🔴 SD EXPLICA: COMO GARANTIR 1% AO MÊS NA RENDA FIXA ANTES QUE A SELIC CAIA – VEJA AQUI

O avesso dos pontos corridos

E o que isso tem a ver com investimentos e, especialmente, com análise e seleção de fundos?

28 de agosto de 2020
10:45 - atualizado às 13:24
fórmula 1
Imagem: Shutterstock

Ayrton Senna é o piloto mais rápido de todos os tempos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A conclusão acima é de especialistas em machine learning da Amazon Web Services, em artigo publicado no blog da empresa,  após quase um ano criando modelos e algoritmos para homenagear os 70 anos da Fórmula 1, uma de suas principais clientes.

Mas como o piloto brasileiro tricampeão na categoria pode ter ficado, por exemplo, à frente do heptacampeão Michael Schumacher — por pouquíssimo, para ser justo — e do hexacampeão Lewis Hamilton, no auge de sua carreira e batendo recordes atrás de recordes?

Para chegar à resposta que todo brasileiro já sabia, a gigante de tecnologia utilizou big data para comparar os tempos obtidos por cada piloto em cada um dos treinos qualificatórios desde 1983 com os tempos de seus respectivos companheiros de equipe ao longo do tempo.

Assim, a Amazon criou uma rede de informações intertemporais que busca retirar o impacto das diferenças tecnológicas entre os carros de cada montadora — afinal, compara-se o piloto A com o piloto B, da mesma equipe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a decisão de coletar dados apenas de treinos qualificatórios minimiza os impactos aleatórios presentes na corrida oficial, como condições adversas, a carga emocional dos pilotos e possíveis impactos entre eles.

Leia Também

E o que isso tem a ver com investimentos e, especialmente, com análise e seleção de fundos?

No fundo (com trocadilho), procuramos a mesma coisa que o time da Amazon — sabendo da nossa relevância irrisória perto deles, é claro — nesse estudo específico: identificar a habilidade pura do piloto de uma estratégia de investimento.

Os especialistas da empresa de tecnologia precisaram entender como separar o homem (habilidade do piloto) da máquina (características do carro) e como tratar a aleatoriedade presente na corrida versus a meritocracia do treino qualificatório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Do lado de cá, o processo não é diferente: combinamos informações quantitativas e qualitativas de valor da cota, experiência do time, patrimônio líquido, mudanças de equipe, estrutura de custos e estilos de gestão para (tentar) separar sorte de habilidade na gestão, alfa de beta e ponderar tudo isso em um período no tempo, comparando com seus pares, e ao longo do tempo, comparando com si mesmo.

Como curiosidade, o modelo de pontos corridos, comum nos regulamentos da Fórmula 1 e dos campeonatos nacionais de futebol como o Brasileirão, premiando o piloto ou o time de maior pontuação no fim do ano, é um exemplo interessante de algo que é conceitualmente oposto ao mundo dos fundos.

A primeira diferença clara é que o tempo economizado em uma volta mais rápida ou os gols marcados em uma partida já ganha são variáveis de natureza temporárias — ganhar de 1 a 0 ou de 8 a 2 traz os mesmos três pontos para o time vencedor. Já o retorno de um investimento no fim do dia se torna o saldo inicial do dia seguinte, e o caminho importa tanto quanto o resultado.

A segunda é a assimetria da pontuação. Desde 1990, após uma Copa do Mundo sem graça, cheia de empates e com baixa média de gols por partida, o vencedor de uma partida de futebol leva três pontos, os times que empataram levam um e o perdedor fica com zero. Na Fórmula 1, os primeiros colocados também ficam com bem mais pontos proporcionalmente do que o restante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como os leitores desta newsletter sabem, nossa relação com as “vitórias” e “derrotas” nos investimentos é oposta a isso: sentimos a dor de uma perda de 20% com aproximadamente o dobro de intensidade de um ganho dos mesmos 20%.

E a relação não é só emocional, mas também matemática: ao perder 20% em um investimento, precisamos ganhar 25% em seguida para voltar ao estado inicial.

E se um gol no futebol tomado valesse duas vezes um gol marcado?

Talvez o jogo se tornasse mais truncado, cauteloso, cheio de cuidados extras, a remuneração dos atacantes não fosse tão desproporcional à dos zagueiros e as partidas deixassem de ser comercialmente interessantes para os anunciantes e torcedores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bom, deixemos tudo como está.

Pilotos de Fórmula 1 e times de futebol buscando matar um leão por dia, colecionando pontos para subirem ao pódio no fim da temporada.

E a gente continua por aqui, selecionando os gestores que melhor vão proteger seu dinheiro desse mesmo leão, evitando perdas permanentes de capital.

Nesta semana mesmo, indiquei aos assinantes da série Os Melhores Fundos de Investimento um fundo de ações, pela primeira vez disponível em plataformas de investimento, que nunca rendeu menos do que 90% em qualquer janela de três anos. É claro que retorno passado não é garantia de retorno futuro, mas, com tamanha margem de segurança, é difícil afirmar que ele não protege o seu patrimônio, não é mesmo?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As lições do Chile para o Brasil, ata do Copom, dados dos EUA e o que mais movimenta a bolsa hoje

16 de dezembro de 2025 - 8:23

Chile, assim como a Argentina, vive mudanças políticas que podem servir de sinal para o que está por vir no Brasil. Mercado aguarda ata do Banco Central e dados de emprego nos EUA

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Chile vira a página — o Brasil vai ler ou rasgar o livro?

16 de dezembro de 2025 - 7:13

Não por acaso, ganha força a leitura de que o Chile de 2025 antecipa, em diversos aspectos, o Brasil de 2026

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Uma visão de Brasil, por Daniel Goldberg

15 de dezembro de 2025 - 19:55

O fundador da Lumina Capital participou de um dos episódios de ‘Hello, Brasil!’ e faz um diagnóstico da realidade brasileira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Dividendos em 2026, empresas encrencadas e agenda da semana: veja tudo que mexe com seu bolso hoje

15 de dezembro de 2025 - 7:47

O Seu Dinheiro traz um levantamento do enorme volume de dividendos pagos pelas empresas neste ano e diz o que esperar para os proventos em 2026

VISÃO 360

Como enterrar um projeto: você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?

14 de dezembro de 2025 - 8:00

Talvez você ou sua empresa já tenham sua lista de metas para 2026. Mas você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Flávio Day: veja dicas para proteger seu patrimônio com contratos de opções e escolhas de boas ações

12 de dezembro de 2025 - 8:26

Veja como proteger seu patrimônio com contratos de opções e com escolhas de boas empresas

SEXTOU COM O RUY

Flávio Day nos lembra a importância de ter proteção e investir em boas empresas

12 de dezembro de 2025 - 6:07

O evento mostra que ainda não chegou a hora de colocar qualquer ação na carteira. Por enquanto, vamos apenas com aquelas empresas boas, segundo a definição de André Esteves: que vão bem em qualquer cenário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A busca pelo rendimento alto sem risco, os juros no Brasil, e o que mais move os mercados hoje

11 de dezembro de 2025 - 8:23

A janela para buscar retornos de 1% ao mês na renda fixa está acabando; mercado vai reagir à manutenção da Selic e à falta de indicações do Copom sobre cortes futuros de juros

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: E olha que ele nem estava lá, imagina se estivesse…

10 de dezembro de 2025 - 19:46

Entre choques externos e incertezas eleitorais, o pregão de 5 de dezembro revelou que os preços já carregavam mais política do que os investidores admitiam — e que a Bolsa pode reagir tanto a fatores invisíveis quanto a surpresas ainda por vir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mensagem do Copom para a Selic, juros nos EUA, eleições no Brasil e o que mexe com seu bolso hoje

10 de dezembro de 2025 - 8:10

Investidores e analistas vão avaliar cada vírgula do comunicado do Banco Central para buscar pistas sobre o caminho da taxa básica de juros no ano que vem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os testes da família Bolsonaro, o sonho de consumo do Magalu (MGLU3), e o que move a bolsa hoje

9 de dezembro de 2025 - 8:17

Veja por que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência derrubou os mercados; Magazine Luiza inaugura megaloja para turbinar suas receitas

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O suposto balão de ensaio do clã Bolsonaro que furou o mercado: como fica o cenário eleitoral agora?

9 de dezembro de 2025 - 7:25

Ainda que o processo eleitoral esteja longe de qualquer definição, a reação ao anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro deixou claro que o caminho até 2026 tende a ser marcado por tensão e volatilidade

RALI, RUÍDO E POLÍTICA

Felipe Miranda: Os últimos passos de um homem — ou, compre na fraqueza

8 de dezembro de 2025 - 19:58

A reação do mercado à possível candidatura de Flávio Bolsonaro reacende memórias do Joesley Day, mas há oportunidade

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bolha nas ações de IA, app da B3, e definições de juros: veja o que você precisa saber para investir hoje

8 de dezembro de 2025 - 8:14

Veja o que especialista de gestora com mais de US$ 1,5 trilhão em ativos diz sobre a alta das ações de tecnologia e qual é o impacto para o mercado brasileiro. Acompanhe também a agenda da semana

TRILHAS DE CARREIRA

É o fim da pirâmide corporativa? Como a IA muda a base do trabalho, ameaça os cargos de entrada e reescreve a carreira

7 de dezembro de 2025 - 8:00

As ofertas de emprego para posições de entrada tiveram fortes quedas desde 2024 em razão da adoção da IA. Como os novos trabalhadores vão aprender?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As dicas para quem quer receber dividendos de Natal, e por que Gerdau (GGBR4) e Direcional (DIRR3) são boas apostas

5 de dezembro de 2025 - 8:05

O que o investidor deve olhar antes de investir em uma empresa de olho dos proventos, segundo o colunista do Seu Dinheiro

SEXTOU COM O RUY

Tsunami de dividendos extraordinários: como a taxação abre uma janela rara para os amantes de proventos

5 de dezembro de 2025 - 6:02

Ainda que a antecipação seja muito vantajosa em algumas circunstâncias, é preciso analisar caso a caso e não se animar com qualquer anúncio de dividendo extraordinário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quais são os FIIs campeões de dezembro, divulgação do PIB e da balança comercial e o que mais o mercado espera para hoje

4 de dezembro de 2025 - 8:29

Sete FIIs disputam a liderança no mês de dezembro; veja o que mais você precisa saber hoje antes de investir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Copel (CPLE3) é a ação do mês, Ibovespa bate novo recorde, e o que mais movimenta os mercados hoje

3 de dezembro de 2025 - 8:24

Empresa de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, a Copel é a favorita para investir em dezembro. Veja o que mais você precisa saber sobre os mercados hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mais empresas no nó do Master e Vorcaro, a escolha do Fed e o que move as bolsas hoje

2 de dezembro de 2025 - 8:16

Titan Capital surge como peça-chave no emaranhado de negócios de Daniel Vorcaro, envolvendo mais de 30 empresas; qual o risco da perda da independência do Fed, e o que mais o investidor precisa saber hoje

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar