Menu
2019-12-12T10:22:43-03:00
Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
Formado em jornalismo, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA. Trabalhou por 18 anos nas principais redações do país, como Agência Estado/Broadcast, Gazeta Mercantil e Valor Econômico. É coautor do ensaio “Plínio Marcos, a crônica dos que não têm voz" (Boitempo) e escreveu os romances “O Roteirista” (Rocco), “Abandonado” (Geração) e "Os Jogadores" (Planeta).
Mercado de capitais

IPO de empresas brasileiras no exterior deixa gosto amargo, diz presidente da B3

Com o avanço da tecnologia, o Brasil precisa ter uma regulação flexível senão corre o risco de perder o bonde, segundo Gilson Finkelsztain

12 de dezembro de 2019
10:22
Presidente da B3, Gilson Finkelsztain, em cerimônia na sede da bolsa
Imagem: Vinícius Pinheiro/Seu Dinheiro

Um dia depois da estreia das ações da XP Investimentos na bolsa norte-americana Nasdaq, o presidente da B3, Gilson Finkelsztain, afirmou que sempre que vê uma empresa brasileira abrir capital no exterior "fica um gosto amargo".

Com o avanço da tecnologia, o Brasil precisa ter uma regulação flexível senão corre o risco de perder o bonde, segundo Finkelsztain. "Vamos exportar nosso mercado de capitais e não podemos deixar isso acontecer", disse.

A B3 promove hoje um evento para discutir o chamado voto plural, estrutura que permite diferentes classes de ações com direito a voto em uma empresa.

Uma das justificativas da XP para lançar suas ações lá fora foi a possibilidade de contar com duas classes de ações. Os papéis classe A, negociados na Nasdaq, dão direito a um voto cada, enquanto que os da classe B, de posse dos atuais controladores, têm direito a dez votos cada.

A adoção do modelo de voto plural no país depende de uma mudança na Lei das S/A. Finkelsztain disse que essa discussão não vai afetar o Novo Mercado, segmento de listagem da B3 de empresas com práticas mais rigorosas de governança corporativa.

O Novo Mercado prevê a listagem de empresas apenas com ações ordinárias, com um voto por ação. "Não queremos mudar isso", afirmou.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

TECNOLOGIA

Xiaomi supera Apple em venda de celulares

O levantamento também mostra que a Samsung voltou ser a líder global de vendas de smartphones, após perder a liderança do mercado para a também chinesa Huawei, que ficou no topo por um único trimestre.

BOMBOU NO SEU DINHEIRO

Melhores da Semana: O Halloween dos mercados

A segunda onda de coronavírus é um ‘fantasma’ que ronda os mercados desde o início do ano. Muita gente não acreditou. Nesta semana, ele mostrou as caras.

POLÍTICA

Bolsonaro grava para campanhas e aposta em 2º turno em RJ e SP

Presidente busca apoiar aliados para tentar formar base nos grandes colégios eleitorais para sua campanha de reeleição em 2022

responsabilização

JBS aprova em assembleia ação contra irmãos Batista

Processo diz respeito a prejuízos causados por crimes revelados nos acordos de colaboração e leniência firmados pela JBS com a Procuradoria Geral da República

em live

Se necessário, voltaremos a fazer transferência do BC para o Tesouro, diz secretário

Em agosto, CMN já havia autorizado o Banco Central a repassar R$ 325 bilhões para o Tesouro Nacional

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies