🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Marina Gazzoni

Marina Gazzoni

Diretora-Executiva do Seu Dinheiro e Money Times. Tem 20 anos de experiência em gestão, edição e reportagem de projetos de conteúdo de Economia, passando por Empiricus Research, G1/Globo, Folha, Estadão e IG. Tem MBA em Informação Econômico-Financeira e Mercado de Capitais e MBA em Marketing Digital. É planejadora financeira CFP® e mestranda na FGV (Inovação Corporativa).

OBRIGADA, LEITOR!

Seis meses com o Seu Dinheiro

Projeto foi lançado em 24 de setembro e já tem mais de 800 mil leitores por mês no site e 65 mil cadastrados para as newsletters diárias. Conheça a linha editorial, saiba quem não somos e como ganhamos dinheiro.

Marina Gazzoni
Marina Gazzoni
24 de março de 2019
10:47 - atualizado às 12:58
Equipe do Seu Dinheiro. Em cima: Luciana Seabra (esquerda), Julia Wiltgen, Jasmine Olga, Andrei Morais, Fernando Pivetti e Bruna Furlani; Victor Aguiar (à esquerda, na fila de baixo), Lilian Baima, Renato Del Rio, Marina Gazzoni, Vinícius Pinheiro e Eduardo Campos - Imagem: Fellipe Abreu/Seu Dinheiro

Caro leitor,

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu estava de férias e no meio da reforma do meu apartamento quando a Olivia Alonso e a Luciana Seabra me chamaram para almoçar. Elas me fizeram um convite: vamos revolucionar o jornalismo econômico brasileiro? Meu olho brilhou.

O plano era deixar de lado uma fórmula careta e medrosa usada na cobertura de investimentos no país sem abrir mão de um conteúdo independente e de qualidade. Quando dei por mim já estava dando pitacos sobre o projeto, antes mesmo de entrar formalmente para o time do Seu Dinheiro.

Eu, Luciana e Olivia buscamos reforços. O Eduardo Campos foi o primeiro a chegar. Em seguida, o Vinícius Pinheiro e a Julia Wiltgen entraram no grupo. O Victor Aguiar chegou na semana passada… Ao todos somos 14, além dos nossos parceiros e colunistas.

Neste domingo completamos exatos seis meses no ar. Mais de 800 mil pessoas já acessam o site por mês. E outros 65 mil recebem todos os dias a nossa newsletter. Está acima do que esperávamos. E mal começamos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quero aproveitar o aniversário do site para discutir a nossa relação, amigo leitor. Preciso reafirmar quem não somos e colocar alguns pingos nos is. Quero que você saiba tudo sobre o Seu Dinheiro: onde estamos, qual a nossa relação com nossos sócios e, claro, como ganhamos dinheiro. Não temos absolutamente nada a esconder.

Leia Também

Quem não somos mesmo?

O Seu Dinheiro é uma proposta única na internet brasileira: não somos (mesmo) nada do que você lê por aí sobre investimentos.

Você não tem a impressão de que tudo que sai nos diferentes sites de notícias parece igual? É como se escrevessem todos os textos usando uma forma de bolo. Chato demais! E ninguém te fala a real. Ou você lembra de ler em algum lugar algo tão direto quanto “compre ações da Petrobras” ou “veja qual o melhor ETF para investir em cannabis”?

O máximo que você vai encontrar nos jornais é uma série de opiniões antagônicas empilhadas. Ninguém vai te indicar um caminho no meio da encruzilhada. Não é culpa dos jornalistas. Eles estão presos a regras dos manuais de redação, como a “imparcialidade”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu e meus colegas do Seu Dinheiro nos recusamos a ficar em cima do muro. Não somos imparciais! Temos um lado: o de quem quer ganhar dinheiro de verdade. Se for seu caso, seja muito bem-vindo!

Não é papo de vendedor. Vou te dar um exemplo de como isso funciona na prática. Quando o gestor coreano Mu Hak You assumiu o controle da Gafisa no fim do ano passado, a mídia tradicional se limitou a relatar os fatos. O Seu Dinheiro foi além e deu um aviso ao leitor: “fique longe dessa ação”! Sofremos as consequências da nossa “ousadia”. Fomos notificados para tirar as reportagens sobre a Gafisa do ar sob o risco de levar a questão para a Justiça. Não recuamos e compramos uma briga a favor de você - e olha que tínhamos apenas 2 meses de vida.

Somos independentes

Você precisa prestar atenção no que lê na internet. Tem muita gente querendo a sua atenção. As corretoras, os bancos... e todo mundo que ganha comissão ou cobra taxa para prestar um serviço financeiro.

A estratégia para falar com você mudou de um tempo para cá. Antes os bancos e as corretoras ficavam piscando na sua tela na forma de publicidade. Era fácil identificar as propagandas. Só que agora está na moda um tal de marketing de conteúdo, que traz uma peça que parece uma matéria jornalística, mas que na verdade é uma campanha para te vender alguma coisa. Nada contra. Pelo contrário: sou a favor da internet livre, do empreendedorismo e do marketing digital. Eu só acho que você precisa saber como funciona e identificar a diferença do que é conteúdo independente e patrocinado .

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você sabia, por exemplo, que a Infomoney se tornou um projeto de marketing de conteúdo da XP Investimentos e não é um site de jornalismo independente? Perceba que a maioria dos analistas citados nas reportagens é da XP. A corretora mantém o site para falar dela mesma. E mais: ser um canal de vendas. Dentro dos textos estão links disfarçados de sugestão de leitura que te encaminham para abrir uma conta na corretora. Isso tudo sem um aviso sequer de que se trata de um conteúdo publicitário.

Longe de mim querer te dizer o que ler. É sempre bom ler de tudo, até bula de remédio. Mas você realmente acha que a melhor opção para buscar informações sobre investimentos é um site criado para captar clientes para uma corretora? Reflita sobre isso.

E o Seu Dinheiro é diferente?

Sim, a independência editorial é uma premissa que não abrimos mão. Isso não quer dizer que a empresa não tenha sócios. Não somos órfãos. O Seu Dinheiro tem “pai” e “mãe”. Nossos acionistas são o Estadão Ventures, braço de novos negócios do Grupo Estado, e a Acta Holding, grupo dono de publicações como Empiricus, Inversa, O Antagonista, Jolivi e Money Times.

A diferença é que nossos acionistas entendem que o sucesso do Seu Dinheiro depende de credibilidade e independência editorial. Ficamos em uma redação independente em um coworking perto da avenida Faria Lima, em São Paulo. O nosso conteúdo é por nossa conta e risco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para não misturar as coisas, o Seu Dinheiro não entrevista economistas da Empiricus ou da Inversa para suas reportagens. Eles são ótimos, mas simplesmente não queremos correr o risco de ser confundidos com quem se presta a esse papel. Eles não precisam disso, nem o Seu Dinheiro.

Mas você vai ver que alguns dos melhores editores da Empiricus e da Inversa são colunistas do Seu Dinheiro. É como um economista que escreve um artigo para o jornal. Eles compartilham suas opiniões em um espaço determinado do veículo, mas não fazem parte da redação e não controlam o conteúdo do site. A curadoria do que entra ou não é do Seu Dinheiro.

E quem paga a conta?

É lógico que o Seu Dinheiro também quer ganhar dinheiro. Deus me livre virar mais uma empresa de mídia com as finanças na UTI. O site foi desenhado para dar lucro e andar com as próprias pernas.

Sabe como ganhamos dinheiro? Atualmente, apenas com publicidade. As marcas pagam para anunciar no site e na newsletter. Sem exceção. As empresas do grupo também pagam pelo espaço, assim como os demais anunciantes. E estamos abertos a todos (viu XP?). No futuro também queremos vender conteúdos especiais próprios, como cursos, por exemplo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu te peço um pouco de paciência com a publicidade. Afinal, os anúncios geram a receita que paga nossas contas, para que possamos ter uma equipe qualificada para produzir o conteúdo de qualidade que você recebe de graça. É isso que significa ser independente. O nosso compromisso é sempre mandar mais conteúdo do que anúncios e diferenciar claramente um do outro. E, se você não quiser mais receber nossos e-mails pode clicar em “cancelar a inscrição” no fim de qualquer e-mail.

Espero ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre quem não somos. Obrigada a todos os leitores que acompanham o Seu Dinheiro. É para vocês que escrevemos todos os dias! Temos muitas novidades no forno e muito em breve volto aqui para contar. E se você tiver qualquer sugestão, crítica ou elogio sobre o Seu Dinheiro não hesite em me procurar: mgazzoni@seudinheiro.com.

Um abraço!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DINHEIRO PARADO

Quem tem medo de investir? Da alta renda à classe C, complexidade e “economiquês” travam investidor brasileiro, mas mercado já tem saídas, segundo o Google

4 de fevereiro de 2026 - 18:00

A dificuldade de entender o mercado financeiro e o receio de golpes são entraves para que brasileiros invistam dinheiro que está parado

DE VOLTA ÀS RUAS

Carro que marcou geração de brasileiros volta ao mercado mais moderno e melhor

4 de fevereiro de 2026 - 13:31

Os anos 80 de fato foram culturalmente riquíssimos: Michael Jackson estava no auge, o filme “E.T.” lotava os cinemas e a estética das vestimentas e discotecas da época causa controvérsia até hoje. Para completar os anos de ouro, a GM laçou um carro que permanece na memória dos brasileiros tantas décadas depois: o Chevrolet Monza.   O nome de fato marcou gerações […]

DESSA VEZ DUROU POUCO

Trump assina projeto de financiamento para encerrar shutdown parcial nos EUA

4 de fevereiro de 2026 - 8:45

O chefe da Casa Branca destacou que o projeto orçamentário continuará financiando o Departamento de Segurança Interna (DHS, em inglês)

BRILHOU SOZINHA

Teimosia faz novo milionário na Lotofácil 3604; Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 144 milhões

4 de fevereiro de 2026 - 7:22

Vencedor ou vencedora do prêmio milionário do concurso 3604 da Lotofácil vinha insistindo sempre nos mesmos números por meio do dispositivo conhecido como ‘teimosinha’.

CALENDÁRIO 2026

Calendário Gás do Povo fevereiro 2026: botijão passa a ser gratuito e governo amplia o acesso ao gás de cozinha

4 de fevereiro de 2026 - 6:13

Novo programa substitui o Auxílio Gás e garante recarga gratuita do botijão de 13 kg para famílias de baixa renda

AÇÃO DO MÊS

Direcional (DIRR3) é bicampeã apesar do tombo: entenda por que a construtora segue no topo das recomendações para fevereiro

4 de fevereiro de 2026 - 6:00

Os papéis da construtora caíram 2,80% nos últimos três meses, mas já começaram a mostrar sinais de recuperação

CALENDÁRIO 2026

Calendário do Pé-de-Meia fevereiro 2026: confira quando o governo paga os incentivos do ensino médio

4 de fevereiro de 2026 - 5:41

Programa funciona como uma poupança educacional, paga até R$ 9.200 por aluno e tem depósitos ao longo do ano conforme matrícula, frequência, conclusão e participação no Enem

PRODUTOR NO LIMITE

Agro em crise? Itaú BBA liga alerta para grãos e diz que novas recuperações judiciais estão no radar

3 de fevereiro de 2026 - 19:47

Com preços em queda e custos elevados, produtores enfrentam margens cada vez mais apertadas

O MAIS RICO DO MUNDO

Fortuna de Elon Musk atinge um novo recorde — e segue seu caminho rumo a US$ 1 trilhão

3 de fevereiro de 2026 - 13:31

O CEO da Tesla e da SpaceX segue como o homem mais rico do planeta, com fortuna estimada em cerca de US$ 775 bilhões e se aproxima de um recorde jamais visto de US$ 800 bilhões 

GEOPOLÍTICA DOS MINERAIS

O que está por trás da reserva de minerais críticos de US$ 12 bilhões de Donald Trump

3 de fevereiro de 2026 - 13:15

Após o anúncio do presidente norte-americano, as ações relacionadas ao setor de terras raras registram forte alta no início desta terça-feira (3)

CORTE EM MARÇO

Copom: Banco Central confirma corte de juros ‘cauteloso’ em março, e expectativa para reajuste de 0,25 pp ganha força

3 de fevereiro de 2026 - 9:33

Segundo a ata do Copom, em um ambiente de inflação mais baixa, a estratégia passa pela calibração do nível de juros

SÓ DEU ELA DE NOVO

Lotofácil entra em fevereiro com 2 vencedores próximos do primeiro milhão; Mega-Sena pode pagar R$ 130 milhões hoje

3 de fevereiro de 2026 - 7:59

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores no primeiro sorteio da semana. Mesmo com bola dividida, sortudos estão mais próximos do primeiro milhão. Mega-Sena está acumulada desde a Mega da Virada.

FEVEREIRO 2026

Calendário do PIS/Pasep fevereiro 2026: confira quando o abono cai na conta

3 de fevereiro de 2026 - 6:03

Pagamentos do abono salarial seguem mês de nascimento ou número de inscrição e vão até agosto 

BOLSA FAMÍLIA 2026

Calendário do Bolsa Família fevereiro 2026: confira quando começam os pagamentos e quem pode receber

3 de fevereiro de 2026 - 5:31

Pagamentos começam em 12 de fevereiro e seguem até o fim do mês conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600

POLÍTICA MONETÁRIA

Quem é Guilherme Mello, indicado de Haddad ao Banco Central que gerou ruído no mercado

2 de fevereiro de 2026 - 16:08

Mello chefia a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda; economista tem atuado na defesa de cortes na taxa de juros, atualmente em 15%

Mercados

Bônus de catástrofe: investimento que une alto retorno e baixa volatilidade ganha força

2 de fevereiro de 2026 - 14:38

O mercado de títulos de catástrofe, conhecido por oferecer retorno atrativos combinado com baixa volatilidade, está aquecido em 2026

VAI TER FOLGA?

Calendário de fevereiro de 2026: confira os feriados e as datas do Carnaval

2 de fevereiro de 2026 - 7:12

Calendário de fevereiro 2026 mostra que o Carnaval não é feriado nacional, mas estados e municípios podem decretar folga para trabalhadores

COMEÇA HOJE

Calendário do BPC/LOAS fevereiro 2026: veja quando o pagamento do benefício cai

2 de fevereiro de 2026 - 6:04

Benefício assistencial começa hoje, seguindo o calendário do INSS e é pago conforme o número final do BPC 

COMEÇA HOJE

Começa hoje o pagamento do INSS fevereiro 2026: confira o calendário e como consultar

2 de fevereiro de 2026 - 5:42

Aposentados e pensionistas já recebem com valores corrigidos pelo novo salário mínimo; depósitos seguem o número final do benefício  

MAIS LIDAS DO SD

Do risco de contágio do ‘caso will bank’ ao hotel no Brasil do casal da melhor vinícola do mundo: as mais lidas do SD

1 de fevereiro de 2026 - 17:30

Crise com o will bank, apostas de bilionários e análises de mercado estiveram entre os assuntos mais lidos no Seu Dinheiro nos últimos dias

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar