estudos apontam que de 75% a 90% da construção patrimonial em longo prazo, que é o que interessa obviamente, passa pelo bom asset allocation, ou seja, pela escolha adequada dos pesos entre classes de ativos.

É isso que deveríamos estar discutindo. Como insiste Ray Dalio, o maior gestor do mundo, tenha algo como 15 ativos com bom potencial de valorização estimado e sem muita correlação entre si. Espere o tempo passar. Esse é o Santo Graal dos investimentos.

Evidentemente, o mito de que o daytrading pode ser um ótimo complemento da sua renda é muito atraente — quem não quer um método para ganhar dinheiro todo dia? O problema desse mito é que ele é… um mito. 

Há um trecho interessante de matéria recente da Exame com o experiente investidor Mark Mobius, grande especialista em mercados emergentes. Vale replicar o alerta aqui: 

“Apresentado ao crescimento da participação da pessoa física na Bolsa, por meio de aplicações diretas, Mobius disse o pouco que é muito: 'Ohh, big mistake'. E explicou a razão de seu pessimismo. As pessoas têm pouco tempo para cuidar de seus investimentos e reagem muito a rumores. 'É melhor transferir as decisões sobre como aplicar o dinheiro para um profissional e independente'. Ele disse que isso está acontecendo no mundo todo, não só no Brasil, e se preocupa. 'Há muitos jovens no mercado agora e eles gostam muito de jogos. Usam o mercado para apostar, fazer day-trade. E a história mostra, você sabe, que day-traders não fazem muito dinheiro. Pode ser muito desapontador.’”

Fico verdadeiramente feliz com o tal “financial deepening”, com a popularização do mercado de ações no Brasil. Sempre lutamos por isso, desde nossa fundação, há 11 anos. Apostamos nele lá atrás e é inclusive ótimo do ponto de vista empresarial à Empiricus que tudo isso esteja acontecendo. Contudo, ele vem com grandes riscos. 

Como resumiu Tom Nichols em “A Morte da Expertise”, as redes sociais deram voz a leigos mesmo em assuntos que deveriam ser tratados por especialistas. O problema dos influencers é que eles realmente influenciam o comportamento das pessoas — se for feito sem a devida responsabilidade e fora do seu círculo de competências, pode não ser uma boa influência.

Encerro hoje com um tuíte de Carl Richards, que me parece apropriado para o momento, numa tradução livre:

“Esteja alerta a qualquer planejador financeiro que venda certeza. Certeza é fácil de vender porque os humanos querem comprá-la. Um problema: isso é um mito. Encontre um planejador financeiro que saiba isso.”

Os especialistas estão cheios de dúvidas; os iniciantes, cheios de certezas.

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

A simplicidade é a maior das sofisticações na hora de investir

12 de setembro de 2022 - 18:55

Para a tristeza dos estudiosos das Finanças, num daqueles paradoxos do conhecimento, quanto mais nos aprofundamos, parece que cavamos cada vez mais no subterrâneo

EXILE ON WALL STREET

Marcas da independência: Vitreo agora é Empiricus Investimentos

5 de setembro de 2022 - 8:43

Com a mudança de nome, colhemos todos os benefícios de uma marca única, com brand equity reconhecido e benefícios diretos, imediatos e tangíveis ao investidor

EXILE ON WALL STREET

Além do yin-yang: Vale a pena deixar os fundos para investir em renda fixa?

2 de setembro de 2022 - 11:47

Investidores de varejo e institucionais migraram centenas de bilhões em ativos mais arrojados para a renda fixa, o maior volume de saída da história do mercado de fundos

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Encaro quase como um hedge

1 de setembro de 2022 - 13:27

Tenho pensado cada vez mais na importância de buscar atividades que proporcionem feedbacks rápidos e causais. Elas nos ajudam a preservar um bom grau de sanidade

EXILE ON WALL STREET

Complacência: Entenda por que é melhor investir em ativos de risco brasileiros do que em bolsa norte-americana

29 de agosto de 2022 - 11:25

Uma das facetas da complacência é a tendência a evitar conflitos e valorizar uma postura pacifista, num momento de remilitarização do mundo, o que pode ser enaltecido agora

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O elogio que nem minha mãe me fez

25 de agosto de 2022 - 12:02

Em mercados descontados que ainda carregam grandes downside risks, ganha-se e perde-se muito no intraday, mas nada acontece no dia após dia

EXILE ON WALL STREET

Degrau por degrau: Confira a estratégia de investimento dos grandes ganhadores de dinheiro da bolsa

24 de agosto de 2022 - 13:57

Embora a ganância nos atraia para a possibilidade de ganhos rápidos e fáceis, a realidade é que quem ganha dinheiro com ações o fez degrau por degrau

EXILE ON WALL STREET

Blood bath and beyond: Entenda o banho de sangue dos mercados financeiros — e as oportunidades para o Brasil

22 de agosto de 2022 - 12:25

Michael Hartnett, do Bank of America Merrill Lynch, alerta para um possível otimismo exagerado e prematuro sobre o fim da subida da taxa básica de juro nos EUA; saiba mais

EXILE ON WALL STREET

Você está disposto a assumir riscos para atingir seus sonhos e ter retornos acima da média?

19 de agosto de 2022 - 13:50

Para Howard Marks, você não pode esperar retornos acima da média se você não fizer apostas ativas. Porém, se suas apostas ativas também estiverem erradas, seus retornos serão abaixo da média

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Qual é o mundo que nos aguarda logo à frente?

18 de agosto de 2022 - 11:45

O mercado inteiro fala de inflação, e com motivos; afinal, precisamos sobreviver aos problemas de curto prazo. Confira as lições e debates trazidos por John Keynes

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies