Menu
2020-04-03T13:48:22-03:00
Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
Formado em jornalismo, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA. Trabalhou por 18 anos nas principais redações do país, como Agência Estado/Broadcast, Gazeta Mercantil e Valor Econômico. É coautor do ensaio “Plínio Marcos, a crônica dos que não têm voz" (Boitempo) e escreveu os romances “O Roteirista” (Rocco), “Abandonado” (Geração) e "Os Jogadores" (Planeta).
Virada de mão

“Vai faltar real para comprar dólar no preço atual”, diz Márcio Appel, da Adam Capital

Depois de ganhar dinheiro com a desvalorização cambial, gestor deixou de apostar na alta do dólar contra o real e avalia comprar a moeda brasileira

3 de abril de 2020
13:48
Dólar real
Imagem: Shutterstock

Depois de ganhar dinheiro com a desvalorização cambial, a Adam Capital deixou de apostar na alta do dólar contra o real, afirmou hoje Marcio Appel, sócio-fundador da gestora de fundos responsável por R$ 19 bilhões em patrimônio.

Para o gestor, o real deve ser uma das melhores moedas entre os emergentes em meio às consequências da pandemia do coronavírus. Nesse contexto, ele avalia a possibilidade de ter uma posição comprada na moeda brasileira. Hoje o dólar segue em alta e ultrapassou o patamar de R$ 5,30.

Appel disse que a recessão da economia vai diminuir a demanda doméstica – o que reduz as importações –, ao mesmo tempo em que o país é exportador de commodities. Ambos os fatores devem provocar uma virada rápida na conta corrente do país.

“Vai faltar real para comprar dólar no preço atual”, afirmou Appel, que participou de uma transmissão ao vivo na internet com o presidente do BTG Pactual, Roberto Sallouti.

Appel disse que segue vendido em outras moedas de países emergentes, como a da Turquia, cuja economia depende do fluxo de recursos de cidadãos de fora, que deve diminuir em meio à crise.

Vírus não foi surpresa

Enquanto os mercados globais derretem mundo afora, o Adam Macro, principal fundo da gestora, acumula um retorno de 3,66% neste ano, sendo 1,04% apenas em março.

A gestora vinha, porém, com dois anos de rentabilidade abaixo do CDI, o indicador de referência.

A Adam vinha desde o ano passado com uma posição vendida na bolsa norte-americana, com a visão de que o ciclo de alta de mais de uma década estava perto do fim. Mas Appel discorda da visão de que a disseminação do coronavírus foi uma surpresa.

“Não foi uma gravação do presidente da República na calada da noite, isso sim foi uma surpresa”, afirmou, em uma referência ao vazamento de áudios do então presidente Michel Temer com o empresário Joesley Batista, da JBS, em maio de 2017.

Companhias moribundas

O sócio da Adam espera que a economia global saia do choque do coronavírus em um estado pior do que o da crise financeira de 2008.

Para Appel, os Estados Unidos fazem o ajuste de forma mais “cruel”, mas devem ser mais eficientes no processo de retomada.

“Com o que está sendo feito no Brasil, assim como em outros lugares, infelizmente faz com o que a gente vá viver com muitas companhas moribundas por um bom tempo.” - Marcio Appel, Adam Capital

Confira a íntegra da transmissão:

*Conteúdo em atualização

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Número de casos do novo coronavírus no Brasil ultrapassa 510 mil

Com 480 mortes registradas nas últimas 24 horas, o número de óbitos pela covid-19 chega a 29.314

governo diante da crise

Bolsonaro atrasa promessas contra covid-19

Foram 17 compromissos sobre medidas de combate à pandemia entre 17 de março e 21 de abril. Dessas, 41% não foram cumpridas integralmente

crise em debate

Na China, preço do minério de ferro dispara 24%

Negociadores temem que a situação da pandemia por aqui provoque interrupções na cadeia de fornecimento do material

em meio à pandemia

Em Brasília, Bolsonaro vai a manifestação contra STF; São Paulo tem ato pró-democracia

Supremo tem sido alvo de ataques por parte do presidente após a Corte autorizar o cumprimento de mandados de busca e apreensão de aliados

conflito entre poderes

Ministro do STF compara Brasil à Alemanha de Hitler e diz que bolsonaristas querem ditadura

Em mensagem a ministros da corte, Celso de Melo diz que “é preciso resistir à destruição da ordem democrática”, segundo informações obtidas pela Folha de S. Paulo

histórico

SpaceX, de Elon Musk, chega à Estação Espacial; veja vídeo

Empresa finalizou primeira parte da missão espacial com astronautas da Nasa; operação deve abrir caminho para futuras viagens, inclusive turísticas

caos no país

EUA têm quinta noite seguida de protestos; ao menos 20 cidades declaram toque de recolher

Manifestações insurgiram após a morte de um homem negro de 46 anos, asfixiado por um policial branco no último dia 25; total de prisões é de 1,7 mil

DE OLHO NO LONGO PRAZO

Ouro ou imóveis: qual o melhor investimento para defender seu patrimônio?

Na hora da crise, os dois investimentos são considerados capazes de salvar seu dinheiro do derretimento dos mercados no longo prazo.

crise de saúde

Brasil tem 28.834 mortes por covid-19

Foram incluídas nas estatísticas 33.274 novas pessoas infectadas com o novo coronavírus, somando 498.440 casos confirmados

conflito entre poderes

‘Tudo aponta para uma crise’, diz Bolsonaro sobre decisões do STF e e TSE

Decisões recentes de Cortes miram a família, aliados e a sua campanha presidencial em 2018

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements