Menu
Rodolfo Amstalden
Exile on Wall Street
Rodolfo Amstalden
Sócio-fundador da Empiricus e autor do Programa de Riqueza Permanente
2020-07-16T11:28:22-03:00
Exile on Wall Street

Café da Manhã dos Campeões: vá de carona nas Big Techs

Enquanto investidores, podemos ser deixados para trás ou podemos pegar uma belíssima carona exponencial, investindo nas Big Techs.

16 de julho de 2020
11:28
Homem segura xícara de café com fumaça em formato de cifrão
Imagem: Shutterstock

Rabo Karabekian é o protagonista de Bluebeard, um dos meus livros preferidos do Kurt Vonnegut.

O personagem é um pintor expressionista abstrato parcamente conhecido pelo grande público. Ele mesmo faz questão de se descrever, sem falsa modéstia, como "uma nota de rodapé na História da Arte".

Karabekian percebe que nasceu para pintar, não tem dúvidas sobre isso. Assim como sabe, ao observar demais talentos, que outros à sua volta nasceram para correr maratonas, deduzir teoremas ou cantar ópera.

No entanto, a despeito de todas essas pessoas terem atendido aos seus chamamentos originais, seguindo estritamente as vocações que lhes foram determinadas, suas almas continuam vazias.

Nem sempre foi assim.

"Acho que tudo começou na época em que cada indivíduo tinha que viver em meio a pequenos grupos de parentes e amigos, talvez não mais do que 50 ou 100 pessoas se organizando conjuntamente" — contextualiza Karabekian.

"E a evolução darwinista ou o criacionismo divino acabaram moldando nossos parâmetros genéticos de forma a manter as famílias unidas, até mesmo eventualmente felizes, em um contexto no qual sempre haveria alguém do grupo para contar histórias nas noites de fogueira, e um outro alguém para desenhar figuras nas paredes das cavernas (...), e assim por diante."

Mas, de repente, essa cena bucólica passou por uma reconfiguração radical.

"É claro que um esquema naqueles moldes não faz mais sentido, porque virtudes moderadas tornaram-se inúteis hoje em dia, graças às tecnologias de impressão gráfica, rádio, televisão, satélites, etc." 

"Uma pessoa de talentos moderados que seria um tesouro para sua comunidade mil anos atrás agora tem que desistir, tem que migrar para alguma outra linha de trabalho, já que o poder da comunicação a colocou para concorrer com ninguém menos do que os Campeões Mundiais."

"O planeta inteiro agora fica extraordinariamente bem com alguns poucos talentos campeões em cada área das virtudes humanas."

Em Bluebeard, Vonnegut captura brilhantemente o Zeitgeist da dinâmica paretiana (80/20) moderna. 

Alguns raros competidores, extremamente virtuosos naquilo que fazem, são declarados campeões mundiais.

Como congratulação, a eles são oferecidas grandes fatias de mercado, de modo que o clássico debate sobre market share vai perdendo o sentido.

Conforme a constatação de Karabekian, tais campeões são ditados pelo domínio tecnológico, num caminho sem volta.

A tecnologia impõe ao mundo a estética do "winner takes all" — ao vencedor machadiano, as batatas.

Enquanto investidores, podemos ser deixados para trás ou podemos pegar uma belíssima carona exponencial, investindo nas Big Techs.

Se você, assim como eu, está entre aqueles que preferem a carona, saiba que a Carteira Empiricus tem uma lista de ações campeãs de tecnologia para você comprar. Além das Big Tech, você encontrará na Carteira um portfólio diversificado, com opções de renda fixa, ações, fundos imobiliários. Deixo aqui o link para quem quiser conhecer o projeto.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Dificuldades À vista?

Deputados falam em reduzir medidas de ajuste fiscal do texto da PEC do auxílio

Embora defenda celeridade na análise da proposta, Albuquerque admite que o texto pode ser enxugado

escolha da CEO

Investir no Brasil: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come

Confira uma seleção de matérias feita pela CEO do Seu Dinheiro, Marina Gazzoni

Efeitos da pandemia

PEC do auxílio aprovada no Senado prevê abater R$ 100 bi da dívida pública

Pelos cálculos do governo, a necessidade de financiamento da dívida pública federal (DPF) neste ano é de R$ 1,469 trilhão, valor que aumentou por causa do maior volume de títulos de curto prazo que o governo precisou emitir para conseguir captar recursos

Resolvendo pendências

STF: Petrobras não precisa se sujeitar à Lei das Licitações

Nos últimos anos, a Suprema Corte tem dado decisões relativas a Petrobras que consideram o cenário de livre competição em que opera a estatal.

Pacote fiscal aguardado

EUA: Senado aprova extensão de aumento de auxílio-desemprego

A emenda prevê a extensão da duração dos benefícios federais a desempregados, mas reduz seu valor semanal, em comparação com o projeto de lei aprovado pela Câmara dos Representantes no sábado passado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies