🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Fique tranquilo: não é uma competição, somos todos idiotas, porque humanos

Para mim, não há ganhadores entre Itaú e XP. Quem sai vencedor é o modelo sem conflito de interesses e, espero, o próprio investidor.

29 de junho de 2020
10:27 - atualizado às 17:58
star wars itau xp
Imagem: Montagem Andrei Morais

O Itaú acusou os agentes autônomos da XP de não necessariamente atuarem em prol do interesse do investidor. Como recebem remunerações diferentes a partir da colocação de um produto financeiro ou de outro, há um conflito de interesses aí. O AAI teria um incentivo de sugestionar uma aplicação cuja taxa ou rebate fosse maior para si, o que talvez não seja ao mesmo tempo a melhor para o investidor.

O Itaú tem razão.

A XP, por meio de seu fundador, respondeu rápida e peremptoriamente. Afirmou que o Itaú não se preocupa com seu cliente e que mente em seu slogan “feito para você”.

A XP tem razão.

A briga escalou para outros termos. Executivos da XP ponderaram que, se o Itaú não concorda com a estratégia da plataforma de investimentos, deveria rever sua posição de acionista. A XP está certa.

Ao mesmo tempo, talvez caberia a ressalva de que, se a XP realmente acha o Itaú tão maldoso assim com seus clientes, não deveria ter aceitado o cheque gordo lá atrás. Mesmo critério. “Acusa-os daquilo que você faz.” O Itaú é sócio da XP. E a XP é sócia do Itaú — clássico é clássico, e vice-versa.

Houve (e parece que ainda haverá) outros ataques de parte a parte, mas o essencial está aí. Questões de indumentária realmente não me interessam. 

Antes de prosseguir, dois esclarecimentos:

1. Da forma como este texto se iniciou, pode ter transmitido a falsa impressão de que, do nada, subitamente, o Itaú resolveu atacar a XP sem motivos, começando uma briga desnecessária. Não é o caso. A XP há tempos é agressiva contra os bancos e contra o próprio Itaú. Muitas vezes as atitudes apenas não são tornadas públicas. A insatisfação com a XP entre boa parte dos executivos do Itaú era grande há meses, talvez anos. A ação publicitária do Itaú é, na verdade, uma reação.

2. Ao apontar que existe um problema de conflito de interesses com o modelo de agentes autônomos, não há qualquer ofensa pessoal. A maior parte dos agentes autônomos faz um trabalho bom, atua com probidade e de maneira ética. Eu mesmo sou fã da profissão — meu pai foi AAI por alguns anos e, portanto, foi essa profissão que colocou comida na minha casa, de modo que lhe devo gratidão e esse é um valor caro para mim. Contudo, precisamos encarar que os agentes econômicos (todos eles) obedecem a incentivos. É uma lição elementar da Teoria Econômica. O problema aqui está muito bem documentado na Teoria do Agente-Principal — quem influencia o outro (o agente) atua em favor do autointeresse ou do interesse do terceiro (o Principal, no caso o investidor)? Pense no caso de um médico. Se ele recebe rebate de uma farmacêutica para recomendar um determinado remédio, ele está conflitado. Há um incentivo financeiro para sugerir aquele respectivo produto. Não quer dizer que o médico seja desonesto ou antiético, tampouco identificar o problema seja uma acusação contra a profissão de médico. É apenas uma rachadura no sistema, na estrutura de incentivos. A Teoria do Agente-Principal é tipicamente apresentada com o Risco Moral dentro da Ciência Econômica como coisas a serem evitadas. Como diz Dan Ariely, exponha o homem (qualquer um; pode ser o AAI, eu ou você) ao conflito e em alguma hora, talvez em um momento de desespero (todos temos bocas a alimentar), ele vai ceder. E, para encerrar de vez a questão, a própria CVM já se manifestou publicamente apontando o conflito de interesse na atividade de agente autônomo. Se a XP responde tão fervorosamente à propaganda do Itaú, talvez o devesse fazer também em relação à CVM. Desconfio não ser uma boa ideia.

Onde estamos exatamente?

Eis a minha opinião…

A XP promoveu uma revolução em investimentos para a pessoa física no Brasil. Ninguém fez mais, na física, pelo investidor de varejo do que Guilherme Benchimol. Ponto final. Seu nome está escrito de maneira indelével na história do mercado de capitais brasileiro. Ao trazer para o país o conceito de plataforma aberta, a XP melhorou em muito a vida do investidor, que passou a contar com muitas oportunidades para aplicar seu dinheiro e de maneira fácil e acessível. A XP transformou a indústria financeira brasileira em direção a um modelo 2.0. Ótimo avanço. Méritos totais. Jamais me cansarei de elogiar a XP sobre esse feito.

Contudo, já não somos mais crianças para acreditar em super-heróis ou em mundo de fantasia. Já somos velhos e, alguns de nós, carecas, o que nos torna conformados sobre a natureza humana. CDFs de carteirinha, estudamos Finanças Comportamentais desde antes de isso virar moda, em especial o famoso “Halo Effect” — um bom atributo particular por vezes nos conduz a uma boa avaliação total, o que não necessariamente é o caso. Olhamos uma pessoa bonita e simpática e tendemos a achar que ela é inteligente e correta; contudo, ela, a princípio pelo menos, é somente bonita e simpática mesmo. 

O fato de a XP ter promovido uma revolução no mercado não quer dizer que ela seja perfeita, que não tenha defeitos nem que seu modelo não deva ser aprimorado. Se caminhamos da indústria 1.0 para a 2.0, por que não avançar para um modelo 3.0? Quando aquele Monza 2.0 azul-marinho chegou ao Brasil, foi um baita sucesso — minha mãe gostava tanto que trocava seu Monza 2.0 azul marinho por outro Monza… 2.0… azul-marinho, apenas mais novo. Mas hoje o Monza 2.0 azul-marinho já não é mais tão bacana. O mundo andou. Nada contra quem ainda tem um Monza, fique claro.

Na peça “Vermelho”, Mark Rothko orgulha-se de o Expressionismo Abstrato do pós-guerra ter superado o Cubismo e o Surrealismo. Mais do que isso, acusa Picasso e outros representantes dos movimentos de não se conformarem com essa superação. Vários anos se passam e, então, Rothko é incapaz de perceber que ele mesmo está sendo superado por Andy Warhol e sua pop-arte. Ele xinga Warhol e não aceita a beleza das fotografias populares. Somente seu Expressionismo Abstrato (nem mesmo o de Jackson Pollock) seria arte de verdade. Narciso acha feio o que não é espelho.

O disruptor de hoje pode se transformar no disruptado de amanhã, com o perdão dos neologismos.

Há algo novo na campanha do Itaú: ela expõe os defeitos da XP, algo que vinha sendo feito somente por representantes de fora do mainstream. Isso é claramente desconfortável para a XP, que sempre se viu na condição de acusador, nunca de acusado. O player antissistema agora vê suas feridas expostas pelo próprio sistema, com a desmistificação pública vindo de dentro, de seu próprio sócio, atingindo o seio de seu modelo de negócios. 

O fato de a XP ser incrível não significa ausência de defeitos. Afinal, somos todos humanos, cometemos erros, somos frágeis, insignificantes, narcísicos, ambivalentes.

O conflito de interesses inerente à (no geral, boa) profissão de agente autônomo é apenas um desses defeitos. Outro, talvez até mais relevante, seja a incapacidade de conviver com a crítica. Se, do alto da minha insignificância (e lá vai o meu fracasso subir à cabeça), eu pudesse falar algo ao excepcional Guilherme Benchimol, de quem somos grandes fãs declarados, seria: “Não se preocupe, somos todos um grande escândalo” — confesso: a frase não é minha, é de James Hillman, um dos maiores discípulos de Jung. A psicanálise tem muito a oferecer nesse caso: o ego é o principal inimigo. Não precisa ficar chateado porque descobriu que outras pessoas também fazem aniversário no mundo.

Alguns acreditam que a troca de acusações entre Itaú e XP seja puro marketing. Outros afirmam que, apesar de um eventual erro ou outro, o Itaú estava nas cordas e precisava reagir de alguma forma. Eu, sinceramente, discordo — ao menos sobre o modo da reação do Itaú, que entendo devesse ser menos acusatória e mais propositiva. Sim, eu vi o vídeo do Cândido no sábado, mas, com o devido respeito, desculpe, não me convenceu.

Minha visão é de que, até agora, é um perde/perde. Ninguém melhorou sua percepção sobre o gerente do Personnalité até aqui. Ao mesmo tempo, pela primeira vez foi exposto, dentro do mainstream (o Itaú fez o trabalho que a imprensa financeira tradicional se negou a fazer), o lado feio do modelo da XP — todos conheciam o médico, agora foram apresentados ao monstro. Conforme disse o Credit Suisse, a XP estava apreçada em Bolsa à perfeição. Agora, ficou claro que a perfeição não existe, o que, na verdade, deveria ser óbvio.

Para mim, não há ganhadores entre Itaú e XP. Quem sai vencedor é o modelo sem conflito de interesses e, espero, o próprio investidor. Toda vez que se joga luz sobre um determinado problema e a transparência prevalece, tendemos a ter uma evolução. O sol é o melhor detergente. 

Entretanto, o investidor precisa também cumprir seu papel aqui. O conflito de interesses aqui debatido só vai ser superado se, entre outras coisas, o investidor fizer sua parte. 

O que acontece hoje? O investidor é atraído pelo falso conceito da assessoria de graça. Ele prefere não pagar diretamente pelo serviço. O problema é que quando você não paga diretamente você vira o próprio produto — não há nada pior do que isso. Como a única coisa que trabalha de graça na Faria Lima é o relógio do Iguatemi, o investidor acaba pagando indiretamente, às sombras, sem transparência — e morre com um produto ruim, sem saber. O agente autônomo não recebe diretamente do cliente, mas, sim, ganha o rebate do gestor ou uma taxa de distribuição. O investidor apenas não vê que está pagando e, com isso, acaba sendo enganado. O que os olhos não veem o bolso não sente — será?

Devemos evoluir para um modelo em que o investidor paga na frente, de maneira transparente, em que a figura do consultor entra em cena com maior protagonismo. O investidor paga uma taxa fixa ao consultor e, então, sai uma alocação recomendada para seu dinheiro. Ele aloca essa grana e qualquer rebate é devolvido diretamente para o investidor. Matou o conflito. O mercado de capitais de muitos países desenvolvidos já caminhou nessa direção.

Note, porém, que isso só será possível se o investidor topar pagar por assessoria financeira. Se ele não topar, será sugado pelo conflito e continuará sendo enganado. Ou você paga com transparência, de forma alinhada e justa, ou vai pagar sem saber, por trás, o que é muito pior. Toda a cadeia precisa ser remunerada, e o investidor precisa saber disso, topando pagar (barato e justo).

Nosso mercado de capitais evoluiu bastante nos últimos anos, sobretudo em favor da pessoa física. Todavia, há uma avenida enorme ainda a percorrer. Enquanto isso, a gente vai lutando como pode, perseguindo e beliscando uma ou outra oportunidade de investimento, com muito trabalho e humildade. Para mim, a maior distorção dessa história toda é a XP valer R$ 130 bilhões e o Itaú valer R$ 250 bilhões.

Se esse valuation relativo em desfavor do Itaú persistir, talvez fizesse mesmo sentido para o Itaú realizar um follow-on de sua participação na XP. Com isso, levantaria R$ 65 bilhões — tem uma questão tributária a resolver, claro, mas um bom tributarista pensaria numa solução. Compra todas as outras plataformas de investimento disponíveis por aí. Injeta uma grana para fazer marketing e tecnologia em cada uma delas, tentando estratégias diferentes. Uma delas vira a nova XP. Sobra uma boa grana para comprar outras coisas. Adquire um naco relevante em Stone e coloca a Rede lá dentro, deixando o André Street tocar — algo parecido com Porto Seguro. Ainda resta uma grana para comprar a Icatu e ir brigar de frente com a XP em seguros e previdência. Parece loucura, mas que seria uma baita geração de valor, seria.

  • Quer continuar recebendo insights de investimentos feitos pelo Felipe Miranda? Conheça a série Palavra do Estrategista.

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

A simplicidade é a maior das sofisticações na hora de investir

12 de setembro de 2022 - 18:55

Para a tristeza dos estudiosos das Finanças, num daqueles paradoxos do conhecimento, quanto mais nos aprofundamos, parece que cavamos cada vez mais no subterrâneo

EXILE ON WALL STREET

Marcas da independência: Vitreo agora é Empiricus Investimentos

5 de setembro de 2022 - 8:43

Com a mudança de nome, colhemos todos os benefícios de uma marca única, com brand equity reconhecido e benefícios diretos, imediatos e tangíveis ao investidor

EXILE ON WALL STREET

Além do yin-yang: Vale a pena deixar os fundos para investir em renda fixa?

2 de setembro de 2022 - 11:47

Investidores de varejo e institucionais migraram centenas de bilhões em ativos mais arrojados para a renda fixa, o maior volume de saída da história do mercado de fundos

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Encaro quase como um hedge

1 de setembro de 2022 - 13:27

Tenho pensado cada vez mais na importância de buscar atividades que proporcionem feedbacks rápidos e causais. Elas nos ajudam a preservar um bom grau de sanidade

EXILE ON WALL STREET

Complacência: Entenda por que é melhor investir em ativos de risco brasileiros do que em bolsa norte-americana

29 de agosto de 2022 - 11:25

Uma das facetas da complacência é a tendência a evitar conflitos e valorizar uma postura pacifista, num momento de remilitarização do mundo, o que pode ser enaltecido agora

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O elogio que nem minha mãe me fez

25 de agosto de 2022 - 12:02

Em mercados descontados que ainda carregam grandes downside risks, ganha-se e perde-se muito no intraday, mas nada acontece no dia após dia

EXILE ON WALL STREET

Degrau por degrau: Confira a estratégia de investimento dos grandes ganhadores de dinheiro da bolsa

24 de agosto de 2022 - 13:57

Embora a ganância nos atraia para a possibilidade de ganhos rápidos e fáceis, a realidade é que quem ganha dinheiro com ações o fez degrau por degrau

EXILE ON WALL STREET

Blood bath and beyond: Entenda o banho de sangue dos mercados financeiros — e as oportunidades para o Brasil

22 de agosto de 2022 - 12:25

Michael Hartnett, do Bank of America Merrill Lynch, alerta para um possível otimismo exagerado e prematuro sobre o fim da subida da taxa básica de juro nos EUA; saiba mais

EXILE ON WALL STREET

Você está disposto a assumir riscos para atingir seus sonhos e ter retornos acima da média?

19 de agosto de 2022 - 13:50

Para Howard Marks, você não pode esperar retornos acima da média se você não fizer apostas ativas. Porém, se suas apostas ativas também estiverem erradas, seus retornos serão abaixo da média

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Qual é o mundo que nos aguarda logo à frente?

18 de agosto de 2022 - 11:45

O mercado inteiro fala de inflação, e com motivos; afinal, precisamos sobreviver aos problemas de curto prazo. Confira as lições e debates trazidos por John Keynes

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar