Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2019-02-28T19:18:11-03:00
Seu Dinheiro na sua noite

Pista escorregadia à frente

Fala de Bolsonaro sobre Previdência não agrada o mercado, que já não digeriu muito bem os balanços publicados pela manhã

28 de fevereiro de 2019
19:18
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Aqui em São Paulo são cada vez mais raros os dias em que o trânsito está minimamente viável. Na região do Itaim em dia de chuva, então, é melhor nem marcar compromisso ou sair bem antes do horário marcado.

Eu inclusive tenho uma superstição de nunca falar do assunto quando o tráfego está fluindo. Todas as vezes em que quebrei esse mantra fui punido com um engarrafamento logo na esquina seguinte.

Estou pensando em adotar o mesmo hábito quando falar sobre os mercados. Ontem mesmo eu disse aqui na newsletter que provavelmente não teríamos nenhuma grande novidade sobre a reforma da Previdência até o Carnaval, o que manteria a bolsa meio de lado hoje e amanhã.

Foi preciso menos de 24 horas para mostrar que eu estava errado. O humor dos investidores azedou depois que Bolsonaro admitiu que pode rever a idade mínima de aposentadoria das mulheres, fixada em 62 anos na proposta, e outros pontos da reforma.

Não que o mercado não esperasse alguma flexibilização em alguns pontos, mas a expectativa era que essa discussão ocorresse durante a tramitação da proposta, e com o governo sempre defendendo o projeto que encaminhou ao Congresso.

Lá de Brasília, onde os congestionamentos são mais pesados na política do que nas amplas avenidas, o Edu Campos escreveu esta análise que explica bem como a fala do presidente pode deixar a pista para a reforma mais escorregadia.

Dia 59 de Bolsonaro - Juan Guaidó e uma bola fora

O presidente Jair Bolsonaro recebeu o presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, no Palácio do Planalto, e disse que “não pouparemos esforços” para que a democracia seja restabelecida no país vizinho. Em sua fala, Bolsonaro voltou a descartar a opção por intervenção militar, como já tinha dito o vice, Hamilton Mourão, falando em eleições limpas e confiáveis. O presidente também não perdeu a oportunidade de... (leia mais)

Azia e má digestão

Já faz algum tempo que as cervejas da Ambev e os frangos da BRF deixaram de ser sinônimo de “happy hour” para seus acionistas. E não foi diferente com a divulgação dos resultados das companhias na manhã de hoje. O mercado reagiu mal aos números e as ações da cervejaria e da produtora de alimentos ficaram entre as maiores quedas do Ibovespa hoje. Para te ajudar a entender o drama, preparei esta matéria com alguns comentários de analistas que acompanham as duas companhias.

PN ou ON, eis a questão

Ao contrário das empresas do Novo Mercado da bolsa, que possuem apenas ações ordinárias (ON), com direito a voto, a Petrobras também possui na sua base papéis preferenciais (PN), que como diz o nome têm prioridade na distribuição de dividendos. É o que vai acontecer agora, quando elas levarão uma parcela bem maior do lucro de R$ 25,8 bilhões obtido pela estatal em 2018. Não por acaso, as ações PN tiveram um desempenho bem melhor na bolsa hoje que as ON. Mas não é só pelos dividendos que os analistas veem um melhor momento para os papéis preferenciais da Petro. Eu te conto as razões nesta reportagem.

Um mês após o outro

Quem viu o “boom” das ações no mercado brasileiro em janeiro dificilmente diria que o Ibovespa terminaria o segundo mês do ano com uma queda acumulada de quase 2%. O resultado poderia ser diferente se não fosse o pregão de hoje. De balanços ruins à fala de Bolsonaro, o fato é que nenhuma notícia agradou. Na nossa cobertura de mercados você fica sabendo todos os detalhes desse dia ruim para a bolsa.

Fração de cripto

Se você costuma acompanhar a variação das criptomoedas, deve saber que atualmente o bitcoin é negociado por volta de R$ 14.000. Mas, na hora de ir às compras, muita gente não tem essa grana para investir e acaba aplicando um valor menor. Nesses casos, você sabia que existem alguns nomes que classificam algumas partes quebradas do bitcoin? Para te mostrar e ajudar a entender melhor essa história, o Fausto Botelho apresenta hoje o “Satoshi” , vulgo o nome que você pode chamar de “a centésima milionésima parte do bitcoin”.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Efeito reverso

Elon Musk fez piada sobre o Dogecoin na TV aberta — e as cotações desabaram

Elon Musk fez a aguardada participação no SNL no último sábado, fazendo piada sobre si mesmo e falando do Dogecoin — mas a cotação caiu forte

Pesquisa da FGV

Presente mais caro: inflação do Dia das Mães é a maior dos últimos quatro anos

Levantamento da FGV mostra que a inflação no Dia das Mães é a maior desde 2017; eletrodomésticos e passagens aéreas tiveram maiores saltos

Expansão

SPX Capital assume operações do Carlyle no país

As operações do Carlyle no Brasil serão absrovidas pela SPX Capital. Com isso, a gestora de Rogério Xavier se expande em private equity

ESTRADA DO FUTURO

Um pé no abismo e outro na casca de banana: como identificar ações de empresas decadentes

Excesso de otimismo, planos mirabolantes e desprezo pela inovação estão entre as receitas para uma empresa falhar, segundo o gestor que se dedicou a descobrir empresas terríveis

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies