O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Crise sem fim em Brasília derruba o Ibovespa e faz o dólar disparar; Guedes visita o Senado enquanto deputados falam em “pautas-bomba”
Uma das características mais fascinantes do ser humano é a capacidade de tomar decisões erradas. Na maioria das vezes tomamos o caminho equivocado porque nos parecia o melhor a fazer naquele momento. Mas em muitas situações erramos quando estamos sob pressão ou simplesmente por teimosia.
Os três leitores dos meus livros (menos que os quatro da coluna do Felipe Miranda) sabem que esse é um traço que eu adoro explorar nos personagens.
Mas é nos filmes de terror que a "arte" de fazer bobagens se manifesta em sua forma plena. Já se tornou clássica a cena em que a mocinha decide subir as escadas de casa para fugir do assassino em vez de simplesmente sair pela porta da frente.
Na segunda-feira passada escrevi aqui sobre as “100 mil razões” para comemorar a marca histórica do Ibovespa. Naquele momento, havia apenas um único risco no radar, que era o da não-aprovação da reforma da Previdência.
Sabendo disso, o que o governo faz? Sobe as escadas e dá de cara com o monstro. A surpreendente deterioração da relação do Planalto com o Congresso em um espaço tão curto de tempo pegou de surpresa até os mais pessimistas.
A derrota do governo na votação de ontem que altera as regras para o Orçamento fez estrago na bolsa. Mas o que deixou os investidores ainda mais preocupados foi o fato de que, até o momento, nenhuma ponte foi (re)construída.
Leia Também
A esperança de que a ida de Paulo Guedes ao Senado ajudaria a atenuar a tensão acabou não se confirmando (pelo menos até o fechamento desta newsletter).
Como resultado, o Ibovespa já acumula um tombo de 8% desde os 99.993 pontos do fechamento de segunda-feira passada. O sonho da bolsa acabou? Eu acredito que não, mas é fato que ele ficou mais distante. Saiba com o Victor Aguiar como foi o filme de terror nos mercados hoje.
E parece que a PEC que engessou o Orçamento é apenas a ponta do iceberg. Parlamentares do Centrão já articulam tirar uma série de pautas-bomba da gaveta e meter chumbo no Planalto. Sem querer fazer qualquer comparação, essa notícia me lembrou muito os ferrenhos embates do ex-deputado Eduardo Cunha com o governo Dilma Rousseff. Saiba mais sobre o pacote de maldades em gestação.
O dia começou com todos atônitos depois que o Congresso aprovou em uma hora uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta a rigidez do orçamento, algo que vai na contramão de tudo que defendeu o ministro Paulo Guedes, mas que teve apoio do presidente Jair Bolsonaro e sua bancada no PSL.
De São Paulo, onde foi fazer exames médicos, Bolsonaro deixou claro que... (leia mais)
Depois o bolo na Câmara, Paulo Guedes resolveu ir ao “date” marcado com o Senado nesta quarta-feira. O ministro participa de uma audiência na Comissão de Assuntos Econômicos e responde a uma série de perguntas sobre várias pautas do governo. Uma delas foi se permaneceria no comando da economia se a reforma da Previdência não for aprovada. O Edu Campos está lá no Senado acompanhando de perto a fala do ministro e traz detalhes para você nesta matéria.
A rede de varejo esportivo Centauro decidiu ignorar a crise do governo Bolsonaro e deu o pontapé inicial para a abertura de capital. Essa é a primeira oferta de ações do ano, com um potencial de movimentar quase R$ 1 bilhão. E falando em bilhão, quem também deve movimentar essa quantia no mercado é o BTG e o Itaú com uma venda de ações da empresa de energia Eneva. Eu conto pra você os principais detalhes das ofertas em andamento nesta matéria.
Não tem interesse em investir em ações mas está em busca de um investimento mais rentável em renda fixa? Pois a CVM resolveu dar uma mão ao diminuir as restrições aos gestores de fundos de investimento em debêntures de infraestrutura. Além de perseguirem um retorno maior, esses fundos ainda contam com isenção de imposto de renda. Conheça os novos FI-Infra nesta matéria que eu escrevi.
A Natura decidiu colocar um pezinho na área de serviços financeiros ao anunciar uma parceria com o Santander. A empresa de cosméticos vai oferecer uma série de produtos bancários para quem é consultor ou consultora da marca. Você confere nesta matéria o que está por trás da novidade e quais serviços a empresa pretende oferecer.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
Região concentra minerais-chave da transição energética e pode ganhar protagonismo na disputa entre EUA e China, dizem autoridades
Com bloqueio no Estreito de Ormuz, companhias aéreas cortam rotas e criam taxas extras diante da disparada do combustível
Marcelo Gasparino chega ao conselho defendendo alinhamento ao mercado internacional, enquanto governo tenta segurar reajustes
Com riscos geopolíticos e inflação no radar, banco sugere diversificação global e vê força no petróleo e metais industriais
Com feriado de Tiradentes, semana começa mais lenta no Brasil, enquanto EUA, Europa e China concentram dados relevantes de atividade, inflação e consumo
A estatal voltou ao centro das atenções após a aprovação, em assembleia, de proventos referentes a 2025; crescimento da ação também foi destaque
O anúncio da oferta de compra do Master pelo banco estatal controlado pelo governo do Distrito Federal foi feita em março de 2025
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de sábado (18). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Caixa retoma sorteios das loterias amanhã (20).
Ranking da Grana Capital mostra os fundos imobiliários que mais distribuíram dividendos em 12 meses
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na noite de sexta-feira (17). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Hoje (17), Mega-Sena, Quina, Timemania e +Milionária prometem prêmios de oito dígitos.
Oscar Schmidt morreu nesta sexta-feira aos 68 anos. O brasileiro é reconhecido como um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos.
João Scandiuzzi, estrategista-chefe do BTG Pactual, explicou quais são as perspectivas para o cenário macroeconômico em participação no VTEX Day
Presidente Lula sancionou lei que permite a realização de três exames por ano; salário no final do mês não será afetado
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (16). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Destaque para a Quina, que pode pagar R$ 20 milhões hoje (17).
Após um março sem feriados, brasileiros poderão descansar uma segunda vez em abril com Tiradentes
A nova edição do ranking de responsabilidade corporativa da Merco no Brasil traz um recorte mais detalhado por pilares — ambiental (E), social (S) e governança (G), mostrando a posição de cada empresa em todos eles
Notificação a milhares de companhias coloca créditos de PIS/Cofins em xeque e pode mexer com as estimativas do setor; veja o que dizem os especialistas
A repercussão foi tamanha que Nassim Taleb, cuja fama costuma ser restrita ao mundo das finanças, respondeu a Jade Picon no X
O financiamento imobiliário exige planejamento por representar décadas de dívidas e a organização de documentos é a primeira etapa; veja o que é preciso ter em mãos
Filho mais velho de FHC foi nomeado como curador provisório do pai, que sofre em grau avançado da doença de Alzheimer