Menu
2019-07-17T12:31:38-03:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
Tudo acaba em shopping

Liberação de FGTS é boa notícia para setor de varejo na bolsa

Em 2017, quando Temer liberou saques de contas inativas do FGTS, shoppings e varejistas observaram elevação de vendas

17 de julho de 2019
11:00 - atualizado às 12:31
Varejo
Imagem: shutterstock

Com a reforma da Previdência encaminhada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou a liberação de contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Essa “chupeta na bateria”, como o próprio ministro falou em maio, quando disse que a medida estava em estudo, pode render bom resultado para o setor de varejo na B3.

Os “calls” matinais de diversas corretoras chamam atenção para a notícia e há como traçar paralelos em função da decisão tomada pelo então presidente Michel Temer, que injetou cerca de R$ 42 bilhões na economia a partir de março de 2017.

Levantamento preliminar feito por banco e enviado a clientes institucionais, mostra que as vendas em mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) do setor de shoppings subiu de 1,8% no primeiro trimestre de 2017 para 5,4% e 5,9% no segundo e terceiro trimestres, respectivamente. A comparação é sempre sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

Dentre as varejistas avaliadas, Lojas Renner viu elevação de 6% para 13% no segundo trimestre e 9% no terceiro. Lojas Marisa de 4% para 17% no segundo trimestre, seguido de queda de 1% no terceiro e Via Varejo de 11% para 19% e 15%, nos dois trimestres subsequentes.

Voltando novamente a 2017, o então Ministério do Planejamento elaborou estudo sobre o saque de contas inativas e conseguiu estimar que 36% dos recursos foram para pagamento de dívidas, permitindo posterior retomada do consumo. Também foram captadas queda no uso do cheque especial e cartão de crédito após a liberação. O estudo pode ser encontrado aqui.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

Esquenta dos Mercados

Com Orçamento aprovado, Ibovespa deve focar na temporada de balanços e aumento de impostos nos EUA

Além disso, o dia de hoje deve ser marcado pela repercussão do aumento de impostos de Joe Biden

DINHEIRO NO BOLSO

Neoenergia e Sanepar divulgam condições para pagamento de JCP

Ambas aprovaram pagamentos do provento no ano passado e marcaram para distribuir os valores a partir deste mês

em cima do laço

No limite do prazo, Bolsonaro sanciona Orçamento de 2021 com veto parcial

Até a sanção, governo vinha executando apenas as ações e programas considerados obrigatórios ou inadiáveis

SEXTOU COM O RUY

Quem realmente ganha dinheiro com as operações de day trade na bolsa

Se você realmente tiver interesse em viver de day trade, vai fundo. Eu apenas gostaria de lembrar que a tarefa é muito mais difícil (muito mesmo) do que as corretoras fazem parecer

IR 2021

Como a Receita calcula o imposto de renda devido e o valor das restituições

Jeito de calcular o imposto de renda devido e a eventual restituição varia de acordo com o modelo escolhido de declaração, se completo ou simplificado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies