Menu
Rodolfo Amstalden
Exile on Wall Street
Rodolfo Amstalden
Sócio-fundador da Empiricus e autor do Programa de Riqueza Permanente
2020-07-30T10:54:28-03:00
Exile on Wall Street

Diário de um trader à deriva

Sou um trader autônomo. Opero por conta, não tenho chefe. Ou, como o pessoal mais novato gosta de dizer nos fóruns de mercado financeiro, eu sou meu próprio chefe.

30 de julho de 2020
10:54
mar
Imagem: Shutterstock

Você pode passar um dia inteiro com a tela de cotações aberta, na sua cara, e não fazer nada.

É como eu me comporto, estoicamente, quando abro meu home broker, minha "plataforma de negociação".

Engraçado chamar assim, dado que eu quase não negocio.

Durante 90% do tempo, sou obrigado a reconhecer que não faço nada. Não aperto um botão, não compro, não vendo. Mas também não mudo de assunto.

Sempre existe o risco de eu mudar de assunto durante os outros 10% do tempo. Nesse caso, todo o meu trabalho de um mês, às vezes de um ano, poderia se comprometer.

Sou um trader autônomo. Opero por conta, não tenho chefe. Ou, como o pessoal mais novato gosta de dizer nos fóruns de mercado financeiro, eu sou meu próprio chefe.

"Abrace a liberdade profissional e torne-se seu próprio chefe. Clique aqui e descubra como, agora mesmo!"

Liberdade profissional?

Adoraria ter um chefe pra mentir atestado e, pelas costas, mandar se foder.

A cada vez que eu faço nada e acumulo experiência aqui, me vejo mais como um porteiro de condomínio de luxo.

Ao longo de séculos e séculos, aceito ficar inteiramente mergulhado no tédio, em troca de um salário inercial. Observo a paisagem, cumpro tarefas mecânicas, leio o jornalismo ergódico, luto para não dormir, engasgo com o café frio.

No entanto, a qualquer momento imprevisível, algum veículo suspeito pode se aproximar da guarita, pronto para invadir de maneira criminosa. Se eu estiver dormindo, cinco minutos de vacilo, acabou. Todo o meu esforço jogado no lixo. E ainda vão me enquadrar como cúmplice.

Já aconteceu algumas vezes, e eu estaria mais em paz se tivessem, de fato, me prendido por cumplicidade.

No último ataque de estresse, a Bolsa derreteu até os 60 mil pontos em questão de dias. Dos 120 mil para os 60 mil. Para os ruins de matemática, caiu pela metade, entende? Assim, sem avisar, sem tocar campainha porra nenhuma. No mercado, a campainha só toca depois que todos os ladrões já ocuparam sua casa.

Sessenta mil na minha fuça. Eu tremia, eu suava. Quando acontece, não é fácil. Pode ser uma puta oportunidade, pode ser o caminho mais rápido para a falência também.

Sabe o que eu fiz? Nada. Não tive coragem de comprar.

Foi quando eu senti que estava me faltando alguma coisa. Sangue frio, adrenalina, testosterona, sei lá. Alguma força que o trader puxa de dentro para comprar a insegurança barata e vender a certeza cara para os otários lá na frente.

Nesse episódio, porém, o grande otário fui eu. O índice voltou para os 100 mil pontos e não consigo parar de pensar nisso, no quanto de dinheiro que eu deixei na mesa.

Sabe quando vai acontecer de novo? Esse é o problema, ninguém sabe. Pode levar anos. Anos inteiros grudados na tela de cotações sem fazer nada, observando a paisagem, colhendo nome e RG para liberar a entrada.

Todos os percentuais se mexendo a cada milissegundo: verde, vermelho, vermelho, verde. E eu parado.

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

atenção, acionista

Itaú Unibanco anuncia pagamento de juros sobre capital próprio

Segundo a empresa, os valores serão pagos com base na posição acionária do dia 10 de dezembro

seu dinheiro na sua noite

Um zero a zero para se comemorar

O gol é um detalhe. A frase atribuída a Carlos Alberto Parreira representa um marco do estilo considerado retranqueiro do ex-técnico da seleção brasileira. Ainda que Parreira negue a afirmação, o fato é que o Brasil sagrou-se campeão da Copa de 1994 sob o comando do técnico depois de um empate por zero a zero […]

separação em curso

Conselho de administração do Itaú aprova criação da Newco, dona de parte da XP

Cisão ainda precisa ser aprovada pelos acionistas, e caso isso aconteça, eles vão passar a deter participação também na Newco

fechamento dos mercados

Ibovespa perde ímpeto sem NY, mas consegue fechar em leve alta aos 110 mil pontos

Índice acionário estendeu sequência de altas em sessão de marasmo por liquidez reduzida. Embate entre Guedes e Campos Neto realça questão fiscal, mas juros recuam com leilão do Tesouro

eleição em são paulo

Empresários e investidores entregam manifesto a favor da candidatura de Boulos

Candidato é tratado como empreendedor social e, em conversas reservadas, o MTST é comparado a uma startup de sucesso

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies