🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Os pilares do investidor essencial

Sempre acreditei que a pessoa física, devidamente orientada e com seus próprios méritos individuais a partir da dedicação e do esforço, poderia inclusive ter resultados superiores aos profissionais

2 de setembro de 2020
10:53
imagem conceitual mostra homem com medo de atravessar lago rumo a cifrão, investidor, investimento, cautela, medo
Imagem: Shutterstock

Fiz meu primeiro investimento em ações aos 13 para 14 anos. Copiando meu pai, comprei PLIM4. Era Globo Cabo, carinhosamente apelidada de “Globo Nabo”.

De maneira literal, investimento raiz, com o resultado típico da planta crucífera. Azar de principiante para marcar um belo nabo. Batismo de sangue. Enquanto a família Miranda comprava, o smart money local desovava as ações, ciente do emaranhado de dívida e das dificuldades operacionais da companhia — se a memória não me trai, acho, embora não tenha tanta certeza disso, que a Skopos era a grande vendedora, quando Luis Guilherme e Pedro Cerize formavam uma espécie de Pelé e Coutinho da gestão de ações paulista. A Dynamo já era a Dynamo e joga em uma categoria à parte. 

Ontem, fiz meu último — até agora, claro — investimento em ações. Como sou impedido por restrições de compliance e regulatórias de comprar ações diretamente, aportei no fundo Oportunidades de Uma Vida, da Vitreo. 

Foi uma grande jornada nesses 21 anos e, sem dúvida, também uma enorme transformação.

Hoje, sou o maior cotista individual desse fundo. Ah, sim, antes que me acusem de ter abandonado o primogênito: também sou o maior cotista individual do fundo Carteira Universa e da Vitreo como um todo. “Skin in the game” — aqui, se pratica o que se fala. Já falo um pouco mais sobre princípios.

Será que haveria um meio de resumir essas mais de duas décadas como investidor de ações de forma estruturada? Existiria uma maneira de condensar tudo o que aprendi nessa trajetória num único projeto, algo que pudesse servir como uma espécie de legado? Uma síntese talvez da minha experiência? Todos os meus erros, acertos, tombos, home runs, método, filosofia, epistemologia, dicas, atalhos, heurísticas, livros, palestras, lives, teoria e prática? 

Claro que isso não vai vir em forma de uma lista de dez coisas que você precisa saber ou uma relação dos meus livros preferidos apenas — embora passe também por isso. Talvez o grande atalho a se descobrir de imediato seja de que não há atalho algum. A mutação em um investidor de alto nível requer profundidade, horas de dedicação, estudo e responsabilidade. A real transformação não acontece com leituras dinâmicas. Ao fundar a Empiricus , meu objetivo não era somente que nossos assinantes passassem a investir melhor, como uma modificação marginal no gerenciamento do seu dinheiro. 

Sempre acreditei que a pessoa física, devidamente orientada e com seus próprios méritos individuais a partir da dedicação e do esforço, poderia inclusive ter resultados superiores aos profissionais. Essa era a transformação a que a gente se propunha — evidentemente, isso não acontece num passe de mágica. Aos que consideram a crença na capacidade do investidor pessoa física superar os profissionais e institucionais uma espécie de devaneio ou até mesmo de ingenuidade da minha parte, lembro que essa também é rigorosamente a visão de Peter Lynch.

O ponto de partida talvez seja a noção talebiana de que o problema do mundo não são as pessoas que sabem, mas aquelas que não sabem o suficiente. Tenho um problema particular com os “defecadores de sapiência”, para usar a expressão do Contardo Calligaris. Até o conceito mais básico merece ser visto com profundidade. Método, princípios, filosofia e epistemologia valem mais do que a próxima dica quente. Uma recomendação vale para o agora, um método vale para sempre. 

A pergunta “o que é uma ação?”, por exemplo, pode ser ultrassimples, mas também permite múltiplas interpretações, algumas delas com certo nível de complexidade. Para o trader, pode ser apenas um sinal que pisca na sua tela de home broker, pertencente a uma tendência de alta ou de baixa, com resistências e suportes a serem respeitados. Para esse sujeito, nada mais importa além das figuras gráficas à sua frente. Já a definição contábil de uma ação normalmente a associa a uma pequena parte de uma empresa, o acesso ao capital social de uma determinada companhia. Contabilmente, está correto. Mas uma ação é mesmo uma parte de uma empresa apenas? Você pode chegar com sua ação de Cosan na sede da empresa e requerer uma reunião com o Rubens Ometto porque deseja trocá-la por uma cadeira, outro pedaço da empresa? Será que uma ação é somente essa definição contábil fria, hermética e etérea? Ou há mais sobre isso? Será que talvez não possamos entender a compra de uma ação como a assinatura de um contrato que lhe dá acesso a um conjunto de direitos e deveres, cujo preço varia conforme a interação social de compradores e vendedores? Ora, se falamos de uma interação social, passamos a falar do ser humano e da forma como ele se relaciona com as ações. Isso tem implicações importantes.

Sou um analista de ações que acredita muito pouco nos analistas de ações, em especial da forma com que tipicamente se apresentam. Warren Buffett é muito legal — aliás, para combinar com o nome do projeto, Buffett é essencial. Por isso, passaremos, claro, por todo o instrumental clássico de valuation. Contudo, não na perspectiva de que conseguiremos identificar um certo valor intrínseco definitivo para aquela respectiva ação. A ideia newtoniana de que existe uma força gravitacional do valor intrínseco B puxando a cotação A, num processo de convergência inexorável, inclusive fere o argumento do parágrafo anterior. Se o preço de uma ação depende da interação social, não há algo verdadeiramente intrínseco ali, ou seja, indissociável, inapartável, independente de algo externo. Se a ação depende da interação e da interpretação humana, como nós a percebemos, porque, afinal, a retórica importa na Economia e nas Finanças (Persio Arida e Deirdre McCloskey perceberam isso nos anos 1980), só pode existir um valor extrínseco. Ou seja, algo que depende também de fora.

Se você não entende o homem — inclusive entende a si mesmo —, dificilmente vai compreender o mercado. Por isso, precisamos passar pelas Finanças Comportamentais, pelos vieses cognitivos e pelos erros que tipicamente cometemos ao investir, bem documentados por Daniel Kahneman e Amos Tversky. Mas também passaremos pelos erros que as próprias Finanças Comportamentais cometem — curiosamente, talvez como um exercício de metalinguagem, elas mesmas têm os seus vieses e precisamos ver a racionalidade sob uma abordagem evolucionária e ecológica, como nos propõem Gerd Gigerenzer. E claro que todo esse processo dialético de influência recíproca entre as pessoas (expectativas) e a realidade (o preço dos ativos financeiros) nos remetem à teoria da reflexividade de George Soros.

O mundo é complexo, aleatório, recheado de incertezas, imprevistos e percalços. Tudo isso também dificulta a identificação do tal valor intrínseco, que, por definição, se liga aos fluxos de caixa futuros do respectivo ativo, trazidos a valor presente por uma taxa de desconto apropriada. Ora, mas como definir os fluxos de caixa futuro se eles estão… no futuro? Diante de tanta incerteza, aleatoriedade e impermeabilidade do futuro, como, então, definir o tal valor intrínseco?

Se Buffett é legal, Nassim Taleb também é. O que queremos, em última instância, é juntar esses dois. Usar todo o instrumental buffettiano clássico para comprar coisas baratas — não na perspectiva de que compramos por A algo que vai convergir para B, sendo B maior do que A. Mas na visão de que o ferramental da análise fundamentalista nos ajuda a tentar ter certeza de que as surpresas, se vierem, estarão no lado positivo. O que define a trajetória das coisas em essência, como propõe Taleb, são os cisnes, sejam eles cinzas ou negros — deixemos a ornitologia de lado e foquemos em tentar fazer esses eventos raros e de alto impacto serem positivos. Se compramos algo muito barato e que tem muito mais a subir do que a cair, basicamente percebemos que aquele preço já embute um cenário muito negativo e que as surpresas, que acontecem com frequência superior ao que normalmente consideramos, seriam potencialmente agradáveis. 

Também não acredito na dissociação entre o micro e o macroeconômico. Em países latino-americanos sobretudo, tudo acaba suscetível ao ciclo político-econômico e às diretrizes dos formuladores de política. Os ciclos da economia, dos mercados, dos lucros e da psicologia importam muito. Howard Marks é também um de nossos pilares — ele vai nos ajudar a calibrar quando ter, sistematicamente, mais ativos de risco e quando ter menos.

E, por fim, claro que identificar uma ou outra ação para comprar é útil. Mas sempre pensando numa perspectiva de diversificação e montagem de portfólio. Como resume Ray Dalio, uma das metas de vida é tentar modificar o mindset das pessoas. Em vez de nos perguntarmos “qual o ativo certo para comprar?”, a indagação mais efetiva seria “qual a diversificação correta para se ter?”. Se chegarmos a esse ponto de fato, teremos feito muito mais do que o essencial. 

A caminhada começa hoje. Seja muito bem-vindo.

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

A simplicidade é a maior das sofisticações na hora de investir

12 de setembro de 2022 - 18:55

Para a tristeza dos estudiosos das Finanças, num daqueles paradoxos do conhecimento, quanto mais nos aprofundamos, parece que cavamos cada vez mais no subterrâneo

EXILE ON WALL STREET

Marcas da independência: Vitreo agora é Empiricus Investimentos

5 de setembro de 2022 - 8:43

Com a mudança de nome, colhemos todos os benefícios de uma marca única, com brand equity reconhecido e benefícios diretos, imediatos e tangíveis ao investidor

EXILE ON WALL STREET

Além do yin-yang: Vale a pena deixar os fundos para investir em renda fixa?

2 de setembro de 2022 - 11:47

Investidores de varejo e institucionais migraram centenas de bilhões em ativos mais arrojados para a renda fixa, o maior volume de saída da história do mercado de fundos

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Encaro quase como um hedge

1 de setembro de 2022 - 13:27

Tenho pensado cada vez mais na importância de buscar atividades que proporcionem feedbacks rápidos e causais. Elas nos ajudam a preservar um bom grau de sanidade

EXILE ON WALL STREET

Complacência: Entenda por que é melhor investir em ativos de risco brasileiros do que em bolsa norte-americana

29 de agosto de 2022 - 11:25

Uma das facetas da complacência é a tendência a evitar conflitos e valorizar uma postura pacifista, num momento de remilitarização do mundo, o que pode ser enaltecido agora

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O elogio que nem minha mãe me fez

25 de agosto de 2022 - 12:02

Em mercados descontados que ainda carregam grandes downside risks, ganha-se e perde-se muito no intraday, mas nada acontece no dia após dia

EXILE ON WALL STREET

Degrau por degrau: Confira a estratégia de investimento dos grandes ganhadores de dinheiro da bolsa

24 de agosto de 2022 - 13:57

Embora a ganância nos atraia para a possibilidade de ganhos rápidos e fáceis, a realidade é que quem ganha dinheiro com ações o fez degrau por degrau

EXILE ON WALL STREET

Blood bath and beyond: Entenda o banho de sangue dos mercados financeiros — e as oportunidades para o Brasil

22 de agosto de 2022 - 12:25

Michael Hartnett, do Bank of America Merrill Lynch, alerta para um possível otimismo exagerado e prematuro sobre o fim da subida da taxa básica de juro nos EUA; saiba mais

EXILE ON WALL STREET

Você está disposto a assumir riscos para atingir seus sonhos e ter retornos acima da média?

19 de agosto de 2022 - 13:50

Para Howard Marks, você não pode esperar retornos acima da média se você não fizer apostas ativas. Porém, se suas apostas ativas também estiverem erradas, seus retornos serão abaixo da média

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Qual é o mundo que nos aguarda logo à frente?

18 de agosto de 2022 - 11:45

O mercado inteiro fala de inflação, e com motivos; afinal, precisamos sobreviver aos problemas de curto prazo. Confira as lições e debates trazidos por John Keynes

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar